NOSSA HISTÓRIA COM O LSA

Cândida Nathaly

Doutoranda - No LSA desde 2014

“Minha história no LSA começou em 2014, recém-formada, quando decidi que gostaria de me especializar na área de saneamento. Comecei como bolsista DTI e em 2015 entrei para o mestrado. Terminado o mestrado, resolvi seguir outros rumos, mas em 2018 voltei para iniciar o doutorado. Hoje sou doutoranda e estou em um período de sanduíche na Espanha (UAM), aprendendo bastante e utilizando a experiência que adquiri no LSA com os professores do grupo, técnicos e todos os amigos do laboratório na minha estância por aqui. Tenho muito orgulho e satisfação em ser parte desse grupo. “

Jucélia Tavares Ferreira

Doutoranda - No LSA desde 2011

“Minha história com o LSA começou em 2011. Cheguei como aluna de iniciação científica para auxiliar a mestranda Larissa Martins na contagem de fitoplâncton. Terminado o período de iniciação científica e já graduada, passei a ser bolsista de DTI (desenvolvimento tecnológico industrial), orientada pela Professora Lourdinha Florêncio no projeto RENUTRES. No período de 2014 a 2016 fiz o meu mestrado, ainda sob orientação da professora Lourdinha. Em 2019 voltei e agora para o doutorado, orientada pela Professora Sávia Gavazza e aqui ainda estou aprimorando todos os conhecimentos adquiridos durante minha carreira acadêmica. Tenho muito orgulho e gratidão por tudo que aqui aprendi e aprendo todos os dias com os professores, técnicos e os todos os meus amigos companheiros de “bancada” (rsrsrs) que já fazem parte da minha vida. São 35 anos de história e muita responsabilidade na nossa formação e crescimento, o sentimento é de muito orgulho por fazer parte de tudo isso, de fazer a gestão 5S+ nessa tão linda trajetória. Gratidão à professora Lourdinha Florêncio e ao professor Mário Kato por ter dado início ao Laboratório de Saneamento Ambiental e assim transformar todas as histórias que por aqui passaram.”

Marília Marques

Mestranda - No LSA desde 2018

“Minha história no LSA começou há pouco tempo: em Março de 2018 eu ainda estava na graduação e finalizando meu estágio quando uma amiga minha comentou que o LSA estava procurando alunos de engenharia civil para fazer iniciação científica. Naquele momento eu estava pagando a disciplina de Sistemas de Tratamento de Esgoto e estava muito interessada no assunto, era um conteúdo que me brilhava os olhos. Na hora eu disse que queria participar mesmo que fosse voluntário. Comecei a trabalhar com tratamento de esgoto doméstico real em reatores em batelada sequencial de escala piloto na ETE Mangueira que eram operados por Oucilane e Julliana (doutorandas). Em Julho de 2019 defendi meu TCC dentro do tema da iniciação, passei no mestrado em Tecnologia Ambiental no LSA e iniciei minha pesquisa em outro tema: a digestão anaeróbia de resíduos industriais. Em Janeiro de 2020 me tornei vice-gestora do Programa 5S junto com minha amiga Jucélia (gestora) e estamos no nosso segundo ano de atuação. Hoje sou muito grata aos professores Mário, Lourdinha, Sávia, Wanderli, Bruna Fernandes, Bruna Magnus e Fabrício, pelas oportunidades oferecidas dentro do laboratório e pelos ensinamentos constantes.”

Danúbia Freitas

Técnica de Laboratório e Doutoranda - No LSA desde 2006

“O LSA e eu nascemos no mesmo ano, mas só nos conhecemos aos 19 (em 2006). Eu acabara de terminar a escola técnica e estava ansiosa por um estágio. Ele abriu as portas para mim. Eu não recebia bolsa (meu estágio era voluntário), mas recebia algo mais valioso – o conhecimento. Neste período trabalhei na equipe de monitoramento da ETE Mangueira, com as queridas Luíza, Juliana, Renata e Solange. Acabou meu estágio, saí. Surgiu uma bolsa, voltei. Agora como aluna de iniciação científica (que evolução haha) e comecei a trabalhar na cromatografia, ao lado do querido Luiz, e dos bolsistas Suzana, Ismália, Túlio, Carla… Alguns meses depois precisei me despedir do laboratório novamente (em 2008). Desta vez para assumir meu primeiro concurso. E foi para ele que voltei para assumir meu segundo, em 2012 (alguns dizem que foi coincidência, eu chamo de providência de Deus). 

Aqui eu aprendo todos os dias, com os mais velhos e mais novos. Aqui eu vejo tantos jovens conquistarem seus títulos de mestrado e doutorado. Os vejo chegar e partir, chorar e sorrir. 

Minha gratidão e admiração aos queridos professores Mário Kato, Lourdinha Florêncio, Sávia Gavazza e ao Técnico Ronaldo  que lá em 2006, me acolheram de uma forma grandiosa. E aos demais que foram chegando ao longo dessa caminhada. 

Shyrlane Veras

Pesquisadora de Pós-doutorado - No LSA desde 2014.

“Em 2014, eu passei a fazer parte do LSA. Naquela época, ainda um pouco apreensiva por estar desviando um pouco dos “caminhos” da Engenharia Química. Contudo, eu mal sabia que aquela escolha me traria oportunidades e experiências valiosas, muitas delas, imensuráveis. Hoje, posso dizer que cada desafio enfrentado resultou em novos conhecimentos. Foi no LSA que eu pude trabalhar em uma das empresas brasileiras que eu sempre quis conhecer de perto, fazer a minha primeira viagem para estudar fora do Brasil, aprimorar um idioma, conhecer outras culturas e manter uma sinergia com outros pesquisadores. Carrego um apreço imenso por muitos deles, em especial, pelos meus orientadores. Além de bons líderes, eles contribuíram para meu crescimento pessoal, científico e profissional. Portanto, agradeço de coração aos professores Mário, Lourdinha e Sávia por terem aberto as portas do LSA e me acolhido com tanto carinho.”