Imagem do LSA no ano de 1985
O LSA teve origem no antigo Laboratório de Saneamento (LS) que foi instalado na década de 70 com apoio da então Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), no bloco D (Hidráulica e Saneamento) do CTG. Ocupava uma área de apenas 50 m2 e servia de apoio somente didático para um curso de especialização em Saneamento, que vigorou de forma alternada até 1985. Em 1987, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento para construção civil, a UFPE pode ampliá-lo para 150 m2 ; e com projeto de resíduos sólidos aprovado pela FINEP, pode-se equipá-lo com novos equipamentos científicos para análises físico-químicas e bacteriológicas, voltadas ao Saneamento Ambiental. Atualmente, o LSA ocupa uma área de cerca de 300 m2.
O Laboratório de Resíduos e Efluentes (LAIRE) foi construído com verba da FINEP por meio de um projeto CT-INFRA e concluído em 2013. Ocupa uma área de cerca de 350 m2 e está situado ao lado do LSA, no bloco D do CTG.
O Laboratório de Biologia Molecular e Tecnologia Ambiental (LABIOTA) teve suas atividades iniciadas somente no início de 2019 e ocupa uma área de 500 m2 no prédio Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (LITPEG), construído com recursos da PETROBRAS. O LITPEG é um consórcio de laboratórios de diversos grupos de pesquisas do CTG da UFPE, relacionados com pesquisas e serviços na área de petróleo e gás. A sua localização é em terreno defronte ao prédio principal do CTG.
Toda a gestão dos três laboratórios de Saneamento Ambiental está centrada no LSA-UFPE, ligado ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.