Professores Pesquisadores

Mario Takayuki Kato

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1976) e em Administração pela Faculdade Católica de Economia e Administração do Paraná (1978), mestrado em Hidráulica e Saneamento (Engenharia Civil) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Tecnologia Ambiental e Ciências da Agricultura pela Universidade Agrícola de Wageningen, Holanda (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências. Atuação na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em tratamento biológico, reatores anaeróbios, esgotos domésticos, efluentes industriais, reúso, qualidade das águas, biorremediação.

Lourdinha Florencio

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento) pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências Agrícolas e Ambiental (Tecnologia Ambiental) pela Universidade de Wageningen - Holanda (1994). Em 2010, foi agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia. É Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. É membro da Academia Pernambucana de Engenharia. Coordenou de junho de 2007 a fevereiro de 2012 o Programa PIBIC/CNPq na UFPE. Foi coordenadora nacional do Programa PROSAB, da rede temática Esgoto, edital 2 (2003-2006) e da Rede Nacional Remoção de Nutrientes de esgotos - RENUTRES, Finep Edital 06/2010 (2011-2015). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avalição ambiental, controle da poluição, qualidade da água, saneamento básico e ambiental, tratamento e pós-tratamento de esgotos, e reúso de água.

Sávia Gavazza dos Santos Pessôa

Doutora em Engenharia Civil Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2003). Posdoutorado na Universidade de Cornell (EUA) entre 2012-2013. Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Professor visitante na Universidade de Toronto-Canadá entre 2016 e 2017. Professor Associado da Universidade de Toronto, a partir de julho de 2017 (status only). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE (campus Recife). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental do campus de Caruaru da UFPE entre 2014-2016. Coordenadora da Rede de Desenvolvimento de Nanosensores para Detecção de Micropoluentes em Água - NAMICRO, financiada pela FINEP. Biorremediação de áreas degradadas, tratamento de efluentes da indústria têxtil e a proteção sanitária de cisternas são suas principais linhas de pesquisa. O foco está no entendimento dos fundamentos da remoção biológica de compostos aromáticos. Para a linha de cisternas o desenvolvimento e avaliação de barreiras sanitárias são prioridade. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas Residuárias, atuando também nos seguintes temas: tratamento de efluentes industriais e domésticos, qualidade da água de cisternas, microbiologia e remoção de nutrientes.

Wanderli Rogério Moreira Leite

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2008), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), com período sanduíche no exterior (PDSE/CAPES) na Università degli Studi di Verona (Itália). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, reúso de lodos e efluentes na agricultura, lodo granular aeróbio, análise multivariada aplicada a dados ambientais. Coordenador do Laboratório de Saneamento Ambiental.

Bruna Soares Fernandes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2008) e MBA em Gerenciamento de projetos (2013). Atuou como Engenheira de Processos com enfase em desenvolvimento de novas tecnologias para área de saneamento e meio ambiente (2008-2011). Foi coordenadora de pesquisa em biotecnologia (2011 - 2014).Realizou projeto de pós-doutorado na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp e desenvolveu parte do projeto no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol e realizou estágio de pesquisa na Universidade do Minho. Tem experiência na área de Engenharia Química, Biotecnologia, Saneamento, Meio Ambiente e Gerenciamento de Projetos. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco.

Bruna Scandolara Magnus

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é Professora Adjunta A do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

Fabricio Motteran

Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Católica Universidade de Minas Gerais (PUC-MG), especialista em Gestão Ambiental com ênfase na ISO 14001 (FUMEC), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Doutor em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Universidad de Cádiz (UCA), Departamento de Química-Física da Facultad de Ciencias del Mar y Ambientales (Espanha) com pesquisas na área de tratamento e degradação de compostos tóxicos xenobióticos e identificação de metabolitos (metabolômica). Tem experiência em engenharia sanitária e ambiental, com ênfase em tratamento de águas residuárias, microbiologia ambiental e aplicada, digestão anaeróbia, produção biológica de energia (metano e hidrogênio), análises físico-químicas e cromatográficas, microscopia de luz e eletrônica, operação de reatores biológicos, remoção de nutrientes, compostos recalcitrantes, técnicas de biologia molecular aplicadas no monitoramento de reatores biológicos, estudo da diversidade e identificação de populações microbianas (metagenômica e técnicas de sequenciamento microbianas - next generation sequencing).

Equipe Técnica

Ronaldo Fonseca

Técnico em Química

Técnico em Química pela Escola Técnica Professor Agamenom Magalhães, ETEPAM, Licenciado Em Química pela UFRPE e Chefe do Laboratório de Saneamento Ambiental na UFPE. 

Danúbia Freitas

Técnica em Química

Técnica em Química pelo CEFET-PE,Graduada em Licenciatura em Química pela UFRPE, Mestra em Tecnologias Energéticas e Nucleares, UFPE e Doutoranda em Tecnologia Ambiental na UFPE.

Iago Silva

Químico

Técnico em Química pelo SENAI, Graduado em Química Industrial pela UFPE, Mestre em Química pela UFRPE e Doutorando em Química pela UFRPE.