Considerando os desafios impostos pela nova proposta curricular do Estado de Pernambuco, construída em consonância com o que determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, nesta proposta, de forma especial, os espaços de atuação dos professores de Língua Espanhola, a especialização em nível lato sensu é um gesto político-pedagógico de afirmação da importância de políticas linguísticas orientadas pelo viés do plurilinguismo e que que ofereçam aos sujeitos a possibilidade de transitar por universos culturais e científicos produzidos em diferentes línguas e, de modo especial, no que tange à Língua Espanhola, participar do complexo de produções acadêmicas-culturais que constituem a memória e a atualidade do universo hispânico em sua pluralidade.
Nesse sentido, o curso se propõe a aprofundar os conhecimentos já construídos pelos docentes acerca da língua e das literaturas hispânicas, bem como desenhar com os docentes propostas de trabalho que tenham como orientação as práticas de iniciação científica no campo das linguagens no espaço escolar, bem como os diálogos interdisciplinares e o trabalho com a leitura e a produção de textos multimodais em Língua Espanhola.
Objetivos do curso:
Professores, graduados em Letras - Língua Espanhola ou Língua Portuguesa e/ou Língua Espanhola, que atuam nas redes pública e privada de ensino. Egressos dos cursos de Letras - Língua Espanhola ou Língua Portuguesa e/ou Língua Espanhola.
Espera-se que a formação ofertada possibilite aos ingressos novas oportunidades de trabalho e uma atuação mais efetiva, considerando-se as novas exigências trazidas pelo modo de inserção da língua espanhola nos currículos, que exige uma perspectiva interdisciplinar, em que o estudo da língua aparece vinculado ao estudo e produção no campo das diferentes artes, do digital e, também, das práticas de iniciação científica no âmbito do ensino médio, qualificando os profissionais da área no trabalho desenvolvido nas escolas públicas e privadas, bem como nos Núcleos de Línguas e cursos livres.
Os Polos de Apoio Presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) são unidades administrativas que funcionam dentro de locais estratégicos. Esses espaços educacionais são mantidos por municípios ou governos de estado e possuem uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de Educação a Distância.
O curso é on-line e 100% gratuito, com 570 horas em um período de 18 meses (390 horas de disciplinas de formação e 180 horas de disciplinas voltadas à realização do Trabalho de Conclusão de Curso), com atividades síncronas e assíncronas. O horário das atividades síncronas é definido pelo docente responsável pela condução da disciplina e comunicado aos discentes.
O perfil curricular da Especialização em Língua e Literaturas Hispânicas abrange disciplinas que buscam consolidar os saberes sobre a língua e a forma de construção de práticas de ensino da língua espanhola em diferentes espaços educativos, bem como aquelas que se dedicam a pensar a literatura e o cinema, entre outras artes, e a cultura em sua relação com a educação e as línguas. Os processos de leitura e escrita em língua espanhola, bem como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola também serão objeto de estudo durante o curso.
Veja mais detalhes clicando nas disciplinas abaixo:
Os docentes que compõem o curso são professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco, com ampla experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O corpo tutorial dos cursos UAB/UFPE é composto por profissionais selecionados por meio de edital público para atuar na mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem da EAD UFPE. O perfil profissional dos tutores deverá contemplar a área de formação dos cursos para os quais foram selecionados.