Estereótipos sobre o Islã

Tema: Estereótipos sobre o Islã

Objetivo geral

Promover a reflexão crítica dos alunos acerca dos estereótipos existentes sobre o Islã e sobre suas interações com o Cristianismo.

– Conhecer e refletir sobre a doutrina islâmica.

– Abordar os estereótipos e representações negativas acerca do Islã.

–  Questionar e refletir em que contextos estas representações se inserem e a que propósitos servem.

– Demonstrar que interações havia entre o Islã e a Cristandade na Idade Média, destacando que não se resumiam a conflitos.

Sugestões práticas

-O professor pode começar a aula indagando aos alunos sobre suas impressões acerca do Islã e assim, após realizar uma avaliação prévia do que a turma pensa, explicitar o conteúdo a fim de realizar os objetivos. O docente pode utilizar projetor para mostrar imagens que correspondem aos estereótipos sobre o Islã e seus fiéis, além das representações negativas e questionar o porquê dessas construções.

-Posteriormente, pode abordar determinados pressupostos da doutrina islâmica para aproximar os alunos daqueles que são tidos como “outros”.

– Por fim, para tonar o eixo temático mais próximo, pode abordar as interações entre o Islã e a Cristandade, utilizando mapas e vídeos.

Justificativa

Discutir sobre esse eixo temático auxiliará na ampliação do senso crítico dos alunos, através de reflexões e desconstruções acerca do imaginário, discursos e representações negativas em torno do Islã. Além disso, ajudará na compreensão dos pressupostos da doutrina islâmica e interações entre Cristandade e Islã, aproximando os discentes daqueles tidos como “outros”, isto é, como distantes.

Conteúdos

Relações entre Islã e a Cristandade, Estereótipos do Islã, Islã Medieval.

Recursos pedagógicos

Projetor de imagem, mapas, vídeos

Avaliação

Verificar por meio de debates e participação em aula o desenvolvimento individual de cada aluno.

O professor pode requisitar que os alunos pesquisem representações negativas sobre o Islã para que sejam apresentadas criticamente.

REFERÊNCIAS

COSTA, Jéssica Pereira da. O estudo da história do Islã e dos muçulmanos na educação básica: conceitos e representações. Disponível em https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1794

FLETCHER, Richard. Cruzando fronteiras. In: A cruz e o crescente. A convivência entre muçulmanos e cristãos das Cruzadas à Reforma Protestante. Rio de Janeiro: Pocket Ouro, 2010. P. 89-126

SILVEIRA, Aline Dias da. Da expansão árabe à era dourada. In: SILVA, Paulo Duarte; NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa (orgs). Ensaios de história medieval: temas que se renovam. Curitiba: CRV, 2019. p. 143-162