Conceitos, métodos e práticas referentes a atividades econômicas realizadas nos oceanos e áreas costeiras são discutidos no livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil”, que está disponível para leitura e download gratuitos pelo site da Marinha do Brasil.
O professor do Departamento de Oceanografia e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo, é um dos organizadores da obra, cuja publicação é coordenada por uma organização da Marinha, a Diretoria-Geral de Navegação (DGN).
Ao longo das mais de 800 páginas, 83 autoras e autores abordam temas como sustentabilidade, mudanças climáticas, políticas públicas, relações diplomáticas, meios de transporte, atividade pesqueira, turismo, ocupação humana na região costeira e turismo. Os 37 capítulos são organizados em quatro seções: Conceitos, Métodos e Agenda Global; Governança e Regulação do Oceano; O Conhecimento que Precisamos para a Economia Azul que Queremos e A Contabilidade Nacional Azul e as Atividades do Capital Oceânico.
“De fato, este livro é um marco para o desenvolvimento de nosso país. Ele contém elementos-chave, reunidos pela primeira vez, capazes de fornecer importantes subsídios para finalmente transformarmos a Economia do Mar num verdadeiro vetor de desenvolvimento nacional. Como fizeram e fazem vários outros países. Uma economia que, no caso brasileiro, movimenta aproximadamente R$ 2 trilhões/ano, contribuindo com cerca de 20% do PIB nacional”, ressaltou Moacyr Araújo na fala que preparou para o lançamento da obra.
Leia a reportagem na íntegra na ASCOM-UFPE.
Fonte: ASCOM-UFPE.
Nenhum comentário