Coordenação

Diego Astúa

Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia (UFRJ, 1995), Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (UFMG, 1998), Doutor em Ciências – Zoologia (USP, 2004), com pós-doutorado na UERJ (2005) e UCSD / San Diego Zoo Institute for Conservation Research, San Diego, California (2015-2016), e treinamento em Gerenciamento de Coleções de História Natural pelo National Museum of Natural History/Smithsonian Institution (2009).
Atualmente sou Professor Associado IV do Departamento de Zoologia da UFPE e Curador da Coleção de Mamíferos UFPE. Também atuo como orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, e como editor dos periódicos Journal of ZoologyMastozoologia Neotropical, Brazilian Journal of Mammalogy, Biota Neotropica e Check List. Sou membro do New World Marsupials Specialist Group (SSC/IUCN) e faço parte de Comissão de Coleções Mastozoológicas da Sociedade Brasileira de Mastozoologia.
Meus principais interesses incluem o estudo da diversidade morfológica e funcional de mamíferos e os processos evolutivos que levaram a esta diversidade. A maior parte dos meus trabalhos foi desenvolvida com marsupiais, que continuam sendo meu grupo favorito, mas hoje em dia tenho interesse em diversos outros grupos taxonômicos. Tendo desenvolvido a maior parte dos meus trabalhos com exemplares de coleções científicas, e sendo Curador da Coleção de Mamíferos UFPE, tenho também interesse pela área de Curadoria e Gerenciamento de coleções científicas. Devido ao importante papel regional dessa Coleção, temos desenvolvido também pesquisas para conhecer e caracterizar melhor a fauna de mamíferos, particularmente pequenos mamíferos terrestres e voadores, da região nordeste, com particular ênfase na mastofauna da Caatinga de Pernambuco e estados adjacentes.
E-mail – Currículo Lattes – Publons/ResearcherID – ORCID – Google Acadêmico (Citations)Scopus –  ResearchGate

Doutorado

Patricia Pilatti
Bacharel em Ciências Biológicas (UEPG, 2008). Mestre em Ciências Biológicas – Zoologia (UFPB, 2011).
Aluna de Doutorado do PPGBA-UFPE, Bolsista FACEPE.
Meu projeto de Doutorado avaliará os limites taxonômicos e relações filogenéticas de morcegos nectarívoros do gênero Lonchophylla Thomas (Phyllostomidae, Lonchophyllinae). Na graduação estudei a variação na orientação orbital nos marsupiais didelfídeos e sua relação com a ecologia alimentar do grupo, morfologia craniana e modos de locomoção. 
E-mail – Currículo Lattes

Mestrado

Francisco das Chagas Silva Neto
Licenciado em Ciências Biológicas (UFPE, 2019).
Aluno de Mestrado do PPGBA-UFPE, Bolsista CAPES.
Meu projeto de mestrado tem como objetivo avaliar a variação de tamanho e forma da mandíbula utilizando técnicas de morfometria geométrica em espécies viventes de marsupiais da ordem Didelphimorphia e quantificar a relação entre a forma e tamanho da mandíbula com a ecologia das espécies.
E-mailCurrículo Lattes

Paula Fernanda Arruda Maia
Bacharel em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE, 2014).
Aluna de Mestrado do PPGBA-UFPE. Bolsista CAPES.
Meu projeto de mestrado estou estudando a evolução morfológica do crânio e mandíbula das cuícas do gênero Marmosa. Em meu projeto de IC e TCC no Laboratório, estudei roedores da Caatinga de Pernambuco e estados vizinhos.

E-mail – Currículo Lattes

Júlio César da Silva
Licenciado em Ciências Biológicas (UFPE, 2017). Bolsista CAPES.
Aluno de Mestrado do PPGBA-UFPE. Coorientadora: Dra. Silvia E.O, Pavan
No meu projeto de mestrado estou analisando crânios e mandíbulas de espécies de marsupiais do gênero Monodelphis, assim como suas estratégias reprodutivas, com objetivo de melhor compreensão sobre a diversificação do crânio e mandíbula, variações intra e interespecíficas e a história evolutiva do grupo. 

E-mail – Currículo Lattes

Graduação

Luana Santana Lyra
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).
Fui aluna do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) nos anos de 2017-2018 e 2018-2019. O meu projeto analisa e identifica a dieta e endoparasitismo em pequenos roedores e marsupiais de Brejos de Altitude de Pernambuco, de modo a avaliar se existe variação geográfica em suas preferências alimentares, além de avaliar a ocorrência de endoparasitas.
E-mail – Currículo Lattes

Evelyn Winne de Brito Souza
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).
Meu projeto de TCC envolve a construção de um banco de dados de links para modelos tridimensionais de crânios de espécies da mastofauna brasileira..
E-mail – Currículo Lattes

Juann Aryell Francisco de Holanda Abreu
Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPE).
Fui aluno do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) nos anos de 2019-2020. Meus interesses envolvem as áreas de ecomorfologia e biomecânica, na qual desenvolvo meu projeto de IC com a descrição anatômica do aparato mastigatório de didelfídeos, assim como a utilização de modelo de estimativa de força de mordida baseado no comprimento de fibra muscular em correlação com a dieta apresentada entre representantes da família.
E-mail – Currículo Lattes

Lilian Kelly de Arantes Silva
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE).
Bolsista PIBIC (UFPE/CNPq)
Meu projeto envolve uma revisão bibliográfica quantitativa do conhecimento atual sobre mamíferos baseado no Handbook of the Mammals of the World.
Responsável pelo design e manutenção da página do Laboratório.
E-mail – Currículo Lattes

Milena Cavalcanti Silva
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).
Fui aluna do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) nos anos de 2019-2020. Meus interesses incluem morfologia, morfometria e conservação de mastofauna. Em meu projeto busco descrever taxonomicamente diferentes morfotipos de pequenos marsupiais da espécie Thylamys karimii, através de análises morfológicas e morfométricas, comparando-os às demais espécies do gênero e podendo ou não validá-los como táxons distintos.
E-mail – Currículo Lattes

Veja também os egressos do Laboratório aqui.