Filmes Inscritos XI

Título: O Durião Proibido (2021, 19′)

Sinopse: Um brasileiro morando na Tailândia se apaixona por Haruki, japonês que vai deixar o país em algumas semanas.

Roteiro, Direção, Montagem e Narração: Txai Ferraz

Direção de Fotografia: Vinicius Gomes, Txai Ferraz

Som: Caio Casagrande, Txai Ferraz

Direção

Cena do filme

Título: Direitos Humanos e Justiça em Djobel

Sinopse: O documentário foca a triste realidade de homens, mulheres e crianças de Djobel, vila do grupo étnico Felupe que está localizada no Noroeste de Guiné-Bissau. As pessoas de Djobel lutam diariamente contra as mudanças climáticas ocasionadas pelo efeito estufa e tentam desesperadamente construir barreiras que possam bloquear a elevação do nível do mar. Ao mesmo tempo, uma realocação da população de Djobel é quase impossível, pois esbarra em desentendimentos e rivalidades milenares com os demais grupos étnicos da região. Os habitantes buscam sobreviver em um meio hostil e pouco favorável para uma vida humana com dignidade.

Equipe Técnica

País de origem: Guiné-Bissau

Ano de produção: 2021

Duração: 11 minutos

Diretor: Djibril Iero Mandjam

Imagens e edição: Darcicio Barbosa e Albano Barai

Assistente: Nivaldina Neves e Adulai Jalo

Distribuição: Marcelo Ribeiro Filho

Direção

Cena do filme

Título: Rema nascentes: a vida pede passagem (2021, 16:44 min)

Sinopse: Filme-escavação de lugar específico, Bixiga, São Paulo. Coreografia de forças que atravessam o presente. Filmancia, vidência é a visão do que está tomando forma. Alegoria: lobby-cor, especula. Oco no peito da cidade, Rocha. Pousa uma ave de Rappina. Novidade: Quilombo, boca, viela, beco: passo. Vai-Vai ter Samba branco e preto. “Passagens” pictogramas do W. Benjamin. Progresso: tapo um rio enquanto posso. Mercadoria: mata, arraso, Metro. O real estado das coisas, real estate: banimento do orgânico. Cita-chão, taiobas-bravas, abacates, tanques d’agua, Oxum: reação (cosmo)política. Rema nascentes: a vida pede passagem.

Equipe Técnica:

Film Design: Ж;

Sound: Ж; 

Camera: João Rubio Rubynato & Ж;

Field Recording:  Akira;

Cast: Carla Lombardo (Lobby(ster) with a Theodolite);

Music: Vai –Vai Samba School (Drums); José Bispo & Mario Pereira (Chants for Oxum); Halim el Dabh & Ron Slabe (Aviary);

Pictograms: Walter Benjamin;

Painting: Surubim Feliciano da Paixão

Film labs: Andec Berlin & Subversões Fotoquímicas (Distruktur workshop) Transfer 16mm to

HD: Korn Manufactur

1º Prêmio Aldir Blanc de Apoio ao Audiovisual da Cidade de São Paulo

Direção

Cena do filme

Título: Devoção D’Abadiinha

Sinopse: Devoção D’Abadiinha é um filme de bolso, etnobiográfico que apresenta a derradeira voz da foliã e devota Abadiinha durante a pandemia em que as manifestações populares estão suspensas.

Ficha Técnica:

Direção: Lucinete Morais e Thaynara Rezende

Direção de arte: Abadiinha

Fotografia: Thaynara Rezende

Som direto: Raissa José Produção: Raissa José e Lucinete Morais

Edição e Legendas: Thaynara Rezende

Pesquisa, Argumento e Roteiro: Lucinete Morais

Produção: Raissa José, Lucinete Morais

Realização: Luppa Criativa

Direção

Cena do filme

Título: Caminharte

Sinopse: Documentário autobiográfico que apresenta a trajetória do artista ambientalista Helder Antônio com a técnica de reaproveitamento dos elementos do cerrado e descartes urbanos. O cerrado é um caminho. A cidade é outro. O caminharte Helder faz o caminho do MEIO para preservação, valorização e sensibilização do cerrado como nosso patrimônio.

FICHA TÉCNICA

Direção compartilhada: Helder Antônio, Lucinete Morais e Vincent Emanuel Glen Gielen

Assistente de direção: Alexandre Ferreira e Zara Morais

Roteiro: Helder Antônio e Lucinete Morais

Produção: Lucinete Morais

Assistente de Produção: Zara Morais e Dalily Corrêa

Fotografia: Vincent Emanuel Glen Gielen

Assistente de Fotografia: Alexandre Ferreira

Som direto: Alexandre Ferreira e Gabriel Tavares

Edição: Vincent Emanuel Glen Gielen

 

Direção

Cena do filme

Título: Marta Kalunga

Sinopse: Conduzidos pelo corpo/território de Marta, vamos de encontro com sua história, sua busca pela valorização da memória e preservação da cultura Kalunga, entremeadas por seu tear e dança da Sussia.

Ficha Técnica:

Cavalcante, Goiás, Brasil. 2022

Distribuição: Thaynara Rezende Produções

Direção

Marta Kalunga

Lucinete Morais

Thaynara Rezende

Protagonista

Marta Kalunga

Elenco

Iáia Procopia – Rezadeira e Matriarca Kalunga Ddo Riachão/Monte Alegre de Goiás

Bia Kalunga – Neta de Iáia Procópia e Liderança Comunitária

Henri (Indy) – Francês

Delcimar Borges (Cabeça) – Dono Do Bar

Edezio Silva (Parceiro) – Sanfoneiro

Romão Ferreira – Zambumbeiro

Pesquisa, Roteiro

Lucinete Morais, Marta Kalunga 

Produção, Produção Executiva

Lucinete Morais, Marta Kalunga 

Direção de Fotografia

Thaynara Rezende, DAFB

Desenho de Som, Som Direto

Marlúcio Rezende, Thaynara Rezende, DAFB

Trilha Sonora

Marlúcio Rezende

Música Original

Josué Do Cerrado

Preparadora Corporal

Fernanda Muniz

Arte Gráfica e Cartaz

Mariana Waechter

Transcrição

Janaina Santa Cruz

Tradução Inglês

Gabriel Stone

Tradução Espanhol

Violeta Arvin Casoni

Tradução Alemão

Stefan Kellner

Legendas

Thaynara Rezende, DAFB

Direção

 

Cena do filme

Título: Mutsoóngo Malaávu / O Pegador de Vinho de Palma (Brasil / France 2023, 19′)

Sinopse: No coração da República Democrática do Congo, os pegadores de vinho têm um papel fundamental na vida social do povo Yoómbe. Escalam os dendezeiros para extrair esta bebida ancestral para compartilhá-la entre familiares e amigos nas aldeias.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro:  Rosa Vieira

Direção de Fotografia: Rosa Vieira

Produção: Rosa Vieira

Operador de Câmera: Rosa Vieira, Ricardo Campello

Montagem: Luisa de Mello

Técnica de Som Direto: Rosa Vieira

Desenho de Som e Mixagem: Antônio DMC, Rafael Kneif

Finalização: Ítalo Rocha

Pós-Produção: Quanta

Colorista: Samanta do Amara

Apoio: Centre Maurice Halbwachs; Fondation Martine Aublet; FAPERJ CAPES; PPGAS/UFRJ; NUCEC/UFRJ

Elenco: Pa Defao, Pa Seka, Za, Pa Germain, Pa Cedrik, Pa Jean P., Pa Totilla, Pa Guimas

Distribuidora: Arapuá Filmes

Produtora: Zingu

Direção

Cena do filme

Título: Urbanografia do Caus (Brasil, 2022, 24′)

Sinopse: Em um universo de 25 entrevistas, o recorte de quatro delas constituí o primeiro vídeo da “Urbanografia do Caus”, que retrata a partir de relatos etnobiográficos/ video portrait o cotidiano de alguns pixadores e grafiteiros da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com relatos de Gud, Sodac, Kawany Tamoyos, Goma, com imagens características da etnoficção e cinema verdade, a proposta documental foi criada através da pesquisa de doutorado em conjunto com os principais interlocutores do campo de estudo, que assinam em conjunto a direção do filme. Gud é um dos artistas mais antigos em atuação na RMBH, dentre suas falas há um destaque para o graffiti vandal e suas provocações políticas. Sodac é morador de uma das favelas do Aglomerado da Serra, ele retrata aspectos sociais e políticos em suas intervenções, tem no samba uma de suas inspirações e as imagens buscam ilustrar estes aspectos. Kawany Tamoyos tem raízes indígenas, que estão presentes nas figuras femininas de seu trabalho. Goma fala sobre a sua trajetória e sobre as perseguições que sofre do Estado há mais de uma década. Metodologicamente o filme apresenta técnicas de etnografia de rua, etnografia de duração, câmera participante, etnoficção e documentário poético/ participativo/ performático.

Ficha Técnica:

Direção: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro

Argumento: Thiago de Andrade Morandi, Regina de Paula Medeiros

Roteiro: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro

Diretor de Fotografia: Thiago A. Morandi

Imagens: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini

Edição: Ana Nolasco, Thiago A. Morandi

 
Direção

Cena do filme

Título: Cante, Poeta! (Brasil, 2022, 19′)

Ficha técnica

DIREÇÃO: João Miguel Sautchuk

FOTOGRAFIA: Carol Matias, Rivelino Mourão

SOM DIRETO: Chico Bororo, Daniel Moraes (Jack), Marco Rudolf

ARGUMENTO: João Miguel Sautchuk

ROTEIRO: Igor Z. Cerqueira

MONTAGEM, COLORIZAÇÃO e FINALIZAÇÃO:  Sergio Azevedo

DESENHO DE SOM e MIXAGEM: Olivia Hernández

PRODUÇÃO: João Miguel Sautchuk, André Leão, Mauro Lira, Nícolas Lopes

PESQUISA: João Miguel Sautchuk, Daniel Simião, André Leão, Felipe Porfírio Silva,Amalle Pereira, Wagner Chaves

MOTORISTA: Josué Manchete

Direção


Cena do filme

TítuloNossos Passos Seguirão os Seus…(Brasil, 2022, 13′)

Sinopse – português

Apagado da história oficial do movimento operário brasileiro, Domingos Passos, um aguerrido militante anarquista, sai das sombras em direção à eternidade…

Ficha Técnica

Pesquisa, Roteiro e Direção: Uilton Oliveira

Produção Executiva: Gabriela Holz

Produção: Janaina Oliveira Re.Fem

Assistente de Direção: Camila de Moraes

Elenco: Alessandro Conceição, Sombra dos Policiais, Alessandro Conceição Cachalote Mattos

Fotografia: Hugo Anikulapo Lima

Direção



Cena do filme

Título: Quando Bento era São (Brasil, 2022, 9′)

Sinopse: Um poema escrito em cartazes “ecoa” nas ruínas de Bento Rodrigues/MG, relembrando a infância de um dos atingidos do rompimento da Barragem de Fundão.

Abordando ativismo socioambiental, resíduos sólidos, contaminação, poluição, políticas públicas, habitação

Direção: Clementino Junior

Roteiro: Genival Pascoal, Mirella Sant’Ana, Clementino Junior

Produção: Mirella Sant’Ana, Clementino Junior

Empresa produtora: GEASur e Crème De La Clems Produções

Fotografia: Clementino Junior

Edição: Clementino Junior

Direção


Cena do filme 

Título: Romão (Brasil, 2022, 10′)

Sinopse: Marcos Romão, personagem importante da militância negra no Brasil e que atuou em outros países, faz uma breve reflexão sobre as diferenças do combate ao racismo ao longo de 4 décadas de abertura política.

Ficha Técnica

Elenco: Marcos Romão

Direção, Roteiro, Produção, Fotografia, Edição, Finalização, Pesquisa: Clementino Junior

Assistente de Direção: Pedro Gomes

Material documental: Acervo CULTNE

Transcrição: Darlene Santos

Distribuição: Borboletas Filmes & Pombagens

Realização: Cineclube Atlântico Negro


Direção

Cena do filme

Título: Berimbauzeiro (BRASIL | 2021 | 20’)

Sinopse: No sul do Brasil, Mestre Churrasco explora sonoridades e formas de estar no mundo através da criação de berimbaus inusitados. A relação com o corpo, a natureza e a musicalidade, sempre marcada pela expressão do lúdico e pelo espírito inventivo do personagem, compõe a narrativa.

FICHA TÉCNICA

Direção: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta

Roteiro: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta

Câmera: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta

Montagem: Marco Poglia

Som direto: Lucas Nascimento

Desenho de Som: Tiago Bello

Produção: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta

Pesquisa: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta

Direção

Cena do filme

Título: Luta pela Terra

Ficha técnica

ROTEIRO: Camilla Shinoda; Tiago de Aragão; Everton Mura; Elivanilda Macuxi; Erdirneisson Macuxi.

DIREÇÃO: Camilla Shinoda; Tiago de Aragão.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Adriana Huber; Ana Rabêlo; Christian Crevels.

PESQUISA: Christian Crevels; Camilla Shinoda; Tiago de Aragão.

PRODUÇÃO: Ana Rabêlo – Direção de Produção; Christian Crevels – Produção Local

DISTRITO FEDERAL

FOTOGRAFIA: Lipe Duque

SOM DIRETO: Arthur Egydio

AMAZONAS

FOTOGRAFIA E SOM DIRETO: Everton Mura; Pedro Henrique Monteiro da Gama;

Victor Bruno da Silva Leite; Iago da Cruz Teixeira; Douglas William de Souza Monteiro; Izaneide da Cruz Teixeira; Fernando Mourão Ambrósio; Adriano Marques Lima; Tainá Ferreira da Fonseca; Anderson Ferreira Dias.

RORAIMA

FOTOGRAFIA E SOM DIRETO: Elivanilda Macuxi; Erdineisson Macuxi;Gerenciamento de Mídia Audiovisual – GMA; Christian Crevels; Caique Souza; Erdineisson Macuxi; Tiago de Aragão.

MONTAGEM: Tiago de Aragão; Camilla Shinoda

CORREÇÃO DE COR E FINALIZAÇÃO: Lipe Duque

EDIÇÃO DE SOM: Arthur Egydio

Direção


Cena do filme

Título: Onde aprendo a falar com o vento

Sinopse: Onde aprendo a falar com o vento conta a história de um grupo de jovens de Oliveira, Minas Gerais, que fundou o Reinadinho, um festejo do Reinado protagonizado só por crianças e jovens. Tendo a Capitã Pedrina como mentora, aprendem sobre sua história e a história de seus antepassados, vivenciando esta tradição afro-diaspórica como espaço de cura e aprendizagem. Convidados pelo filme, refletem sobre o papel da escola e do Reinado enquanto espaços de educação.

Ficha técnica

Gênero: Documentário

Duração: 26’

Local de produção: Belo Horizonte/Oliveira, MG

Produtora: Apiário Estúdio Criativo

Direção: André Anastácio e Victor Dias

Roteiro: André Anastácio, Luísa Lanna e Victor Dias

Produção Executiva: Fernanda Salgado

Direção de Produção e Assistência de Direção: Paula Kimo

Assistência de Produção: Renata Martins

Direção de Fotografia: Bernard Machado

Assistente de Câmera: Labibe Araújo

Captação de Som Direto: Marcela Santos

Montagem: Luísa Lanna

Desenho de Som: Daniel Nunes

Identidade Visual: Äline Besourö

Animação de Letterings: Fernando Cunha

Elenco: Elislaine Aparecida da Silva, Hudson de Souza Machado, Kenedy Kauã dos Santos, Mateus Rosa Santos, Michael dos Santos Moreira, Otávio Dias de Fátima e Capitã Pedrina de Lourdes Santos.

Direção

Cena do filme

Título: ATRO

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil

Pesquisa: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil

Desenho Sonoro: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil

Montagem: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil

Mixagem: Rodrigo Brasil

Produção: Fran Nascimento


Direção


Cena do filme

Título: Essa terra é meu quilombo

Sinopse: Gerações de mulheres negras moradoras de três quilombos urbanos no Amapá compartilham suas vivências e suas relações de sabedoria ancestral com suas terras, a partir da colheita com a agricultura, da cura que vem das plantas, da preservação de suas culturas.

Local de Produção

Macapá/AP

Ficha Técnica

Elenco: Zefa Chagas, Dona Joaquina, Mayara Ramos, Leci Menezes, Maria Simone, Suelma Ramos, Thais Chagas

Roteiro e direção: Rayane Penha

Produção executiva: Rayane Penha

Direção de Fotografia: André Cantuária

Assistentes de Fotografia: Fernando Moura e Jhenni Quaresma

Imagens adicionais: Régis Robles / Catraia Filmes

Som direto: André Canturária

Ilustração e Animação: Mário Melanin

Trilha Original: Anthony Barbosa e Grupo de Marabaixo Manoel Felipe

Finalização: Saturação

Realização: Catraia Filmes

Direção

Cena do filme

Título: El último de Arganeo

Ficha técnica:

Idea original y guión: David Vázquez

Coguionista: Lorena Gallardo

Fotografía: Humbero Novoa y David Vázquez

Sonido: Humberto Novoa

Montaje: David Vázquez

Apoyo Logístico: Cristina Rodríguez

Banda Sonora: Edilberto Rodríguez

Una producción de Pinancho Audiovisuais con la colaboración de Instituto Leonés de Cultura (Diputación de León)

Direção


Cena do filme

Titulo  Favela é Moda

Sinopse em português:

Favela é Moda é um longa-metragem documental que aborda a recente tendência do surgimento de agências de modelos nas periferias cariocas. O filme analisa a profissão de modelo como um caminho cada vez mais perseguido por adolescentes e jovens das comunidades em busca de visibilidade, distinção e ascensão social.

Sinopse em inglês:

The film is about how the identity of peripheric neighborhoods in Rio de Janeiro pervades the daily life of it’s population launching, for this, a look at the life of a young people group that integrate the team of slum model agencies and aspire to the career of top models.

Ficha Técnica:

Direção: Emílio Domingos

Produção: Galba Florêncio e Luísa Surerus

Direção de Produção: Leticia Monte

Produção Executiva: Leticia Monte e Lula Buarque de Hollanda

Produtor Associado: Thales Banzai

Direção de Fotografia: Léo Bittencourt

Montagem: Jordana Berg e Emílio Domingos

Som Direto: Bruno Espírito Santo

Logger: Luísa Surerus e Gonzalo Gaudenzi

Roteiro: Emílio Domingos e Simplício Neto

Assistente de Direção: Luísa Surerus

Fotografia Adicional: Paulo Castiglioni, Rita Albano, Gonzalo Gaudenzi, Daniel Neves,

Saulo Nicolai e André Martins

Som Adicional: Júlio Lobato e Gustavo Andrade

Produção de Set: Luísa Surerus

Pesquisa: Emílio Domingos

Assistente de Edição: Tamiris Lourenço

Still: Francisco Proner, Rafael Aguiar, Joana Diniz e Gonzalo Gaudenzi

Estagiária: Sthefani O. Cruz

Designer e Videografismo: Rodrigo Lima

Edição de Som e Mixagem: Vinicius Leal (Audiorama)

Assessoria de Imprensa: Joca Vidal

Assistente de Produção Executiva: Galba Florêncio

Motorista: Tiago/Rafael, Moura/ Luciano

Música: Guilherme Ferraz; Márcio Brito Neto

Co-produção: Espiral e Osmose Filmes para o Canal Curta!

Direção

Cena do filme

 

Título: Pãn Vanh – Rastros

Sinopse: O vento não trouxe só uma semente, junto dele vieram as lembranças, memórias e diversas narrativas a respeito de um passado que deixou marcas e rastros. O filme documentário curta-metragem é uma homenagem post mortem para meu avô Orlando Mongconãnn, indígena pertencente ao povo Laklãnõ/Xokleng. Dos álbuns de família conformou o ponto de partida dessa produção que me levou gradualmente a ver a memória como processo inicial, e por outro lado, foi também crucial (re)visitar e interagir com alguns lugares que meu avô percorreu e viveu durante sua permanência nesse mundo. Fortes ventos soprarão e levarão folhas, imagens e lembranças na busca de uma aproximação entre dois mundos, o dos vivos e dos mortos.

Ano: 2021.

Duração: 17min13s.

País: Brasil.

Roteiro, Produção, Fotografia, Direção e Montagem: Ítalo Mongconãnn.

Trilha e Desenho de som: Beli Bertalha.

Direção

Cena do filme

Título: A nossa história contada e cantada em primeira pessoa

Sinopse: Esse documentário enfatiza a importância da oralidade para a manutenção e continuidade das suas tradições e memórias dentro de Quilombos urbanos e entre aqueles que produzem a cultura afro-brasileira. A proposta é escutar as vozes do nosso povo para contar a sua própria história e entender as várias formas de produção de conhecimento dentro da diáspora africana. Para cada encontro, Hélio Abulidu e Amanda Ganimo compuseram canções para que, assim, a nossa história seja contada e cantada.

Ficha técnica:

Roteiro e direção: Amanda Ganimo

Fotografia e edição: Rennan Peixe

Direção executiva: Alê Carvalho

Arranjos, direção musical e trilha sonora: Vinicius de Farias

Composições das canções: Amanda Ganimo e Hélio Abulidu

Músicos: Arnaldo do Monte, Zé Freire, Nelson Brederode, Vinícius de Farias, Emanuel Apaminondas, Hélio Abulidu

Entrevistados: Quilombo do Catucá (Mãe Elaine e Moa Anjos), Maracatu Leão Coroado (Karen Aguiar) e o Mestre Naná de Santana

Assessoria de Imprensa: Daniel Lima

Intérprete de Libras: Carlos Oliveira

Designer gráfico: Hélida Pinto

Direção

Cena do filme

 

Título: Aqui é meu lugar

Sinopse: Retrato documental sobre Paulo Dallier, pintor expressionista, 90 anos de vida no Morro da

Conceição, no Rio de Janeiro. Sua família iniciou um processo para retirá-lo de seu ateliê movida pela especulação imobiliária e enquanto o processo corre na justiça, ele busca forças para continuar filmando.

Ficha Técnica

Elenco: Paulo Dallier

Roteiro e Direção: Breno Soares

Produção Executiva: Lucas Rossi

Direção de Fotografia: Rudá Capriles

Assistente de Câmera: Claudio Gustavo e Douglas Picolo

Imagens Aéreas: Marcelo S. Jr.

Contrarregra: Marcelo Melo

Maquiagem: Matheus Pasticchi

Som Direto: Thiago Rodrigues e Eloi Mattar

Desenho de Som: Mino Alencar

Montagem: Fernando Teixeira e Pedro Widmar

Color Grading: Bernardo Neder

Designer: Pablo Pablo e Flávio Soares

Empresas Produtoras: Germinal Filmes

Direção

Cena do filme

Título: Memórias do fogo de 1951

Direção de produção – Ramon Rafaello

Direção executiva – Karkaju Pataxó

Pesquisa e roteiro – Ramon Rafaello

Assistente de produção – Jéssica Silva; Ibiraí Pataxó e Akurinã Pataxó

Operador de câmera – Ramon Rafaello e Jheyds Lemos

Captação de áudio – Jheyds Lemos

Voz – Carlos Laserra

Direção

Cena do filme

Título: Voltar ao campo – Recampesinización

Sinopse: O documentário “Recampesinisação” visibiliza o processo de “deslocamento forçado” na comunidade do Cairo na Colômbia, como também indaga o transcurso de “voltar ao campo”. O conflito histórico colombiano deixou até setembro de 2018 mais de oito (8) milhões de pessoas deslocadas, sendo o país com mais deslocados internos no mundo, de acordo com Unidade para a Atenção e Reparação Integral para as Vítimas da Colômbia (UARIV). O governo nacional está implementando diferentes programas e iniciativas para garantir a “restituição de terras” para a população deslocada. No município do Cairo no Estado do Vale do Cauca, na Colômbia, tem um interessante processo de Re- campesinisação que já tem dez anos e que foi implementado com grupos de famílias que foram deslocadas forçadamente de diferentes estados da Colômbia. Essa experiência é uma das iniciativas que, apesar dos seus inconvenientes, é bem-sucedida, em comparação a outros casos de restituição implementados no país.

Ficha técnica

Ano de produção: 2020

Duração: 10:59

País de produção: Colômbia

Local da Filmagem: Cairo, Valle del Cauca

Idioma: espanhol com legendas em português

Técnicas de gravação: Máquina Canon T3 e imagens de drone.

Diretor: Javier Alonso Sanchez Cidade: E-mail: jaalsanchez@utp.edu.co

Produtor: Andres Sanchez Cidade:

Nome da empresa de produção: Camaleón interative media

Distribuidor: Alejandro Escobar E-mail: alescobar@utp.edu.co

Roteiro: Javier Sanchez e Andres Sanchez

Direção de fotografia: Alejandro Escobar

Edição: Juan David Suarez

Som: Juan Guillermo Villegas

Direção

Cena do filme

Título: Pedro e Inácio

Ficha técnica:

Direção e Roteiro: Caio Dornelas

Direção de Fotografia: Breno César

Produção Executiva: Caio Dornelas

Direção de Produção: Eva Jofilsan

Montagem: Caio Sales

Técnico de Som Direto: Alison Santos, Ariel Maia

Desenho de Som e Mixagem: Alison Santos

Assistente de Direção: Renatto Mendonça

Assistentes de Câmera: Carlinhos Albuquerque, Sylara Silvério

Designer: Raphael Maia

Finalização e Cópias: Rafael Amorim

Produção local: Edmário José

Estagiário: Saulo Ferreira

Controller: Rosinha Assis

Trilha Musical: Cláudio Rabeca

Produção de Set: Jairo Dornelas

Elenco: Edmário José, Maria Lucy, Maciel José, Oscar José

Distribuidora: Arapuá Filmes

Produtora: 9 Oitavos

Direção

Cena do filme

 

Título: SENHOR DA TERRA

Ficha técnica:

Direção, Roteiro, Fotografia, Som e Montagem: Airla Virginia; Constança Mesquita; Dodo Trajano; Emerson de Arruda (Darue); Filipe Alves; Hayanna Karla; Michael Laymistone; Ivon Apolinario; Keissy Vanderley; Kelven Rodrigo; Mirela Maria; Priscilla Melo; Yorubá Pinheiro; Victor Talisson

Cena do filme

Título: Entre fotografias e memórias: à família Macedo

Sinopse: Onde circulam as imagens do passado? A quem pertencem as memórias? Como são compartilhadas? Este filme conta a história de dois fotógrafos, Antônio Macedo e Ronaldo Moreira, onde narram as experiências e os trabalhos de Raimundo Macedo, pioneiro na fotografia na cidade de Mamanguape – PB. As histórias evocadas pelas fotografias nos revelam autorias, contextos e diversas experiências da profissão fotógrafo nos tempos antigos no vale do Mamanguape- PB.

Ficha Técnica:

Roteiro, pesquisa e edição: José Muniz Falcão Neto

Filmagens: José Muniz Falcão Neto

Fotografias antigas: Acervo fotográfico Júnior da locadora – coletadas nas páginas do Facebook – Mamanguape Minha Terra e Mamanguape conta as suas histórias

Vídeo de arquivo: Cedido por Júnior da locadora; Formatura do ABC do Instituto Moderno 1990 – Arquivo da escola

Colaboradores (personagens): Antônio Macedo; Ronaldo Moreira; Daniel Pessoa Falcão

Trilha sonora:  In Memory of Jean Talon – Mini Vandals; Verpers on the shore – Mini Vandals

Direção

Cena do filme

 

Título: Incomuns

Sinopse: Um filme colaborativo que retrata a experiência de coletivos artísticos e culturais da cidade de São Paulo por meio do olhar e sensações de seus participantes. A narrativa revela inúmeras redes de cuidado e apoio que persistem por meio do convívio com a diferença, da construção de um “comum”, do acesso à cidade, e do acolhimento de tudo aquilo que se entende como incomum.

Ficha técnica:

Pesquisa, articulação e realização: Isabela Umbuzeiro Valent

Filmagens e Entrevistas realizadas pela Oficina audiovisual para coletivos artísticos

Coordenação: Isabela Umbuzeiro Valent

Direção audiovisual e de fotografia: Fábio Ranzani de Paiva e Artur de Leos – Zine Filmes

Produção: Isabela Umbuzeiro Valent e Zine Filmes

Assistente e estagiária: Yasmin Lopes de Oliveira

Apoio: Ponto de Cultura É de Lei

Participantes realizadores: Aécio Cardoso; Ana Márcia Schaeht; Ana Vitória Custódio; Carlos Augusto; Carlos Correia; Chico Brasil; Daniel Nolan; Fernando Pena; Francisco José da Silva; Jayme Menezes; Joel Soares Procópio; Juliana Bueno; Maicon Pop; Maria Aparecida de Souza Reis; Maria Genevieve Bento; Paulo Henrique da; Costa Lopes; Vitor Paulino S. Junior; Rodinei Coli.

Direção e produção executiva: Isabela Umbuzeiro Valent

Roteiro: Isabela Umbuzeiro Valent e Bruno Rico

Montagem: Bruno Rico

Assistente: Yasmin Lopes

Realização: Incomuns

Colaboração: Zine Filmes e Rico Filmes

Direção

Cena do filme

Título: Etnografia ao pé da máquina

Sinopse: O campo de pesquisa vai do ateliê de costura ao Terreiro Ilê Asè Oyá Gigan na cidade de Campina Grande (PB) dirigido por Fabrício Souza Medeiros, a interlocutora é a costureira Elainy Paulo dos Santos, o objeto é a roupa e a personagem principal é a Mestra Paulina.

Ficha técnica:

Direção: Larissa Lira

Vídeo/fotografia: Larissa Lira

Edição: Larissa Lira

Gênero: Filme Etnográfico

Direção

Cena do filme

Título: Ouro Surpreende a Gente

Ficha técnica:

Direção/Directors: Júlia Morim e Marjo de Theije

Argumento/Treatment: Júlia Morim, Luciana Massaro e Marjo de Theije

Pesquisa/Research: Marjo de Theije

Direção de Fotografia/Director of Photography: Marcelo Lacerda

Som Direto/Sound: Ariel Maia

Produção/Producers: Júlia Morim e Marjo de Theije

Produção Local/Local Production: Ramon Linisi Finkie e Kenneth Gunopawiro

Montagem/Editor: Alex Vailati

Assistência de Montagem/Assistant Editor: Walter Andrade e Geneseli Dias

Correção de Cor/Color-timing: Rafael Amorim

Edição e Mixagem de Som/Sound Mixing Editor: Miguel Bittencourt

Direção

Título: Enxu Queimado: Daqui pro cemitério.

Sinopse: O filme foi produzido com intuito de dar uma devolutiva à da pesquisa de mestrado produzida pela autora, trazendo a história, através da voz dos moradores, sobre a luta e os conflitos vividos pela comunidade tradicional de pesca Enxu Queimado que fica situado na costa potiguar, a 144km da capital Natal, na cidade de Pedra Grande- RN. Nos últimos anos a comunidade enfrentou um conflito territorial onde um empresário italiano, do ramo imobiliário, tentou expulsar a comunidade do território, derrubando roçados, ranchos de pesca, barracas de apoio a pesca e ameaçando as áreas de expansão da comunidade. Diante desse conflito, um grupo de mulheres pescadoras e uniram em defesa da comunidade, ampliando a rede de apoio, conseguiram judicialmente o direito a permanecer em seu território. Porém, antes mesmo que a comunidade pudesse comemorar a vitória na ação de usucapião coletivo, passaram a enfrentar uma nova disputa: Agora a ameaça é a instalação de um parque eólico offshore – dentro do mar, na área de pesca da comunidade- o que põem em risco sua identidade, seu meio de vida e a reprodução social, a pesca artesanal.

Ficha Técnica

Patrícia Jeanny de Araújo Cavalcanti Medeiros (pesquisadora, roteirista, editora, imagens).

(PPGAS – UFRN)

Vicente de Souza – (imagens) (PPGAS – UFRN)

Kélia Viana (imagens) – (PPGAS – UFRN)

Leonardo Medeiros da Silva (auxiliar de edição e imagens)

Hallyson Santiago (auxiliar de edição)

Maria Joelma Martins – (Liderança de Enxu Queimado – RN) (Imagens)

Leonete Roseno – (Liderança de Enxu Queimado – RN) Imagens cedidas do seu acervo pessoal.

Direção

Cena do filme

Título: Marisqueiras da Ponta do Tubarão

Sinopse: O documentário Marisqueiras da Ponta do Tubarão, é uma viagem poética e realista pela vida das mulheres que dedicam suas vidas a pesca. O vídeo evidencia a insalubridade e periculosidade da profissão das marisqueiras da pesca artesanal. Por outro lado, elas não conseguem manter-se sem essa atividade, mesmo à margem, já que a geração de renda e de oferta de trabalho são escassas e não absorvem a mão de obra dessas mulheres.

Ficha Técnica:

Direção: Alexandre Santos e Meysa Medeiros

Roteiro: Alexandre Santos e Meysa Medeiros

Fotografia: Alexandre Santos e Meysa Medeiros

Áudio: Alexandre Santos

Trilha sonora: Zelitto Coringa

Direção

Cena do filme

Título: Sietefilos Xiica Cmotomanoj

Sinopse: En un desierto a orillas del mar, una cultura indígena sobrevive a la modernidad tóxica. Un rito de paso hará de una niña una mujer. Extrañamientos generacionales se ciernen sobre la memoria, viejos cantos tradicionales conviven con rock pesado, el mito entra en controversia narrativa y el tiempo, a duermevela, cae en sueños de arena. Primer largometraje argumental en lengua seri (cmiique iitom).

Ficha técnica:

Director and Producer: Antonio Coello

Screenplay: Valentina Torres e Antonio Coello

Cinematography: Andrés Pineda L. e Benjamín Cabral

Direct Sound: Ernesto Romero, Joel Arguelles, Cecilia Araujo e Antonio Coello

Sound Mix: Rodrigo Bellacetín

Production Design: Lidia Ibarra e Valentina Torres

Editing: María Calle

Original Music: Ernesto Romero

Colorist: Miguel Bolaño

Direção

Cena do filme

Título: Vãnh gõ tõ Laklãnõ

Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um rapper remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e o protagonismo político contra o Marco Temporal.

Ficha técnica:

Coprodução: Calêndula Filmes

Direção: Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá

Produção executiva: Gabi Bresola

Produção executiva de pós-produção: Caroline Marins e Barbara Pettres

Produção: Barbara Pettres

Pesquisa e roteiro: Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá

Direção de produção: Caroline Marins

Produção local: Jucelino de Almeida Filho

Diretor de fotografia: Hans Denis

Montagem: Alan Langdon

Técnica de som: Ingrid Gonçalves

Assistentes de produção: Reno Caramori Filho, Luana Marins Caramori

Imagens complementares: Barbara Pettres, Jucelino de Almeida Filho

Still e Making of: Barbara Pettres, Jucelino de Almeida Filho

Finalização de imagem e som: Alan Langdon

Direção

Cena do filme

Título: Bomba do Hemetério é Resistência

Sinopse: É um documentário que aborda em sua narrativa imagética duas dimensões da vida social da comunidade da Bomba do Hemetério. A primeira delas é como os moradores conjuntamente com outros movimentos sociais e coletivos lutaram para a construção de uma escola, um posto de saúde e um núcleo universitário, este último que ainda não foi concretizado. A segunda dimensão aponta para a relação do Mestre Felipe do Maracatu Nação Encanto da Alegria com a comunidade, a espiritualidade e a relevância da Nação para os jovens daquele território.

Ficha técnica:

Direção Geral: Renê Nascimento

Emanuel – Diretor/ Roteirista

Leonardo – Auxiliar de câmera

João – Fotografia/ Direção de arte

Emily – Fotografia

Maclynio – Cinegrafista/ Design

Beatriz – Design/ Cinegrafista

Yasmin – Roteirista

Eduarda – Design/ Direção de arte

Júlio – Fotografia Steel

Júlia – Fotografia Steel

Elisson – Diretor/ Roteirista

Paulo – Cinegrafista

Rayza – Fotografia

Gabriel – Cinegrafista

Marcos – Diretor de fotografia/Cinegrafista

Mirelle – Editora/ Diretora de fotografia

Filipe – Fotografia

Direção

Cena do filme

Título: Para as gerações que vieram antes de mim

Sinopse: Com um título-dedicatória, para as gerações que vieram antes de mim é construído pela narrativa fragmentada da história de uma família a partir de arquivos pessoais em vídeos e fotografias que são enquadradas cuidadosamente. Lacunas convivem com as lembranças e apontam para a complexidade do racismo estrutural que atravessa as relações pessoais.

Ficha Técnica

Elenco: Josina Maria Ferreira (Bisavó), João Laurindo da Silva (Avô), Wilson Lucas Laurindo

(Pai), Elizabeth Bretas Lucas (Mãe), Ana Carolina Bretas Lucas (Irmã) e Filipe Bretas Lucas

(Diretor)

Direção: Filipe Bretas Lucas

Produção: Filipe Bretas Lucas

Montagem: Filipe Bretas Lucas

Trilha Sonora: Filipe Bretas Lucas

Trilha de Violão: Gabriel Martins

Finalização: Misael Avelino da Silva

Cena do filme

Título: Desova

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Laís Dantas

Produção Executiva: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Pesquisa: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Direção de Produção: Luana Fraga

Direção de fotografia: Laís Dantas

Câmeras: Laís Dantas e Gabriel Barbosa

Assistente de fotografia: Laura Aguiar

Fotografia Still: Felipe Dutra

Som direto: Ton Oliveira

Produção de finalização: Laura Aguiar e Dora Motta

Montagem: Gabriel Barbosa

Designer: Laryssa Ramos

Edição de Som e Mixagem: Alexandre Jardim

Finalização: Link Digital

Coordenação: João Paulo Reis e Roberto Tyszler

Colorista: Bernardo Brik

Realização: Quiprocó Filmes

Direção

Cena do filme

Título: Juízo Final

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Produção Executiva: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Pesquisa: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Consultoria: Ronilso Pacheco e Christina Vital

Direção de Produção: Maria Gabriela Martins

Direção de fotografia: Laís Dantas

Câmeras: Gabriel Barbosa, Ian Cheibub, Laís Dantas

Fotografia Still: Cíntia Lima

Som direto: Vilson Almeida

Produção de finalização: Laura Aguiar e Dora Motta

Montagem e Edição: Gabriel Barbosa

Designer: Luiza Chamma

Edição de Som e Mixagem: Alexandre Jardim

Finalização: Link Digital

Coordenação: João Paulo Reis e Roberto Tyszler

Colorista: Bernardo Brik

Realização: Quiprocó Filmes

Direção

Título: Rio, Negro

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Assistentes de Direção: Daila Ferreira e Laura Aguiar

Produtor Executivo: Fernando Sousa

Produtores Associados: Henrique Silveira e Wania Sant’Anna

Pesquisa de conteúdo: Alessandra Schimite, Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Pesquisa e licenciamento de arquivo: Alessandra Schimite

Direção de Fotografia: Laís Dantas

Operadores de Câmera: Laís Dantas e Renan Herison

1o Assistente de Câmera: Renan Herison

2a Assistente de Câmera: Julia Camargo

GMA: Julia Camargo

Vídeo Assist: Albert Ribeiro

Operador de movimento: Edvaldo Neto

Gaffers: Jon Thomaz e Tainã Miranda

Diretor de áudio: Vilson Almeida

Técnico de Som Direto: Antonio Carlos V. Da Silva (DMC)

Direção de Produção: Luana Fraga

Assistente de Produção: Felipe Dutra

Fotografia Still: Elisângela Leite

Direção de arte: Caroline Meirelles

Assistente de Direção de Arte: Patrícia Fuentes

Coordenação de Pós-Produção: Felipe Bretas – Multiphocus

Produção de Pós-Produção: Dora Motta

Montagem e edição: Eduardo Braz, Gabriel Barbosa, edt. e Thomaz Tarre, edt.

Direção

Cena do filme

Título: Urbanografia do Caus

Ficha Técnica

Autores: Thiago de Andrade Morandi, Regina de Paula Medeiros

Direção: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro

Roteiro: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro

Direção de fotografia: Thiago A. Morandi

Images: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini

Edição e finalização: Ana Nolasco, Thiago A. Morandi

Apoio: Kelen Jacques

Direção

Cena do filme

Título: Ògún, o ferreiro do mundo

Sinopse: Ògún, o ferreiro do mundo, conta a história do Orisá ÒGÚN através do seu elemento mais significante: o ferro. E é pelas vivências e práticas de dois Ferreiros significativos do Candomblé do Rio de Janeiro e de um grande Babalawô de Ifá com descendência direta do Sumo Sacerdote de Ile Ifé que essa história é contada desde a origem da Terra, na África Ancestral, até os dias de hoje. Portanto, mesmo com o progresso tecnológico indo ao auge da transformação e da evolução na humanidade, tradições elementares do sagrado permanecem mais vivas do que nunca.

Ficha Técnica

Elenco: Luis Miguel Martin Rosales (Luis Ferreiro), Wuelynton Santos (Wuelyton Ferreiro) e Oluwo Ifateju Aworeni

Direção: Marcia Salgueiro

Roteiro: Alexandre Maximino

Pesquisa: Alexandre Maximino e Marcia Salgueiro

Assistente de Direção: Luis Gomes

Direção de Fotografia: Luis Gomes

Montagem, Desenho de som e Mixagem: Ricardo Mansur

Empresas produtoras: Azeviche Filmes e Dona Cena

Direção

Cena do filme

Título: O Tratado do Vão Combate ou A Pequena História de uma Bixinha Qualquer

Ficha Técnica

Roteiro: Márcio Januário

Direção: Márcio Januário e Henrique Drebes

Câmera: Henrique Drebes

Ator: Márcio Januário

Trilha sonora: Xuxa Levy

Sound design: Raquel Lazaro

Montagem: Henrique Drebes

Cena do filme

Título: Um Patrimônio chamado Sobral

Produção: LABOME

Direção: Telma Bessa

Roteiro e montagem: Telma Bessa, Orlando Mendes e Rafael Parente

Imagem e fotografia: Quintino Silva, Everton Costa, Jamires Rodrigues, Rayane Nascimento, Vicente Sousa, Jerfson Lins, Edcarlos da Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral

Captura e edição som: Jayanara Oliveira, Orlando Mendes e Estudio Subversivo

Música: Deibe Viana e Quintino Silva

Direção

Cena do filme

Título: Geruzinho

Sinopse: Nas ladeiras do bairro Cirurgia, os irmãos Dingo Bala, Mestre Nenê, Niquimba e Nego Dadá construíram o bloco afro Descidão dos Quilombolas, uma história sobre a importância dos tambores na conexão do povo preto à sua ancestralidade.

Ficha Técnica

Elenco: Niquimba, Nego Dadá, Mestre Nenê, Dingo Bala, Maria do Carmo Santos, Maria Andreia Alves dos Santos, Kauã Matheus Santos de Jesus, Marcel Icaro Doria dos Santos, Levi Maicon Santos e Kayllon Juan Santos de Jesus Costa

Direção: Juliana Teixeira, Luli Morante, Rafael Amorim

Roteiro: Juliana Teixeira

Fotografia: Juliana Teixeira, Luli Morante

Produção Executiva: Neto Astereo

Produção: Rafael Amorim, Alicia Mendes

Desenho de som e trilha sonora: Janaína Vasconcelos

Som direto: Clara Cavalcante Bueno

Edição e montagem: Jonta Oliveira

Still: Elisa Lemos

Direção

Cena do filme

Título: Aqui de fome não morro

Sinopse: Apesar das adversidades políticas do Brasil, agricultores, ativistas da agroecologia das periferias e favelas do Rio de Janeiro, se organizaram e garantiram a chegada do debate e da comida saudável para a população negra em diferentes territórios da cidade.

Ficha Técnica

Elenco: Ana Santos, Ana Paula Santos Bia Carvalho, Jorge Ribeiro Júlio Callegário de Almeida Pinto Marcelo Correa da Silva Maria de Lourdes dos Santos Mirian Langenbach Roseneide Trovão Sandra Regina da Silva Sara Rúbia Nunes Wesley Teixeira

Roteiro e Direção: Leila Xavier

Produção: Leila Xavier

Fotografia: Ana Galizia

Som direto: Ana Galizia

Montagem: Leila Xavier e Nico Silva

Finalização: Nico Silva

Trilha Sonora: Carcará de João do Vale e Chico Buarque

Direção

Cena do filme

Título: ETOGO

Ficha Tecnica:

Diretores: VIK BIRKBECK e IDJAHURE KADIWEU

Imagens e Som Direto: VIK BIRKBECK, MAC SUARA KADIWEU e MOONSTAR (1992) VIK BIRKBECK e IDJAHURE KADIWEU (2017)

Fotografia Still: VIK BIRKBECK

Narrador: IDJAHURE KADIWEU

Edição: RIZZA HABITÁ e PATRICK GRANJA

Trilha Sonora: DANIEL FALCÃO

Produção: JULIA LEVY e LETICIA FRIEDRICH

Direção

Cena do filme

Título: Pesca do Boto

Sinopse: A partir das narrativas de cinco pescadores artesanais de Tramandaí/RS, o documentário etnográfico retrata a complexa relação entre pescadores e botos na Barra do Rio Tramandaí, que através de gerações perpetuam uma interação que configura uma paisagem única no mundo.

Ficha Técnica:

Roteiro: Olavo Ramalho Marques

Direção: Olavo Ramalho Marques

Operação de Câmera: Olavo Ramalho Marques e Matheus Pacheco Volf

Operação de Áudio: Tanussa Pereira Simas, Nathan Silveira Becker e Olavo Ramalho Marques

Edição e Montagem: Olavo Ramalho Marques

Direção

Cena do filme

Título: Ilú

Sinopse: O documentário etnográfico colaborativo acompanha a construção de um tambor por Walter Mello Ferreira (Pingo Borel). Ao fabricar o Ilú, o alabê (tamboreiro) perpetua o que aprendeu com seu pai, Mestre Borel, e revela que o tambor não é só um objeto ou um instrumento musical e sim uma entidade, um fundamento da manutenção e preservação da ancestralidade, dimensão central na cultura de matriz africana.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Olavo Ramalho Marques, Jeferson Bossoni Mendes e Walter Mello Ferreira (Pingo Borel)

Produção: Jeferson Bossoni Mendes, Elisa Algayer Casagrande

Direção

Cena do filme

Título: Resistência Indígena na Universidade

Direção

Cena do filme

Título: O que tem lá?

Sinopse: Há aproximadamente 60 anos, no centro do Poço da Panela, situa-se uma bodega, conhecida como Venda de Seu Vital. Assim conhecida pela figura do seu proprietário, Seu Vital, que tem como missão manter a existência e as tradições desse espaço, diante das mudanças que o bairro experimenta. Assumindo as várias histórias, memórias e pessoas que a frequentam, cabe questionar: o que tem lá?

Ficha Técnica

Direção: Jamille Barros, Maria Dairly e Lara Albuquerque

Fotografia: Lara Albuquerque e Jamille Barros

Roteiro: Jamille Barros, Lara Albuquerque e Maria Dairly

Captação de Áudio: Jamille Barros, Lara Albuquerque e Maria Dairly

Edição: Jamille Barros, Lara Albuquerque, Maria Dairly, Thaís de Menezes

Direção

Cena do filme

Título: O mar que habita em mim

Ficha técnica:

Direção, Edição e Montagem: Luara Olívia

Argumento: Mariana Gurbindo

Direção científica e de pesquisa: Mariana Olívia e Idê Gurgel

Direção de fotografia: Clara Gouvêa

Assistência de câmera: Nina Luna

Captação de imagens com Drone: Iggor Gomes

Direção

Cena do filme

Título: Las apariencias

Ficha Técnica

Dirección: NICOLÁS ONISCHUK

Guión: AGUSTINA ARRARÁS y NICOLÁS ONISCHUK

Productor: GASTÓN DE LA SERNA

Productora: PLANO LLANO

Direção

Cena do filme

Título: Cinema é isso que você está vendo.

Ficha Técnica:

Direção: Vandimar Marques

Produção: Vandimar Marques, Itandehuy Castañeda e Guilherme Oliveira

Fotografia: Vandimar Marques, Itandehuy Castañeda e Sidi Leite

Som direto: Itandehuy Castañeda

Roteiro: Vandimar Marques

Montagem: Vandimar Marques

Edição: Itandehuy Castañeda e Vandimar Marques

Direção

Cena do filme

Título: Onde Fica Esta Rua? ou Sem Antes Nem Depois

Sinopse: ONDE FICA ESTA RUA? ou SEM ANTES NEM DEPOIS é um retrato impressionista e pessoal da cidade de Lisboa onde vivemos e onde filmámos grande parte dos nossos filmes. Uma espécie de improvisação jazzística a partir de uma partitura escrita em 1963. Da janela da nossa sala, numa praceta da Av. dos EUA em Lisboa, vê-se um décor do filme “Os Verde Anos” (1963) de Paulo Rocha, praticamente do mesmo ponto de vista em que Rocha o filmou há 58 anos: por baixo das arcadas de um prédio, Ilda (Isabel Ruth) dá pela primeira vez a mão a Júlio (Rui Gomes), assistimos ao início da sua trágica história de amor. Este é o ponto de partida do nosso novo projeto de documentário: guiados pelo olhar de Paulo Rocha, voltamos a olhar para os lugares de “Os Verdes Anos”, que agora são naturalmente diferentes. Quem são hoje os habitantes do bairro de Alvalade e de Lisboa? Que pessoas passeiam naquelas ruas e naqueles campos? Quem vive naquelas casas? Quem frequenta aqueles bares e cafés? Que vozes ecoam naqueles espaços? Que histórias têm para contar? E que décors sobreviveram à erosão do tempo, quais desapareceram, quais renasceram? Os sucessivos estratos, geológicos, urbanísticos e humanos da cidade de Lisboa irão desenhar-se à frente da nossa câmara. Mas o que mais nos interessa é captar a energia contraditória desta cidade, numa nova “crónica anedótica” lisboeta (na senda de “Lisboa, Crónica Anedótica” de Leitão de Barros, de 1930), vital e torrencial.

Ficha Técnica

Produtores: João Matos, Vincent Wang, João Pedro Rodrigues

Realização: João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

Direção de Fotografia: Rui Poças e Lisa Persson

Som: Nuno Carvalho

Montagem: Mariana Gaivão

Direção

Cena do filme

Título: Domy+Ailucha: Cenas Kets!

Ficha técnica

um filme de / un film de: Ico Costa

filmado por / filmé par: Ailucha de Waldir e Domingos Marengula

montado por / monté par: Raúl Domingues

Direção

Cena do filme

Título: A Morte de Uma Cidade

Ficha Técnica

Produção: TERRATREME FILMES, João Matos, Leonor Noivo, Luisa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre, Tiago Hespanha

Coordenação de Projetos: João Gusmão

Coordenação de Produção: Celeste Alves e Rita Santos Silva

Assistente de Produção: Giuliane Maciel

Direção

Cena do filme

Título: Terra Que Marca

Production: RAUL DOMINGUES, ICO COSTA e KRZYSZTOF DABROWSKI

Sound and Image: RAUL DOMINGUES

Editing: RAUL DOMINGUES

Sound Editing: PAULO LIMA

Sound Mix: TIAGO MATOS

Color Correction: ANDREIA BERTINI

Project Coordination: João Gusmão

Production Coordination: Celeste Alves, Rita Santos Silva

Production Assistant: Giuliane Maciel

Direção

Cena do filme

Título: PAX AVANT. La palabra más antigua de Europa

Sinopsis: “Pax avant” es la fórmula, el valor de la palabra en los Pirineos, un compromiso con la paz y con las vidas en torno a una frontera que no lo fue.

Direção

Cena do filme