grupodepesquisavirtus@gmail.com

Equipe

Prof. Dr. Sandro Cozza Sayão

Coordenador

Doutor em Filosofia e Pós-Doutor em Filosofia Contemporânea pela Université Paris X. Atualmente é professor Associado II do Departamento de Filosofia e atua nos programas de pós-graduação strictu senso em Filosofia e em Direitos Humanos da UFPE; é também Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Humanos/UFPE, Coordenador Setorial de Extensão do CFCH e Coordenador do Grupo VIRTUS: Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPE.

Ma. Marcela Maura Lira Mariz

vice-coordenadorA

Mestra em Direitos Humanos – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Serviço Social – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Assistente Social – Governo do Estado de Pernambuco (PE). Integrante do Moinho Jurídico, Laboratório de Pesquisa Social do Direito (CCJ-UFPE/CNPq).  Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa da FUNASE/PE. Coordenadora/Colaboradora do Projeto Justiça Restaurativa em Obras Comentadas. Membro/Colaboradora da Subcomissão de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Estado de Pernambuco (OAB/PE). Facilitadora e instrutora de cursos de formação em Justiça Restaurativa e práticas circulares.

Me. Eduardo Henrique Scanoni do Couto

MESTRE EM DIREITOS HUMANOS E MAJOR DA POLÍCIA MILITAR

Mestre em Direitos Humanos (UFPE), Especialista em Políticas Públicas de Segurança (FACIPE/SENASP) e Graduado em Formação de Oficiais Policiais Militares (APMP/PE). Possui diplomação acadêmica no Curso Interdisciplinario en Derechos Humanos pelo Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH). Atua na Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE como coordenador de projetos de promoção de Direitos Humanos. É professor conteudista da disciplina de Direitos Humanos dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO/CFOA) e Praças (CFHP) da PMPE. É membro do Conselho Deliberativo do Programa Estadual de Proteção aos Promotores de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco (CONDEL PEPPDH). Pesquisa sobre formação policial, inicial e continuada, em direitos humanos.

Prof. Dra. Maria José de Matos Luna

Presidente da Comissão Dom Helder Câmara

Presidente da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Letras pela UFPE/Universidade do Porto. Membro da Comissão de Ética da UFPE. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE

Me. Adriana Tavares de Almeida

MESTRA EM FILOSOFIA

Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco Coordenadora Administrativa do Observatório de Ensino de Filosofia – Departamento de Filosofia – CFCH.

Deyvid Galindo Santos

CIENTISTA SOCIAL E COMISSÁRIO DA POLÍCIA CIVIL

Deyvid Galindo Santos – Bacharel em Ciências Sociais pela UFPE (2011), pesquisa Práticas Integrativas e Complementares, técnicas de autoconhecimento, desenvolvimento humano e mitologia pessoal. Iniciou-se no caminho terapêutico através do Reiki (2008), Regressão de Memória com Meditação (2012) e Terapia do Renascimento (2015). Constelador sistêmico em formação. Comissário de Polícia Civil em Pernambuco. Instrutor de meditação com respiração, focaliza grupos de meditação com policiais da Polícia Civil de Pernambuco. No âmbito do Grupo Virtus, participa do projeto Papo de Homem.

Carlos Eduardo Rios Vilaronga

EDITOR E CO-APRESENTADOR DO VIRTUS PODCAST

Carlinhos Vilaronga está no Japão com sua família desde 2003, reside na província de Shizuoka, onde está o monte Fuji.
Em 2017 começou a produzir podcasts e em 2019 fundou a Nabecast.jp. Coordena a Nabe Podcast Network que incluí o Virtus Podcast (Grupo de Pesquisa Virtus), o Pamitê (Instituto Maria da Penha), Alvo Podcast (Instituto Alvo), entre outros.
Pratica voluntariado e ensino não formal em atividades direcionadas a comunidade brasileira no Japão. Tem formação livre em teologia pelo Instituto Bíblico Betel Japonês.

João Jânio Lira

MESTRANDO EM FILOSOFIA

Mestrando em filosofia pelo PPG-Filo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui licenciatura em filosofia pela Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). É graduando em Letras (português/inglês) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem interesse em filosofia contemporânea, filosofia política, Direitos Humanos e temas interligados à questão do sujeito; estuda Foucault e a relação entre polícia e biopolítica.

Luis Filipe Santana Soares

Graduando em filosofia

Está graduando em Filosofia (licenciatura) pela UFPE. Membro do Projeto Interação – UFPE (extensão), na disciplina de Filosofia. Membro do Heureka – Meios Heurísticos: Direitos Humanos e Filosofia (grupo de pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Filosofia e ao Mestrado de Ensino de Filosofia da UFPE). Membro do Programa VIRTUS – Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos (UFPE).

Dr .José Carlos Leandro

Doutor em Linguística e Major da Polícia Militar

Doutor (2016) e Mestre (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Linguística (UFPE/2006) e Políticas Públicas de Segurança (SENASP/2007). Graduado em Pedagogia (UFPE/2003). Possui experiência em ensino de Português Instrumental, Língua e Comunicação, Mediação de Conflitos, Ética e Cidadania, entre outras, em órgãos da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS/PE). Membro da equipe de Tutores( EaD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJ). Mentor e Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Tutor EaD da SENASP/MJ e do IFPE. 

Lucas Wellington Tude Vasconcellos

GRADUANDO EM FILOSOFIA

Graduando em Filosofia (bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética.

Me. Macdouglas de Oliveira

Mestre em Educação, Culturae Identidade

Psicólogo de formação. Especialista em Saúde Mental e Coletiva. Mestre em Educação, Culturas e Identidades – UFRPE.
Gerente Estadual de Políticas para Criança de Pernambuco. Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Coordenação da rede de enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes de Pernambuco. Professor universitário. Psicólogo Clínico.

Moacir Nunes da Silva Neto

mestrando em direitos humanos e comissário especial de polícia civil

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco, possui Bacharelado em Direito pela Focca – Faculdade de Olinda. É instrutor dos cursos de formação da Polícia Militar de Pernambuco e Polícia Civil de Pernambuco, fazendo parte do corpo desta última como Comissário  de Polícia. É membro das Comissões de Heteroidentificação Racial da UFPE, e pesquisa racismo estrutural e agir policial.

Carlos Diego Peixoto de Souza

Comissário da Polícia Civil (PE) e Vice-Presidente da RENOSP - LGBTI+

Comissário da Polícia Civil do Estado de Pernambuco e Vice-Presidente da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ (RENOSP-LGBTI+). Especialista em Inteligência Policial pela IBGM (2019). Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2011). Atua na Segurança Pública estadual, no Departamento de Repressão ao Crime Organizado e Crime de Corrupção (DRACCO).

Prof. Dr. Rogério Fabianne Saucedo Corrêa

Doutor em Filosofia e Professor Universitário

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004). Mestre (1998) e Graduado (1994) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor associado, nível 3, da Universidade Federal de Pernambuco. Suas áreas de interesse são Filosofia da Linguagem e Filosofia da Raça. 

Prof. Me. Márcio Roberto Cavalcanti da Silva

mestre em direitos humanos

Licenciado em Letras na UFPE, Direito na Focca, Mestre em Direitos Humanos na UFPE. Professor dos cursos de formação da PMPE, PCPE, Cefospe, Escola de Contas Públicas e Escola do Legislativo. Professor do Curso de Direito da Faculdade de Limoeiro. Diretor do Sinpol-PE. Membro da Comissão de Segurança Pública da OAB.

Prof. Dr. Jairo da Luz Oliveira

Doutor em Serviço Social

Doutor (2008), Mestre (2002) e Bacharel (1994) em Serviço Social, e Especialista (1996) em Gerontologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor adjunto IV no curso de Serviço Social, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (UFSM). Coordenador do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão em Gerontologia, Serviço Social e Saúde (NEPEGSSS).

Ma. Maria Margarida Magalhães Correia de Melo

Mestra em Direito e Tenente da Policia Militar de Pernambuc

Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (2013), Graduada em Direito Pela Faculdade Integrada Barros Melo (2009). Atual Coordenadora da Patrulha Maria da Penha no âmbito da PMPE. Tenente PMPE alocada na Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH). Atualmente atua na Coordenação Geral de Estratégia em Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça.

Prof. Dr. Véronique Marie Madeleine Durand

Doutora em antropologia, Pesquisadora e Autora

Doutora em Estudo das sociedades latino americanas, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (1993). Mestra em Lingua, literatura e civilisaçao estrangeiras, Université de Rennes II (1985), e em em Etnologia, Université Paris 7 (1987) D.E.A do Institut des Hautes Etudes sur l’Amérique Latine. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Expertisa geografica : Brasil, França, Maghreb, India, Cambodgia, Bangladesh. Expertisa téorica : familia, gênero, violências contra as mulheres, violências conjugais, prostituiçao, exclusao social, intercultural.

Lisa Pereira

Advogada

Com especialização (mestrado) em Direito Administrativo (2009) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Direito Fiscal (2007) pelo Instituto Superior de Gestão, e em Direito Comunitário (2007) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Graduada em Direito (2003) pela Universidade Lusíada de Lisboa. Desde 2005, está inscrita na Ordem dos Advogados de Portugal.

Rosana Alexandre de Sousa

Especialista em Ciência Política e Subtenente da Polícia Militar de Pernambuco

Especializanda em Inteligência de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia Federal, Brasília-DF. Especialista em Ciência Política pela FUNESO/UNESF, Olinda-PE. Licenciada em História pela FUNESO/UNESF, Olinda-PE. Ex professora do Ensino Médio Público e Privado. Instrutora da Academia de Defesa Social do Estado de Pernambuco. Tutora da Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP. Colaboradora do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco-IAUPE, Recife-PE. Subtenente da Polícia Militar de Pernambuco.

Clécia Cristina Galindo

mestranda em direitos humanos

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Advogada, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco, Integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PE (2022) e Pesquisadora na área de Justiça Restaurativa.

Gustavo Dias Kershaw

Promotor de Justiça, Mestrado em Criminologia e Justiça Criminal, mestrando em Perícias Forenses

Aluno do Mestrado em Criminologia e Justiça Criminal na Universidade de Edimburgo (Escócia – Reino Unido) e em Perícias Forenses na Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Direito do Estado pela FAP/Estácio de Sá e em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Especialista I da UNINASSAU – Recife. É Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Pernambuco, atuando como titular da 1a Promotoria de Justiça da Ilha de Itamaracá. Anteriormente, foi Procurador Autárquico e Fundacional do Estado do Pará, tendo exercido o cargo de Corregedor-Geral Penitenciário do Estado no período de 2013 a 2018, bem como Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Membro da International Association of Prosecutors, da British Society of Criminology e do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Joyce Araújo

cientista social

Bacharel em Ciências Sociais pela UFPE (2022), pesquisa os efeitos da violência na comunidade negra, bem como tópicos como racismo, autoidentificação, segurança pública e o desenvolvimento da segurança pública no mundo digital.

Amanda Nogueira

MESTRANDA EM DIREITO INTERNACIONAL E GLOBALIZAÇÃO, PÓS-GRADUADA EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL, CONSTITUCIONAL, DIREITO PÚBLICO E PENAL

Mestranda em Direito Internacional e Globalização, Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, Constitucional, Direito Público e Penal. Atualmente é advogada Cível e militante na área de Direitos Humanos. Devido ao anseio de contribuir com o próximo; desenvolveu a advocacia voluntária na Defensoria Pública, Associação dos Doadores de Medula Óssea, e atualmente faz parte de um grupo de jovens, o International Civis, que fortalece a inserção de jovens em Vila Nova de Gaia- Portugal na política e cidadania. Além de já ter progredido com o tema – Transtorno de Personalidade: Psicopatia em oposição ao sistema vicariante do Código Penal Brasileiro, também desenvolve a pesquisa sobre o bloco econômico Mercosul com foco no e-commerce e arbitragem; pesquisa explorada na graduação e depois apresentada em congresso de Direitos Humanos. Ademais, estuda outros idiomas, estuda outros idiomas, o inglês e espanhol pelo CLING/UFPE e o alemão pelo CCBA, como forma de expandir o aprendizado em outros temas, como América Latina e Direito Internacional.

Rodrigo Bezerra

prof. de educação física pela UFRPE, especialista em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior

Rodrigo é licenciado em Educação Física pela UFRPE, especialista em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior e atualmente é concluinte do curso de bacharelado em Educação Física na UFPE. Compreende a Educação Física como uma ciência ainda em construção que agrega conhecimentos das Ciências Biológicas, Humanas e Sociais. Defende uma Educação Física que estuda o corpo nas suas mais variadas manifestações das práticas corporais, tanto como um ente individual ou como um ente coletivo. Há mais de vinte anos envolvido na prática da musculação, participou de vários campeonatos de fisiculturismo como árbitro e nos esportes de força como atleta, na modalidade Strongman, buscando aliar os conhecimentos acadêmicos às práticas desenvolvidas. Ultimamente tem lido sobre geopolítica e espiritualidade, mas se envolve com a leitura de todas as áreas do conhecimento. É servidor da segurança pública municipal há mais de dez anos e acredita que é possível agregar seus conhecimentos para compreender melhor as relações que se dão entre às Práticas Corporais, a Segurança Pública, os Direitos Humanos e a Defesa Social.

Edja Santiago

Advogada

Advogada, formada em Direito pela UFPE, pós-graduanda em Ciências Criminais, pós-graduanda em Direito Imobiliário, integrante WebVirtus e Momento Virtus do Programa Virtus UFPE.

Kleiton Virgínio Álvaro

SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Bacharel em Direito (UNINASSAU), Bacharel em em Administração de Empresas (UPE), Bacharelando em Serviço Social (UFPE), Servidor Público do Estado de Pernambuco.