Plano de aula: África Medieval

Objetivo geral

Abordar a África Medieval, direcionando a visão dos alunos para uma Idade Média mais plural e menos eurocentrada.

Objetivos específicos

– Abordar os estereótipos e representações negativas acerca de África, refletindo onde inserem e a que propósitos servem.

-Questionar o porquê não abordamos África de forma recorrente quando falamos de Medievo.

– Abordar algumas das principais representações elaboradas sobre a África no medievo europeu.

– Retratar Reinos Africanos Medievais e suas estruturas: Mali, Gana e Songai.

Sugestões práticas

-O professor pode começar a aula indagando aos alunos acerca de suas impressões sobre a África e assim, após realizar uma avaliação prévia do que a turma pensa, explicitar o conteúdo a fim de realizar os objetivos.

-O docente pode utilizar projetor para mostrar imagens que correspondem aos estereótipos sobre a África, usando também matérias de jornais, sites, revistas, questionando o porquê dessas construções.

-Posteriormente, pode indagar porque a África nos parece tão distante quando estudamos Idade Média

-Em seguida abordar os reinos africanos e suas particularidades.

– Por fim, abordar questão do domínio de narrativas na História, isto é, os perigos de uma História unilateral, única.

Justificativa

Discutir sobre esse eixo temático auxiliará na ampliação do senso crítico dos alunos, através de reflexões e desconstruções acerca do imaginário, discursos e representações negativas em torno de África, expandindo também suas ideias sobre Medievo, abordado agora como mais plural.

Conteúdos

África Medieval, visões de África, estereótipos acerca de África, Medievo plural

Recursos pedagógicos

Projetor de imagem, mapas, vídeos

Avaliação

Verificar por meio de debates e participação em aula o desenvolvimento individual de cada aluno.

REFERÊNCIAS

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras,

2019.

PINTO, Otávio Luiz Vieira. Made in Medieval: a ‘exportação’ do Medievalismo e a compreensão da História Africana. Antíteses, v. 13, n. 26, p. 126-155.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Da Aethiopia à África: as ideias de África, do medievo europeu à idade moderna. Fênix: revista de história e estudos culturais, v. 5, n. 4, p. 1-20, out./dez. 2008

Plano aula: África Medieval