28º Curso de Extensão sobre Isótopos Estáveis e Radiogênicos

O 28º Curso de Extensão sobre Isótopos Estáveis e Radiogênicos este ano irá ocorrer no período de 15 a 30 de julho (75 horas/aula, em dois turnos diários).

O curso é oferecido ao Departamento de Geologia da UFPE, mas também à pessoas de outras instituições do País interessadas neste tema (professores, profissionais, pós graduandos).

Este curso será ministrado por professores da UFPE e professores da Petrobras, CENA e USP.

Ao final, será fornecido diploma pela UFPE para os participantes inscritos!

Segue ao lado o cartaz com o QR Code para inscrição. O valor da inscrição é simbólico!

Para mais informações e visualizar a programação completa acesse aqui

31ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências

A 31ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em Recife ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto LITPEG da UFPE, campus de Recife.

Esta, como de costume, terá caráter multidisciplinar com palestras de pesquisadores do Brasil e do Exterior.

A entrada para esta Sessão é franca e nela incluiremos, dentre outras coisas, a celebração dos 50 anos do Programa de Pós-graduação em Geociências da UFPE.

Como o auditório do LITPEG dispõe apenas de 150 lugares, recomendamos pré-inscrição, usando uma das opções abaixo:

lab.neglabise.2011@gmail.com

Se inscreva logo, não perca a oportunidade!

27º Curso de Extensão sobre Isótopos Estáveis e Radiogênicos

Estamos organizando mais um curso de extensão a ser oferecido ao Departamento de Geologia da UFPE e a pessoas de outras instituições do País interessadas neste tema (professores, profissionais, pós graduandos).

Este curso será ministrado por professores da UFPE e professores da Petrobras, CENA e USP, no período de 15 a 30 de maio (75 horas/aula, em dois turnos diários).

Será fornecido diploma pela UFPE para os participantes inscritos!

Para mais informações e visualizar a programação completa acesse aqui!

30ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências

Vem aí mais uma edição da série de sessões da ABC em Recife!

A 30ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em Recife ocorrerá em dois dias este ano, nos dias 15 e 16 de dezembro, no Instituto LITPEG da UFPE, campus de Recife.

Esta, como de costume, terá caráter multidisciplinar, porém com uma certa ênfase à Química no primeiro dia e às Ciências da Terra, no segundo. As palestras serão pronunciadas por pesquisadores da UFPE (Física, Química Fundamental, LITPEG, LABISE), USP, UNICAMP, UNESP, UNB, Petrobras, UNEB, UFRN, Embrapa, além da Universidad de La Republica (Uruguai) e University of Tianjin (China).

A entrada para esta Sessão é franca e nela incluiremos, dentre outras coisas, a celebração dos 80 anos dos acadêmicos Gilberto F. de Sá (Química) e A. N. Sial (Ciências da Terra).

Como o auditório do LITPEG dispõe apenas de 150 lugares, recomendamos pré-inscrição, usando um dos endereços eletrônicos abaixo:

abc30.neglabise.2022@gmail.com

lab.neglabise.2011@gmail.com

Ou pelo telefone: (81) 2126-8242

Se inscreva logo, não perca a oportunidade!

Encontre toda a programação aqui no site.

26º Curso de Extensão sobre Isótopos Estáveis e Radiogênicos

Desde 1992 o NEG-LABISE (DGEO/UFPE) organiza este curso e a única interrupção foi no período de 2020 e 2021 devido a pandemia do COVID-19, pois o curso ocorre tradicionalmente na forma presencial. Este curso tem como objetivos proporcionar o conhecimento geral sobre as diferentes técnicas nas datações radioativas e sobre a sistemática e aplicação de isótopos estáveis e radiogênicos a problemas geológicos e em outros ramos do conhecimento.

Aos interessados em se inscrever no curso, seguem abaixo todas as informações:

• Unidade Proponente: Departamento de Geologia, Centro de Tecnologia e Geociências
  • Responsável: Alcides Nóbrega Sial (Coordenador)
  • Equipe de Trabalho: Alcides Nóbrega Sial (UFPE, Coordenador), Valderez Pinto Ferreira (UFPE), Virginio Henrique de Miranda Lopes Neumann (DEGEO-UFPE), Anelise Berttoti (UFPE), Silvio Roberto Farias Vlach (USP), Luiz Carlos Ruiz Pessenda (CENA, USP) e Ramsés Capilla (CENPES/Petrobras). O curso também contará com a participação adicional de Antonio Celso Jardim (SENS, São Paulo) e Alexandre de Andrade Ferreira (CENPES/Petrobras)
  • Local de Realização: Auditório ainda a definir, Centro de Tecnologia Geociências, UFPE.
  • Público Alvo: Pós-graduandos e graduandos em Geociências e áreas afins, professores, profissionais em Geociências e áreas afins, químicos, biólogos, geógrafos, etc.
  • Carga Horária: 75 horas teóricas e 06 horas práticas
  • Número de Vagas: 50
  • Período de realização: 11 a 26 de julho de 2022
  • Período de Inscrição: 01 de março a 08 de julho de 2022