UM EPISTEMICÍDIO A PARTIR DE DENTRO? Análise do caso de Moçambique pós-colonial

A Coordenadoria de Estudos de África, ligada ao Centro de Estudos Avançados (UFPE), convida todos a assistirem à conferência “Um epistemicídio a partir de dentro? Análise do caso de Moçambique pós-colonial”. Esta será a atividade de encerramento do ano para a coordenadoria, além de marcar o aniversário de criação do Instituto de Estudos da África, que tornou-se coordenadoria em 2021.

O evento trará como conferencista a Profª Laura António Nhaueleque, docente e pesquisadora na Universidade Aberta (Lisboa), na área de relações interculturais e direitos humanos. Também contaremos com a participação, como debatedor, do Prof. Luca Bussotti, professor associado visitante na Universidade Federal de Pernambuco e investigador no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa. Por fim, a conferência terá mediação da Profª Luiza Reis, docente e pesquisadora pela Universidade Federal de Pernambuco.

O epistemicídio de várias culturas locais por parte do estado moçambicano independente trouxe conflitos e reclamações de novas identidades locais. A partir da experiência do povo Makhuwa, analisaremos este processo dialético e dinâmico ainda em devir.

A conferência está marcada para o dia 15 de dezembro, próxima quarta-feira, às 17h. Ela será transmitida no canal de YouTube do Centro de Estudos Avançados da UFPE.

Não perca!