WEBINAR – Fundos Soberanos, por João Vítor.

WEBINAR – Fundos Soberanos, por João Vítor.

Hoje o PET tem uma surpresa! Faremos uma live, um webseminário sobre Fundos Soberanos.

Pra quem não sabe o que isso significa, Fundo Soberano é particularmente a poupança de um país. Da mesma forma que uma família acumula capital para se prevenir de eventos futuros, todo país forma seu Fundo Soberano para tal. Sendo assim, o seminário de hoje abordará o tema com uma discussão em cima de um trabalho realizado pelo nosso petiano João Vitor Freitas e orientação do professor Marcelo Eduardo Alves da Silva.

O trabalho investiga a importância dos fundos soberanos como um mecanismo de suavização dos ciclos econômicos, em particular, se economias que adotam fundos soberanos exibem menor prociclicalidade dos gastos públicos. Para isso, descrevemos o que é o fundo soberano, como funciona na teoria e na prática, através de duas análises de caso: Chile e da Noruega. Construímos, ainda, um painel com 17 países ricos em petróleo, entre os quais alguns possuem um fundo soberano para testar se a volatilidade da política fiscal é reduzida em comparação a países que não adotam um fundo soberano.

Não perca! O evento acontecerá através do Google Meet já já às 16:30! O link da chamada tá lá no linktree*! Qualquer dúvida, fala com a gente!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário