Av. Arquitetura, s/n, Cidade Universitária - Recife, PE
coordenacao.ceerma@ufpe.br
+55 (81) 2126 7112

Lançamento do Mapa Colaborativo do Óleo

No-MapaOleo_27-04-21

Lançamento do mapa colaborativo dos registros fotográficos do maior desastre ambiental do litoral do Brasil: o vazamento de petróleo cru que atingiu o NE e parte do SE brasileiros em 2019.

Entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, o óleo alcançou o litoral dos nove estados do Nordeste e, em menor grau, dois do Sudeste, alastrando-se por mais de 3.000 km, do Maranhão ao Rio de Janeiro, incluindo cerca de 55 Áreas de Proteção Marinhas.

O mapa colaborativo da chegada de óleo no Nordeste brasileiro em 2019 e 2020 tem o intuito de obter um retrato da magnitude do evento e fortalecer a rede de monitoramento participativo que emergiu da sociedade diante dessa tragédia. Este mapa é um produto resultante da “Ação Emergencial para resposta às questões do acidente com óleo em 2019”, do Programa Ciência no Mar, do MCTI. O desenvolvimento dessa ferramenta tem como objetivo principal sistematizar e compartilhar as informações disponíveis para auxiliar na compreensão dos impactos sociais e ambientais, e na integração das ações da comunidade com a academia e o poder público, facilitando o monitoramento participativo contínuo dos ambientes costeiros.

Foi realizado em parceria com o grupo de voluntários Guardiões do Litoral, o fotógrafo Mateus Morbeck, o aplicativo Mar Limpo desenvolvido pela Oceânica, o Grupo de Amigos da Praia (GAP), a ong Salve Maracaípe, o movimento Xô Plástico e outras colaborações individuais. Além dos registros disponibilizados pelo IBAMA.

Leia aqui a reportagem completa do INCT AmbTropic II.

Fonte: INCT AmbTropic II.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário