Os trabalhos listados aqui incluem somente aqueles desenvolvidos no Laboratório de Mastozoologia, sob orientação ou co-orientação de Diego Astúa. Outros trabalhos orientados ou co-orientados, mas não necessariamente desenvolvidos no Laboratório, podem ser encontrados no CV Lattes de Diego Astúa.

2019

Gabriel Allisson de França Câmara. Caracterização citogenética e taxonomia dos roedores sigmodontíneos do Parque Nacional do Catimbau, PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Ísis Viviane Bezerra da Silva. Mapeamento e distribuição das áreas amostradas e identificação de áreas prioritárias para levantamentos de mamíferos na Caatinga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2017

Willyams Martins dos Santos. Uma reavaliação da relação entre tamanho cerebral, arborealidade e estrategias reprodutivas em marsupiais didelfideos através de métodos filogeneticos comparativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Paula Danyelle Ribeiro de Souza. Dieta de pequenos mamíferos da Caatinga e Floresta Atlântica no Nordeste do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2016

Lucas Andrade Oliveira Cavalcante. Análise morfométrica da variação e evolução do tamanho e forma no gênero Monodelphis (Didelphimorphia, Didelphidae). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2015

Lara Mariani de Lima. Marsupiais da Caatinga de Pernambuco e estados vizinhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2014

Helen Maria Duarte do Rêgo Barros.Variação geográfica de Trichechidae (Mammalia: Sirenia): análise morfométrica e citogenética. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada 

Leonardo de Melo Carneiro. Análises morfométricas e biomecânicas em fósseis de marsupiais do Novo Mundo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Paula Fernanda Arruda Maia. Roedores da Caatinga de Pernambuco e estados vizinhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Rebeca Pedrosa de Vasconcelos. Variação cariotípica do gênero Nectomys (Mammalia, Rodentia, Cricetidae) no Centro de Endemismo Pernambuco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2013

Arthur Ramalho Magalhães. Dimorfismo sexual de força de mordida e socialidade em Canidae (Carnivora). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Rafael de Albuquerque Carvalho. Estudos de integração morfológica e modularidade em marsupiais Neotropicais: uma comparação de abordagens de morfometria tradicional e geométrica. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2012

Taciana Rocha dos Santos. Analise parcimoniosa de endemismo (PAE) dos mamíferos terrestres do Novo Mundo. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Ana Carolina Bezerra Silva. Evolução do dimorfismo sexual e das estratégias bionômicas em marsupiais neotropicais (Didelphimorphia, Didelphidae). Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2011

Elis Marina Damasceno Silva. Evolução da força de mordida, encefalização e socialidade em Canídeos (Carnivora:Mammalia). Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).  Orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada

Elis Marina Damasceno Silva. Evolução da força de mordida, encefalização e socialidade em Canídeos (Carnivora:Mammalia). Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).  Orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada

2010

Isabella Bandeira de Oliveira. Variação geográfica em Caluromys philander (Linnaeus, 1758) (Didelphimorphia: Didelphidae). Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Raul Alves da Fonseca. Variação geográfica em Caluromys lanatus (Olfers, 1818) e Caluromys derbianus (Waterhouse, 1841) (Didelphimorphia: Didelphidae). Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada 

Rafael de Albuquerque Carvalho. Integração morfológica e modularidade em elementos do crânio e poscrânio de marsupiais didelfídeos (Didelphimorphia, Didelphidae). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Diego Astúa de Moraes

Thais de Castro Lira. Diferenciação morfológica nas espécies de Artibeus Leach, 1821 do Brasil (Chiroptera: Phyllostomidae). Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da Coodenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orientador: Diego Astúa de Moraes.

2009

Daniela Pedrosa de Souza. Dieta de Tyto alba (Strigiformes: Tytonidae) em áreas urbana e rural de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada

2008

Ana Carolina Bezerra Silva. Modelagem da força da mordida em marsupiais Neotropicais (Didelphimorphia, Didelphidae). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsa de IC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Orientador: Diego Astúa de Moraes.

Elis Marina Damasceno Silva. Variação geográfica na morfologia craniana da cuíca d’água Chironectes minimus (Didelphimorphia, Didelphidae). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco. Bolsa de IC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada

Patricia Pilatti Alves. Orientação orbital em marsupiais neotropicais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em CIências Biológicas) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista ITI-A do CNPq Co-orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada 

2007

Isabella Bandeira. Diferenciação morfológica entre espécies crípticas (Akodon cursor Akodon montensis, Rodentia, Sigmodontinae) através de morfometria geométrica. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Diego Astúa de Moraes. Produção vinculada.