COLEÇÃO DE MAMÍFEROS UFPE
Apresentação, Histórico e Acervo
A Coleção de Mamíferos UFPE, fundada em 1968 por iniciativa do Professor Deoclécio de Queiroz Guerra, é uma das mais antigas do Norte e Nordeste do Brasil, incluindo exemplares que datam da década de 60.
Encontra-se atualmente sob a curadoria do Prof. Diego Astúa (desde 2006), e conta com um acervo de cerca de 3.700 exemplares tombados (dados de dezembro de 2019), constituindo assim a segunda maior coleção de mamíferos da região nordeste, após a Coleção de Mamíferos da UFPB.
É a principal coleção de referência do estado, e seu acervo tem aumentado recentemente graças ao estabelecimento de acordos de cooperação com outras instituições de pesquisa e agências, como a UFRPE (através da doação do material mastozoológico presente naquela instituição), o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ (através do depósito de material coletado em seus projetos de monitoramento de zoonoses, como peste, hantaviroses e esquistossomose) e o CETAS – CPRH (que tem doado material apreendido ou exemplares que falecem no CETAS).
Estes esforços de cooperação iniciados em 2006, assim como coletas mais intensas por membros do Laboratório de Mastozoologia, aumentaram o acervo de forma significativa, passando dos 1.480 exemplares tombados quando assumimos a curadoria para cerca de 3.700 exemplares aproximadamente, perfazendo assim um aumento de cerca de 150%.
Baixe aqui um artigo publicado em 2011 sobre a Coleção de Mamíferos UFPE