Av. Arquitetura, s/n, Cidade Universitária - Recife, PE
coordenacao.ceerma@ufpe.br
+55 (81) 2126 7112

Artigo de pesquisadores da UFPE aborda modelo probabilístico em vacinação contra covid-19

O artigo “Risk-Based Cost-Benefit Analysis of Alternative Vaccines Against Covid-19 in Brazil: CoronaVac vs. AstraZeneca vs. Pfizer”, de autoria de pesquisadores da UFPE foi apresentado, de forma preliminar, no 5º Congresso Geral da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade (Abrisco). O trabalho apresenta um modelo probabilístico sobre a vacinação contra a covid-19.

Os autores do trabalho são Paulo Gabriel Siqueira, mestrando em Engenharia de Produção pela UFPE e bolsista do PRH 38.1; Heitor Duarte, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE; e Márcio Moura, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE. Estes desenvolveram um modelo probabilístico capaz de quantificar os riscos e que foi utilizado para avaliar o custo-benefício de campanhas de vacinação em massa no Brasil contra a covid-19.

A principal contribuição da pesquisa não são apenas os resultados, mas sim o modelo utilizado. O modelo é flexível, podendo ser utilizado também para outras doenças infecciosas com potencial pandêmico, além da covid-19, em um contexto de vacinação em massa. O modelo também permite avaliar, além da probabilidade da imunização coletiva, a evolução de casos, mortes e pessoas imunizadas.

Após o evento, o artigo foi melhorado e os resultados mais elaborados foram submetidos para periódico. O artigo está disponibilizado como pre-print na Social Science Research Network (SSRN).

Fonte: ASCOM – UFPE

Nenhum comentário

Adicione seu comentário