Bem vindo ao SERGEO

O Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento SERGEO está vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas (DCG), da Universidade Federal de Pernambuco. O laboratório realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão, focadas no uso de tecnologias inovadoras para caracterização e monitoramento de recursos naturais.

O SERGEO, em suas pesquisas de inovação, tem se destacado pela criação do SUPer (Sistema de Unidades de Respostas Hidrológicas para o estado de Pernambuco). Esse sistema inovador visa aprimorar o monitoramento e a gestão dos recursos hídricos da região, utilizando técnicas avançadas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. A integração de tecnologias como drones, espectrorradiômetros e supercomputadores permite maior precisão na caracterização ambiental e no desenvolvimento de estratégias para mitigação de impactos hídricos, especialmente em regiões vulneráveis ao estresse hídrico e mudanças climáticas. A modelagem hidrológica e climática tem sido destaque em suas pesquisas.

O laboratório conta com 10 notebooks, um cluster com 10 máquinas, seis PCs de mesa, 15 GPS, uma estação total, dois espectrorradiômetros, quatro drones, dois supercomputadores, medidor de LAI, porômetro, medidor de umidade do solo, medidores de temperatura da superfície, três datashows, dois tablets e equipamentos de refrigeração potentes devido aos supercomputadores.

Com essa infraestrutura, o SERGEO tem impulsionado estudos aplicados ao gerenciamento sustentável das bacias hidrográficas, proporcionando soluções inovadoras para os desafios ambientais locais. A criação do SUPer-sistema não só melhora a eficiência das análises hidrológicas, mas também contribui para o desenvolvimento de políticas públicas de conservação e uso racional da água. Vale destacar que esse sistema foi criação com a participação dos estudantes de graduação em Geografia e da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. O SERGEO (Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento) desempenha um papel fundamental no ensino de Geografia, oferecendo uma abordagem inovadora para a compreensão dos fenômenos espaciais e ambientais. Através de tecnologias como sensoriamento remoto, geoprocessamento e análise de dados espaciais, o laboratório auxilia na formação de geógrafos com competências técnicas avançadas em modelagem hidrológica, geoprocessamento, sensoriamento remoto, estatística e programação em Python e R. O SERGEO integra a programação em Python e R em suas atividades de pesquisa e ensino, capacitando os alunos a trabalharem com grandes volumes de dados geoespaciais e hidrológicos. Através dessas linguagens, é possível realizar análises avançadas de dados, como modelagem hidrológica, processamento de imagens de satélite, e análise estatística de fenômenos geográficos. Python é amplamente utilizado para automação de tarefas e manipulação de dados, enquanto R é valioso para análises estatísticas e visualização de dados, aprimorando a capacidade dos alunos de resolver problemas complexos na geografia e ciências ambientais. Essas ferramentas permitem que os alunos integrem dados ambientais, sociais e econômicos para investigar o uso da terra, monitorar mudanças ambientais e propor soluções para questões territoriais e de recursos naturais, aprimorando a prática e pesquisa em Geografia.