grupodepesquisavirtus@gmail.com

Editorial Virtus

Editorial Virtus

O Programa VIRTUS: Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos, da UFPE, torna público seu repúdio por toda e qualquer ação que não esteja centrada no respeito incondicional à vida. Reiteramos ainda que o problema da segurança pública no Brasil não pode ser visto de modo simplista e que toda postura belicosa nesses termos, resulta em tragédia e na perda de vidas inocentes.
Para que possamos interditar a absurdidade a curto, médio e longo prazo, não podemos recorrer à tentação de soluções rápidas e midiáticas e toda ação neste sentido deve ser recebida com repúdio e aversão. É preciso nos distanciarmos da lógica da guerra e da falsa ideia de que responderemos ao anseio de paz através do derramamento de sangue. Reiteramos também que precisamos muito mais da força da inteligência e da astúcia, do que da brutalidade e do recrudescimento da violência.
O problema da violência é antigo e não será resolvido numa única ação. A prova que esse caminho intempestivo é desastroso, vem sendo estampada em ações indiscriminadas, rotineiramente noticiadas e catalogadas. Inteligência, responsabilidade e paz, são motores de um mundo melhor. Precisamos de ações inteligentes, articuladas e em múltiplas direções.

Neste sentido, o Programa VIRTUS da UFPE repudia toda e qualquer ação que vá contra a defesa daquilo que consideramos ser o bem maior do indivíduo: a vida.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário