A cultura de um povo é o elemento dissociativo principal de uma nação. As
particularidades de cada sociedade são legados que se evidenciam através das suas práticas culturais, as quais são responsáveis pela formação do indivíduo dentro de suas comunidades.
Um bom exemplo para demonstração dessa força cultural é a histórica ponte Inca, chamada de Q’swachaka, é uma ponte feita de cordas de capim pelos povos locais de forma artesanal, a ponte é construída tradicionalmente todos os anos no mês de junho, os povos dos dois lados da ponte se juntam para renovar a herança ancestral, e reforçar
o vínculo das comunidades com a natureza, com a tradição e a história. A reconstrução anual da ponte é acompanhada de rituais cerimoniais (a ponte hoje é patrimônio cultural declarado pela UNESCO).
Desta forma, um hábito cultural pode atravessar milhares de anos, unir pessoas e conectar o passado, trazendo sentimento de pertencimento a uma sociedade através da memória. Sendo assim, faz-se necessário cultivar a preservação e propagação desses hábitos culturais como forma de manutenção dos costumes das gerações.
Entenda mais sobre hábitos culturais através dos links:
Nenhum comentário