Júri Oficial

José Ribeiro


Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, bacharel e Cinema pela Escola Superior Artística do Porto, Mestre em Comunicação Educacional Multimedia, Doutor em Antropologia com incidência em Antropologia Visual / Antropologia e Cinema. Fui professor em Universidades em Portugal, França, Espanha, Brasil e Argentina, coordenei Grupos de Investigação, orientei algumas dezenas de dissertações e teses. Atualmente coordeno o Grupo de pesquisa CINEMAS do ID+ Instituto de Design, Cultura e Media e Grupo de Estudos Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE – Associação de produção e Animação Audiovisual, coordeno o FORA DE CAMPO – Curso de Verão integrado no MDOC- Festival Internacional de Documentário de Melgaço e participo em diversos júris de Festivais de Cinema e de Provas Académicas e desenvolvo o Projeto de pesquisa e produção audiovisual: ENTRE IMAGENS – Cinema para todas as idades. Professor visitante da Universidade Federal de Pernambuco.

  

Cecilia da Fonte

Cecilia da Fonte é diretora, roteirista, pesquisadora e produtora. Escreveu e dirigiu os filmes Sexta Série, Parquelândia, Território Suape e Estamos te esperando em casa. Atua na Ventana Filmes, produtora cultural independente que assina a realização de curtas e longa-metragens, projetos de formação e mostras e incide em ações de democratização do cinema sob uma perspectiva feminista desde 2012. Integra e constrói o coletivo Mulheres no audiovisual PE desde 2016.

 

Rennan Peixe

 

Rennan Peixe é um homem negro, educador e realizador audiovisual. Tem atuação como diretor de fotografia, operação e assistência de câmera. Possui graduação em Artes Visuais e especialização em Semiótica. Seus filmes tem como tema a religiosidade e a cultura popular com recorte identitário e racial. Sobre suas produções mais recentes, dirigiu os curtas-metragens “Mestre Hamilton da Ciranda Santanna” e “Laroyê” em 2020. Foi diretor de fotografia do média metragem “A Nossa História Contada e Cantada em Primeira Pessoa” em 2022 e dos curtas “Ìyá Dúdú devoção e rExistência” e “Queda”, ambos em 2021.

 

Graciela Guarani

 

Produtora Cultural, Diretora e roteirista e curadora, nascida e crescida na aldeia Jaguapiru, pertence aos povos Guarani e Kaiowá de MS, atualmente reside no T.I Pankararu-PE Em seu currículo assina a direção, roteiro e fotografia em mais de 8 obras audiovisuais, Dentre eles se destaca na direção e fotografia no longa documental premiado internacionalmente “ My Blood is Red”(Needs Must Film). Foi autora no especial da rede Globo “Falas da Terra”. Integra o time de direção na segunda temporada da série “Cidade Invisível” (NETFLIX). Assina como chefe de roteiro no projeto de Gamer animação intitulado “Entre as Estrelas” (SPLIT). Uma das roteiristas e diretoras na serie antológica “Historias Impossíveis (2023) – TV GLOBO. Conselheira da rede Katahirine, a primeira rede de mulheres indígenas cineastas do Brasil.

 

Dayanna Louise

 

Cria da zona da mata norte de Pernambuco, se fez Licenciada em História, Especialista em História do Nordeste, Bacharel em Serviço Social, Mestra em Educação e professora da rede estadual de ensino. Garota do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS), sua pesquisa de doutorado versa sobre narrativas transvestigenere no sistema carcerário a partir do audiovisual.