Coordenação

Diego Astúa

Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia (UFRJ, 1995), Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (UFMG, 1998), Doutor em Ciências – Zoologia (USP, 2004), com pós-doutorado na UERJ (2005) e UCSD / San Diego Zoo Institute for Conservation Research, San Diego, California (2015-2016), e treinamento em Gerenciamento de Coleções de História Natural pelo National Museum of Natural History/Smithsonian Institution (2009).
Atualmente sou Professor Associado III do Departamento de Zoologia da UFPE e Curador da Coleção de Mamíferos UFPE. Também atuo como orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, e como editor dos periódicos Journal of ZoologyMastozoologia NeotropicalBiota Neotropica e Check List. Sou membro do New World Marsupials Specialist Group (SSC/IUCN) e faço parte de Comissão de Coleções Mastozoológicas da Sociedade Brasileira de Mastozoologia.
Meus principais interesses incluem o estudo da diversidade morfológica e funcional de mamíferos e os processos evolutivos que levaram a esta diversidade. A maior parte dos meus trabalhos foi desenvolvida com marsupiais, que continuam sendo meu grupo favorito, mas hoje em dia tenho interesse em diversos outros grupos taxonômicos. Tendo desenvolvido a maior parte dos meus trabalhos com exemplares de coleções científicas, e sendo Curador da Coleção de Mamíferos UFPE, tenho também interesse pela área de Curadoria e Gerenciamento de coleções científicas. Devido ao importante papel regional dessa Coleção, temos desenvolvido também pesquisas para conhecer e caracterizar melhor a fauna de mamíferos, particularmente pequenos mamíferos terrestres e voadores, da região nordeste, com particular ênfase na mastofauna da Caatinga de Pernambuco e estados adjacentes.
E-mail – Currículo Lattes – Publons/ResearcherID – ORCID – Google Acadêmico (Citations)Scopus –  ResearchGate

Doutorado

Patricia Pilatti
Bacharel em Ciências Biológicas (UEPG, 2008). Mestre em Ciências Biológicas – Zoologia (UFPB, 2011).
Aluna de Doutorado do PPGBA-UFPE, Bolsista FACEPE.
Meu projeto de Doutorado avaliará os limites taxonômicos e relações filogenéticas de morcegos nectarívoros do gênero Lonchophylla Thomas (Phyllostomidae, Lonchophyllinae). Na graduação estudei a variação na orientação orbital nos marsupiais didelfídeos e sua relação com a ecologia alimentar do grupo, morfologia craniana e modos de locomoção. 
E-mail – Currículo Lattes

Mestrado

Francisco das Chagas Silva Neto
Licenciado em Ciências Biológicas (UFPE, 2019).
Aluno de Mestrado do PPGBA-UFPE, Bolsista CAPES.
Meu projeto de mestrado tem como objetivo avaliar a variação de tamanho e forma da mandíbula utilizando técnicas de morfometria geométrica em espécies viventes de marsupiais da ordem Didelphimorphia e quantificar a relação entre a forma e tamanho da mandíbula com a ecologia das espécies.
E-mailCurrículo Lattes

Paula Fernanda Arruda Maia
Bacharel em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE, 2014).
Aluna de Mestrado do PPGBA-UFPE,
Meu projeto de mestrado avaliará a evolução morfológica do crânio e mandíbula das cuícas do gênero Marmosa. Em meu projeto de IC e TCC no Laboratório, estudei roedores da Caatinga de Pernambuco e estados vizinhos.

E-mail – Currículo Lattes

Júlio César da Silva
Licenciado em Ciências Biológicas (UFPE, 2017).
Aluno de Mestrado do PPGBA-UFPE. 
No meu projeto de mestrado irei analisar crânios e mandíbulas de espécies de marsupiais do gênero Monodelphis, assim como suas estratégias reprodutivas, com objetivo de melhor compreensão sobre a diversificação do crânio e mandíbula, variações intra e interespecíficas e a história evolutiva do grupo.

E-mail – Currículo Lattes

Graduação

Luana Santana Lyra
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).
Fui aluna do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) nos anos de 2017-2018 e 2018-2019. O meu projeto analisa e identifica a dieta e endoparasitismo em pequenos roedores e marsupiais de Brejos de Altitude de Pernambuco, de modo a avaliar se existe variação geográfica em suas preferências alimentares, além de avaliar a ocorrência de endoparasitas.
E-mail – Currículo Lattes

Evelyn Winne de Brito Souza
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).
Estou iniciando um projeto de Extensão para o uso da Coleção de Mamíferos como ferramenta de educação e divulgação para crianças com deficiência visual.
E-mail – Currículo Lattes

Juann Aryell Francisco de Holanda Abreu
Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPE).
Meus interesses envolvem as áreas de ecomorfologia e biomecânica, na qual desenvolvo meu projeto de IC com a descrição anatômica do aparato mastigatório de didelfídeos, assim como a utilização de modelo de estimativa de força de mordida baseado no comprimento de fibra muscular em correlação com a dieta apresentada entre representantes da família.
E-mail – Currículo Lattes

Lilian Kelly de Arantes Silva
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE).
Meu projeto envolve uma revisão bibliográfica quantitativa do conhecimento atual sobre mamíferos baseado no Handbook of the Mammals of the World.
Responsável pelo design e manutenção da página do Laboratório.
E-mail – Currículo Lattes

Milena Cavalcanti Silva
Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).
Meus interesses incluem morfologia, morfometria e conservação de mastofauna. Em meu projeto busco descrever taxonomicamente diferentes morfotipos de pequenos marsupiais da espécie Thylamys karimii, através de análises morfológicas e morfométricas, comparando-os às demais espécies do gênero e podendo ou não validá-los como táxons distintos.
E-mail – Currículo Lattes

Veja também os egressos do Laboratório aqui.