O curso de Especialização em Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas

Considerando os desafios impostos pela nova proposta curricular do Estado de Pernambuco, construída em consonância com o que determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, nesta proposta, de forma especial, os espaços de atuação dos professores de Língua Espanhola, a especialização em nível lato sensu é um gesto político-pedagógico de afirmação da importância de políticas linguísticas orientadas pelo viés do plurilinguismo e que que ofereçam aos sujeitos a possibilidade de transitar por universos culturais e científicos produzidos em diferentes línguas e, de modo especial, no que tange à Língua Espanhola, participar do complexo de produções acadêmicas-culturais que constituem a memória e a atualidade do universo hispânico em sua pluralidade.

Nesse sentido, o curso se propõe a aprofundar os conhecimentos já construídos pelos docentes acerca da língua e das literaturas hispânicas, bem como desenhar com os docentes propostas de trabalho que tenham como orientação as práticas de iniciação científica no campo das linguagens no espaço escolar, bem como os diálogos interdisciplinares e o trabalho com a leitura e a produção de textos multimodais em Língua Espanhola.

Objetivos do curso:

  • Contribuir para a formação continuada dos docentes de Língua Espanhola, egressos especialmente dos cursos de formação do estado de Pernambuco, com o propósito de intensificar o diálogo entre a formação acadêmica e os novos desafios enfrentados por esses profissionais;
  • Possibilitar o aperfeiçoamento em sua área de atuação, ampliando os conhecimentos já construídos sobre a língua e seu funcionamento, a literatura e a cultura produzidas em Língua Espanhola, bem como para os aspectos teóricos-metodológicos que envolvem o trabalho com o ensino de línguas;
  • Propiciar a abertura de caminhos para a construção de uma educação em línguas que aponte para a formação de um leitor-produtor de textos em língua espanhola, capaz de posicionar-se em um espaço de diálogo cada vez mais multimodal e mediado pelas tecnologias.

Público-alvo:

Professores, graduados em Letras - Língua Espanhola ou Língua Portuguesa e/ou Língua Espanhola, que atuam nas redes pública e privada de ensino. Egressos dos cursos de Letras - Língua Espanhola ou Língua Portuguesa e/ou Língua Espanhola.

Perfil do Egresso:

Espera-se que a formação ofertada possibilite aos ingressos novas oportunidades de trabalho e uma atuação mais efetiva, considerando-se as novas exigências trazidas pelo modo de inserção da língua espanhola nos currículos, que exige uma perspectiva interdisciplinar, em que o estudo da língua aparece vinculado ao estudo e produção no campo das diferentes artes, do digital e, também, das práticas de iniciação científica no âmbito do ensino médio, qualificando os profissionais da área no trabalho desenvolvido nas escolas públicas e privadas, bem como nos Núcleos de Línguas e cursos livres.

Polos ativos

Os Polos de Apoio Presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) são unidades administrativas que funcionam dentro de locais estratégicos. Esses espaços educacionais são mantidos por municípios ou governos de estado e possuem uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de Educação a Distância.

Carga horária

O curso é on-line e 100% gratuito, com 570 horas em um período de 18 meses (390 horas de disciplinas de formação e 180 horas de disciplinas voltadas à realização do Trabalho de Conclusão de Curso), com atividades síncronas e assíncronas. O horário das atividades síncronas é definido pelo docente responsável pela condução da disciplina e comunicado aos discentes.

Perfil curricular

O perfil curricular da Especialização em Língua e Literaturas Hispânicas abrange disciplinas que buscam consolidar os saberes sobre a língua e a forma de construção de práticas de ensino da língua espanhola em diferentes espaços educativos, bem como aquelas que se dedicam a pensar a literatura e o cinema, entre outras artes, e a cultura em sua relação com a educação e as línguas. Os processos de leitura e escrita em língua espanhola, bem como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola também serão objeto de estudo durante o curso.

Veja mais detalhes clicando nas disciplinas abaixo:

Docentes

Os docentes que compõem o curso são professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco, com ampla experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Foto de Dario Sanchez

Dario de Jesús Gómez Sánchez

 dario.sanchez@ufpe.br

Fotografia de Dayane Monica

Dayane Monica Cordeiro

dayane.cordeiro@ufpe.br

Ícone pessoa com chapéu de formando

Edleide Santos Menezes

nome@ufpe.br

Ícone pessoa com chapéu de formando

Fabiele Stockmans De Nardi Sottili

fabiele.snardi@ufpe.br

Foto de Imara

Imara Bemfica Mineiro

imara.mineiro@ufpe.br

Fotografia de Poza

Jose Alberto Miranda Poza

jose.poza@ufpe.br

Foto de Juan

Juan Pablo Martín Rodrigues

jpabloburgos@gmail.com

Foto de Shirley

Shirley De Sousa Pereira

shirley.sousapereira
@ufpe.br

Foto de Mizael

Mizael Inácio Do Nascimento

mizaelistico@gmail.com

Foto de Maria Esperanza

María Esperanza Izuel

esperanzaizuel@gmail.com

Ícone pessoa com chapéu de formando

Maria Luana Caminha Valois

nome@ufpe.br

Marcelo Jorge Pérez

Marcelo Jorge Pérez

perezman@hotlink.com.br

Foto de Cristiane

Cristiane Lúcia Da Silva

cristianesilvaead@gmail.com

Tutores

O corpo tutorial dos cursos UAB/UFPE é composto por profissionais selecionados por meio de edital público para atuar na mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem da EAD UFPE. O perfil profissional dos tutores deverá contemplar a área de formação dos cursos para os quais foram selecionados.

Ícone pessoa com chapéu de formando claro

Maria Cristina Sá Gomes

Ícone pessoa com chapéu de formando claro

João Fernandes Oliveira

Ícone pessoa com chapéu de formando claro

Glaucio Casagrande

Ícone pessoa com chapéu de formando claro

João Fernandes Oliveira

Ícone pessoa com chapéu de formando claro

Glaucio Casagrande

TCC

Trabalhos de Conclusão de Curso da especialização são disponibilizados no ATTENA, repositório digital da UFPE.

Contato
  • Secretaria
    • E-mail: esp.hispanicas@ufpe.br
  • Coordenadora
    • Fabiele Stockmans De Nardi Sottili
  • Vice-coordenador
    • Dario De Jesus Gomez Sanchez
  • Suporte de T.I.