Em linhas gerais, as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Mastozoologia visam o estudo da diversidade morfológica, taxonômica e evolutiva de mamíferos e os processos que levam a esta diversidade. Este estudo envolve desde a quantificação da diversidade morfológica e/ou taxonômica nos grupos estudados até a avaliação dos fatores que levaram a esta diversidade.
Assim, as pesquisas podem se enquadrar em três grandes linhas de pesquisa: Evolução morfológica de mamíferos Neotropicais, Diversidade e sistemática de mamíferos Neotropicais, e Ecologia e conservação de mamíferos neotropicais, que representam as grandes linhas do Grupo de Pesquisa do CNPq Morfologia, evolução e diversidade de mamíferos Neotropicais, coordenador pelo Dr. Diego Astúa. A primeira linha visa essencialmente quantificar a diversidade morfológica existente em determinados grupos de mamíferos, relacionado-a aos fatores evolutivos, ecológicos, comportamentais e ontogenéticos que possam ter levado à sua diversificação. Para tal, usamos técnicas de morfometria tradicional e geométrica, integrando-as com métodos comparativos e técnicas de estimativa de evolução e reconstrução de caracteres, associadas a filogenias já publicadas.
A segunda linha tem como objetivo caracterizar a diversidade taxonômica e sistemática de determinados grupos de mamíferos, com particular ênfase à mastofauna da região Nordeste do Brasil, sobretudo de Pernambuco e estados adjacentes. Dentro desta linha se insere a atuação do Laboratório dentro do PELD Catimbau.
A terceira linha aborda essencialmente estudos de ecologia, sobretudo autoecologia, de espécies de mamíferos Neotropicais, em particular pequenos mamíferos do Nordeste do Brasil.
Para saber mais dos projetos de cada integrante do LabMz, visite a seção de integrantes, e acesse o currículo de cada um ou nos escreva.