Título: O Durião Proibido (2021, 19′)
Sinopse: Um brasileiro morando na Tailândia se apaixona por Haruki, japonês que vai deixar o país em algumas semanas.
Roteiro, Direção, Montagem e Narração: Txai Ferraz
Direção de Fotografia: Vinicius Gomes, Txai Ferraz
Som: Caio Casagrande, Txai Ferraz
Direção
Cena do filme
Título: Direitos Humanos e Justiça em Djobel
Sinopse: O documentário foca a triste realidade de homens, mulheres e crianças de Djobel, vila do grupo étnico Felupe que está localizada no Noroeste de Guiné-Bissau. As pessoas de Djobel lutam diariamente contra as mudanças climáticas ocasionadas pelo efeito estufa e tentam desesperadamente construir barreiras que possam bloquear a elevação do nível do mar. Ao mesmo tempo, uma realocação da população de Djobel é quase impossível, pois esbarra em desentendimentos e rivalidades milenares com os demais grupos étnicos da região. Os habitantes buscam sobreviver em um meio hostil e pouco favorável para uma vida humana com dignidade.
Equipe Técnica
País de origem: Guiné-Bissau
Ano de produção: 2021
Duração: 11 minutos
Diretor: Djibril Iero Mandjam
Imagens e edição: Darcicio Barbosa e Albano Barai
Assistente: Nivaldina Neves e Adulai Jalo
Distribuição: Marcelo Ribeiro Filho
Direção
Cena do filme
Título: Rema nascentes: a vida pede passagem (2021, 16:44 min)
Sinopse: Filme-escavação de lugar específico, Bixiga, São Paulo. Coreografia de forças que atravessam o presente. Filmancia, vidência é a visão do que está tomando forma. Alegoria: lobby-cor, especula. Oco no peito da cidade, Rocha. Pousa uma ave de Rappina. Novidade: Quilombo, boca, viela, beco: passo. Vai-Vai ter Samba branco e preto. “Passagens” pictogramas do W. Benjamin. Progresso: tapo um rio enquanto posso. Mercadoria: mata, arraso, Metro. O real estado das coisas, real estate: banimento do orgânico. Cita-chão, taiobas-bravas, abacates, tanques d’agua, Oxum: reação (cosmo)política. Rema nascentes: a vida pede passagem.
Equipe Técnica:
Film Design: Ж;
Sound: Ж;
Camera: João Rubio Rubynato & Ж;
Field Recording: Akira;
Cast: Carla Lombardo (Lobby(ster) with a Theodolite);
Music: Vai –Vai Samba School (Drums); José Bispo & Mario Pereira (Chants for Oxum); Halim el Dabh & Ron Slabe (Aviary);
Pictograms: Walter Benjamin;
Painting: Surubim Feliciano da Paixão
Film labs: Andec Berlin & Subversões Fotoquímicas (Distruktur workshop) Transfer 16mm to
HD: Korn Manufactur
1º Prêmio Aldir Blanc de Apoio ao Audiovisual da Cidade de São Paulo
Direção
Cena do filme
Título: Devoção D’Abadiinha
Sinopse: Devoção D’Abadiinha é um filme de bolso, etnobiográfico que apresenta a derradeira voz da foliã e devota Abadiinha durante a pandemia em que as manifestações populares estão suspensas.
Ficha Técnica:
Direção: Lucinete Morais e Thaynara Rezende
Direção de arte: Abadiinha
Fotografia: Thaynara Rezende
Som direto: Raissa José Produção: Raissa José e Lucinete Morais
Edição e Legendas: Thaynara Rezende
Pesquisa, Argumento e Roteiro: Lucinete Morais
Produção: Raissa José, Lucinete Morais
Realização: Luppa Criativa
Direção
Cena do filme
Título: Caminharte
Sinopse: Documentário autobiográfico que apresenta a trajetória do artista ambientalista Helder Antônio com a técnica de reaproveitamento dos elementos do cerrado e descartes urbanos. O cerrado é um caminho. A cidade é outro. O caminharte Helder faz o caminho do MEIO para preservação, valorização e sensibilização do cerrado como nosso patrimônio.
FICHA TÉCNICA
Direção compartilhada: Helder Antônio, Lucinete Morais e Vincent Emanuel Glen Gielen
Assistente de direção: Alexandre Ferreira e Zara Morais
Roteiro: Helder Antônio e Lucinete Morais
Produção: Lucinete Morais
Assistente de Produção: Zara Morais e Dalily Corrêa
Fotografia: Vincent Emanuel Glen Gielen
Assistente de Fotografia: Alexandre Ferreira
Som direto: Alexandre Ferreira e Gabriel Tavares
Edição: Vincent Emanuel Glen Gielen
Direção
Cena do filme
Título: Marta Kalunga
Sinopse: Conduzidos pelo corpo/território de Marta, vamos de encontro com sua história, sua busca pela valorização da memória e preservação da cultura Kalunga, entremeadas por seu tear e dança da Sussia.
Ficha Técnica:
Cavalcante, Goiás, Brasil. 2022
Distribuição: Thaynara Rezende Produções
Direção
Marta Kalunga
Lucinete Morais
Thaynara Rezende
Protagonista
Marta Kalunga
Elenco
Iáia Procopia – Rezadeira e Matriarca Kalunga Ddo Riachão/Monte Alegre de Goiás
Bia Kalunga – Neta de Iáia Procópia e Liderança Comunitária
Henri (Indy) – Francês
Delcimar Borges (Cabeça) – Dono Do Bar
Edezio Silva (Parceiro) – Sanfoneiro
Romão Ferreira – Zambumbeiro
Pesquisa, Roteiro
Lucinete Morais, Marta Kalunga
Produção, Produção Executiva
Lucinete Morais, Marta Kalunga
Direção de Fotografia
Thaynara Rezende, DAFB
Desenho de Som, Som Direto
Marlúcio Rezende, Thaynara Rezende, DAFB
Trilha Sonora
Marlúcio Rezende
Música Original
Josué Do Cerrado
Preparadora Corporal
Fernanda Muniz
Arte Gráfica e Cartaz
Mariana Waechter
Transcrição
Janaina Santa Cruz
Tradução Inglês
Gabriel Stone
Tradução Espanhol
Violeta Arvin Casoni
Tradução Alemão
Stefan Kellner
Legendas
Thaynara Rezende, DAFB
Direção
Cena do filme
Título: Mutsoóngo Malaávu / O Pegador de Vinho de Palma (Brasil / France 2023, 19′)
Sinopse: No coração da República Democrática do Congo, os pegadores de vinho têm um papel fundamental na vida social do povo Yoómbe. Escalam os dendezeiros para extrair esta bebida ancestral para compartilhá-la entre familiares e amigos nas aldeias.
Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Rosa Vieira
Direção de Fotografia: Rosa Vieira
Produção: Rosa Vieira
Operador de Câmera: Rosa Vieira, Ricardo Campello
Montagem: Luisa de Mello
Técnica de Som Direto: Rosa Vieira
Desenho de Som e Mixagem: Antônio DMC, Rafael Kneif
Finalização: Ítalo Rocha
Pós-Produção: Quanta
Colorista: Samanta do Amara
Apoio: Centre Maurice Halbwachs; Fondation Martine Aublet; FAPERJ CAPES; PPGAS/UFRJ; NUCEC/UFRJ
Elenco: Pa Defao, Pa Seka, Za, Pa Germain, Pa Cedrik, Pa Jean P., Pa Totilla, Pa Guimas
Distribuidora: Arapuá Filmes
Produtora: Zingu
Direção
Cena do filme
Título: Urbanografia do Caus (Brasil, 2022, 24′)
Sinopse: Em um universo de 25 entrevistas, o recorte de quatro delas constituí o primeiro vídeo da “Urbanografia do Caus”, que retrata a partir de relatos etnobiográficos/ video portrait o cotidiano de alguns pixadores e grafiteiros da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com relatos de Gud, Sodac, Kawany Tamoyos, Goma, com imagens características da etnoficção e cinema verdade, a proposta documental foi criada através da pesquisa de doutorado em conjunto com os principais interlocutores do campo de estudo, que assinam em conjunto a direção do filme. Gud é um dos artistas mais antigos em atuação na RMBH, dentre suas falas há um destaque para o graffiti vandal e suas provocações políticas. Sodac é morador de uma das favelas do Aglomerado da Serra, ele retrata aspectos sociais e políticos em suas intervenções, tem no samba uma de suas inspirações e as imagens buscam ilustrar estes aspectos. Kawany Tamoyos tem raízes indígenas, que estão presentes nas figuras femininas de seu trabalho. Goma fala sobre a sua trajetória e sobre as perseguições que sofre do Estado há mais de uma década. Metodologicamente o filme apresenta técnicas de etnografia de rua, etnografia de duração, câmera participante, etnoficção e documentário poético/ participativo/ performático.
Ficha Técnica:
Direção: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro
Argumento: Thiago de Andrade Morandi, Regina de Paula Medeiros
Roteiro: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro
Diretor de Fotografia: Thiago A. Morandi
Imagens: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini
Edição: Ana Nolasco, Thiago A. Morandi
Direção
Cena do filme
Título: Cante, Poeta! (Brasil, 2022, 19′)
Ficha técnica
DIREÇÃO: João Miguel Sautchuk
FOTOGRAFIA: Carol Matias, Rivelino Mourão
SOM DIRETO: Chico Bororo, Daniel Moraes (Jack), Marco Rudolf
ARGUMENTO: João Miguel Sautchuk
ROTEIRO: Igor Z. Cerqueira
MONTAGEM, COLORIZAÇÃO e FINALIZAÇÃO: Sergio Azevedo
DESENHO DE SOM e MIXAGEM: Olivia Hernández
PRODUÇÃO: João Miguel Sautchuk, André Leão, Mauro Lira, Nícolas Lopes
PESQUISA: João Miguel Sautchuk, Daniel Simião, André Leão, Felipe Porfírio Silva,Amalle Pereira, Wagner Chaves
MOTORISTA: Josué Manchete
Direção
Cena do filme
Título: Nossos Passos Seguirão os Seus…(Brasil, 2022, 13′)
Sinopse – português
Apagado da história oficial do movimento operário brasileiro, Domingos Passos, um aguerrido militante anarquista, sai das sombras em direção à eternidade…
Ficha Técnica
Pesquisa, Roteiro e Direção: Uilton Oliveira
Produção Executiva: Gabriela Holz
Produção: Janaina Oliveira Re.Fem
Assistente de Direção: Camila de Moraes
Elenco: Alessandro Conceição, Sombra dos Policiais, Alessandro Conceição Cachalote Mattos
Fotografia: Hugo Anikulapo Lima
Direção
Cena do filme
Título: Quando Bento era São (Brasil, 2022, 9′)
Sinopse: Um poema escrito em cartazes “ecoa” nas ruínas de Bento Rodrigues/MG, relembrando a infância de um dos atingidos do rompimento da Barragem de Fundão.
Abordando ativismo socioambiental, resíduos sólidos, contaminação, poluição, políticas públicas, habitação
Direção: Clementino Junior
Roteiro: Genival Pascoal, Mirella Sant’Ana, Clementino Junior
Produção: Mirella Sant’Ana, Clementino Junior
Empresa produtora: GEASur e Crème De La Clems Produções
Fotografia: Clementino Junior
Edição: Clementino Junior
Direção
Cena do filme
Título: Romão (Brasil, 2022, 10′)
Sinopse: Marcos Romão, personagem importante da militância negra no Brasil e que atuou em outros países, faz uma breve reflexão sobre as diferenças do combate ao racismo ao longo de 4 décadas de abertura política.
Ficha Técnica
Elenco: Marcos Romão
Direção, Roteiro, Produção, Fotografia, Edição, Finalização, Pesquisa: Clementino Junior
Assistente de Direção: Pedro Gomes
Material documental: Acervo CULTNE
Transcrição: Darlene Santos
Distribuição: Borboletas Filmes & Pombagens
Realização: Cineclube Atlântico Negro
Direção
Cena do filme
Título: Berimbauzeiro (BRASIL | 2021 | 20’)
Sinopse: No sul do Brasil, Mestre Churrasco explora sonoridades e formas de estar no mundo através da criação de berimbaus inusitados. A relação com o corpo, a natureza e a musicalidade, sempre marcada pela expressão do lúdico e pelo espírito inventivo do personagem, compõe a narrativa.
FICHA TÉCNICA
Direção: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta
Roteiro: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta
Câmera: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta
Montagem: Marco Poglia
Som direto: Lucas Nascimento
Desenho de Som: Tiago Bello
Produção: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta
Pesquisa: Marco Poglia, Magnólia Dobrovolski e Mário Saretta
Direção
Cena do filme
Título: Luta pela Terra
Ficha técnica
ROTEIRO: Camilla Shinoda; Tiago de Aragão; Everton Mura; Elivanilda Macuxi; Erdirneisson Macuxi.
DIREÇÃO: Camilla Shinoda; Tiago de Aragão.
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Adriana Huber; Ana Rabêlo; Christian Crevels.
PESQUISA: Christian Crevels; Camilla Shinoda; Tiago de Aragão.
PRODUÇÃO: Ana Rabêlo – Direção de Produção; Christian Crevels – Produção Local
DISTRITO FEDERAL
FOTOGRAFIA: Lipe Duque
SOM DIRETO: Arthur Egydio
AMAZONAS
FOTOGRAFIA E SOM DIRETO: Everton Mura; Pedro Henrique Monteiro da Gama;
Victor Bruno da Silva Leite; Iago da Cruz Teixeira; Douglas William de Souza Monteiro; Izaneide da Cruz Teixeira; Fernando Mourão Ambrósio; Adriano Marques Lima; Tainá Ferreira da Fonseca; Anderson Ferreira Dias.
RORAIMA
FOTOGRAFIA E SOM DIRETO: Elivanilda Macuxi; Erdineisson Macuxi;Gerenciamento de Mídia Audiovisual – GMA; Christian Crevels; Caique Souza; Erdineisson Macuxi; Tiago de Aragão.
MONTAGEM: Tiago de Aragão; Camilla Shinoda
CORREÇÃO DE COR E FINALIZAÇÃO: Lipe Duque
EDIÇÃO DE SOM: Arthur Egydio
Direção
Cena do filme
Título: Onde aprendo a falar com o vento
Sinopse: Onde aprendo a falar com o vento conta a história de um grupo de jovens de Oliveira, Minas Gerais, que fundou o Reinadinho, um festejo do Reinado protagonizado só por crianças e jovens. Tendo a Capitã Pedrina como mentora, aprendem sobre sua história e a história de seus antepassados, vivenciando esta tradição afro-diaspórica como espaço de cura e aprendizagem. Convidados pelo filme, refletem sobre o papel da escola e do Reinado enquanto espaços de educação.
Ficha técnica
Gênero: Documentário
Duração: 26’
Local de produção: Belo Horizonte/Oliveira, MG
Produtora: Apiário Estúdio Criativo
Direção: André Anastácio e Victor Dias
Roteiro: André Anastácio, Luísa Lanna e Victor Dias
Produção Executiva: Fernanda Salgado
Direção de Produção e Assistência de Direção: Paula Kimo
Assistência de Produção: Renata Martins
Direção de Fotografia: Bernard Machado
Assistente de Câmera: Labibe Araújo
Captação de Som Direto: Marcela Santos
Montagem: Luísa Lanna
Desenho de Som: Daniel Nunes
Identidade Visual: Äline Besourö
Animação de Letterings: Fernando Cunha
Elenco: Elislaine Aparecida da Silva, Hudson de Souza Machado, Kenedy Kauã dos Santos, Mateus Rosa Santos, Michael dos Santos Moreira, Otávio Dias de Fátima e Capitã Pedrina de Lourdes Santos.
Direção
Cena do filme
Título: ATRO
Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil
Pesquisa: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil
Desenho Sonoro: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil
Montagem: Thamires Coimbra; Rodrigo Brasil
Mixagem: Rodrigo Brasil
Produção: Fran Nascimento
Direção
Cena do filme
Título: Essa terra é meu quilombo
Sinopse: Gerações de mulheres negras moradoras de três quilombos urbanos no Amapá compartilham suas vivências e suas relações de sabedoria ancestral com suas terras, a partir da colheita com a agricultura, da cura que vem das plantas, da preservação de suas culturas.
Local de Produção
Macapá/AP
Ficha Técnica
Elenco: Zefa Chagas, Dona Joaquina, Mayara Ramos, Leci Menezes, Maria Simone, Suelma Ramos, Thais Chagas
Roteiro e direção: Rayane Penha
Produção executiva: Rayane Penha
Direção de Fotografia: André Cantuária
Assistentes de Fotografia: Fernando Moura e Jhenni Quaresma
Imagens adicionais: Régis Robles / Catraia Filmes
Som direto: André Canturária
Ilustração e Animação: Mário Melanin
Trilha Original: Anthony Barbosa e Grupo de Marabaixo Manoel Felipe
Finalização: Saturação
Realização: Catraia Filmes
Direção
Cena do filme
Título: El último de Arganeo
Ficha técnica:
Idea original y guión: David Vázquez
Coguionista: Lorena Gallardo
Fotografía: Humbero Novoa y David Vázquez
Sonido: Humberto Novoa
Montaje: David Vázquez
Apoyo Logístico: Cristina Rodríguez
Banda Sonora: Edilberto Rodríguez
Una producción de Pinancho Audiovisuais con la colaboración de Instituto Leonés de Cultura (Diputación de León)
Direção
Cena do filme
Titulo: Favela é Moda
Sinopse em português:
Favela é Moda é um longa-metragem documental que aborda a recente tendência do surgimento de agências de modelos nas periferias cariocas. O filme analisa a profissão de modelo como um caminho cada vez mais perseguido por adolescentes e jovens das comunidades em busca de visibilidade, distinção e ascensão social.
Sinopse em inglês:
The film is about how the identity of peripheric neighborhoods in Rio de Janeiro pervades the daily life of it’s population launching, for this, a look at the life of a young people group that integrate the team of slum model agencies and aspire to the career of top models.
Ficha Técnica:
Direção: Emílio Domingos
Produção: Galba Florêncio e Luísa Surerus
Direção de Produção: Leticia Monte
Produção Executiva: Leticia Monte e Lula Buarque de Hollanda
Produtor Associado: Thales Banzai
Direção de Fotografia: Léo Bittencourt
Montagem: Jordana Berg e Emílio Domingos
Som Direto: Bruno Espírito Santo
Logger: Luísa Surerus e Gonzalo Gaudenzi
Roteiro: Emílio Domingos e Simplício Neto
Assistente de Direção: Luísa Surerus
Fotografia Adicional: Paulo Castiglioni, Rita Albano, Gonzalo Gaudenzi, Daniel Neves,
Saulo Nicolai e André Martins
Som Adicional: Júlio Lobato e Gustavo Andrade
Produção de Set: Luísa Surerus
Pesquisa: Emílio Domingos
Assistente de Edição: Tamiris Lourenço
Still: Francisco Proner, Rafael Aguiar, Joana Diniz e Gonzalo Gaudenzi
Estagiária: Sthefani O. Cruz
Designer e Videografismo: Rodrigo Lima
Edição de Som e Mixagem: Vinicius Leal (Audiorama)
Assessoria de Imprensa: Joca Vidal
Assistente de Produção Executiva: Galba Florêncio
Motorista: Tiago/Rafael, Moura/ Luciano
Música: Guilherme Ferraz; Márcio Brito Neto
Co-produção: Espiral e Osmose Filmes para o Canal Curta!
Direção
Cena do filme
Título: Pãn Vanh – Rastros
Sinopse: O vento não trouxe só uma semente, junto dele vieram as lembranças, memórias e diversas narrativas a respeito de um passado que deixou marcas e rastros. O filme documentário curta-metragem é uma homenagem post mortem para meu avô Orlando Mongconãnn, indígena pertencente ao povo Laklãnõ/Xokleng. Dos álbuns de família conformou o ponto de partida dessa produção que me levou gradualmente a ver a memória como processo inicial, e por outro lado, foi também crucial (re)visitar e interagir com alguns lugares que meu avô percorreu e viveu durante sua permanência nesse mundo. Fortes ventos soprarão e levarão folhas, imagens e lembranças na busca de uma aproximação entre dois mundos, o dos vivos e dos mortos.
Ano: 2021.
Duração: 17min13s.
País: Brasil.
Roteiro, Produção, Fotografia, Direção e Montagem: Ítalo Mongconãnn.
Trilha e Desenho de som: Beli Bertalha.
Direção
Cena do filme
Título: A nossa história contada e cantada em primeira pessoa
Sinopse: Esse documentário enfatiza a importância da oralidade para a manutenção e continuidade das suas tradições e memórias dentro de Quilombos urbanos e entre aqueles que produzem a cultura afro-brasileira. A proposta é escutar as vozes do nosso povo para contar a sua própria história e entender as várias formas de produção de conhecimento dentro da diáspora africana. Para cada encontro, Hélio Abulidu e Amanda Ganimo compuseram canções para que, assim, a nossa história seja contada e cantada.
Ficha técnica:
Roteiro e direção: Amanda Ganimo
Fotografia e edição: Rennan Peixe
Direção executiva: Alê Carvalho
Arranjos, direção musical e trilha sonora: Vinicius de Farias
Composições das canções: Amanda Ganimo e Hélio Abulidu
Músicos: Arnaldo do Monte, Zé Freire, Nelson Brederode, Vinícius de Farias, Emanuel Apaminondas, Hélio Abulidu
Entrevistados: Quilombo do Catucá (Mãe Elaine e Moa Anjos), Maracatu Leão Coroado (Karen Aguiar) e o Mestre Naná de Santana
Assessoria de Imprensa: Daniel Lima
Intérprete de Libras: Carlos Oliveira
Designer gráfico: Hélida Pinto
Direção
Cena do filme
Título: Aqui é meu lugar
Sinopse: Retrato documental sobre Paulo Dallier, pintor expressionista, 90 anos de vida no Morro da
Conceição, no Rio de Janeiro. Sua família iniciou um processo para retirá-lo de seu ateliê movida pela especulação imobiliária e enquanto o processo corre na justiça, ele busca forças para continuar filmando.
Ficha Técnica
Elenco: Paulo Dallier
Roteiro e Direção: Breno Soares
Produção Executiva: Lucas Rossi
Direção de Fotografia: Rudá Capriles
Assistente de Câmera: Claudio Gustavo e Douglas Picolo
Imagens Aéreas: Marcelo S. Jr.
Contrarregra: Marcelo Melo
Maquiagem: Matheus Pasticchi
Som Direto: Thiago Rodrigues e Eloi Mattar
Desenho de Som: Mino Alencar
Montagem: Fernando Teixeira e Pedro Widmar
Color Grading: Bernardo Neder
Designer: Pablo Pablo e Flávio Soares
Empresas Produtoras: Germinal Filmes
Direção
Cena do filme
Título: Memórias do fogo de 1951
Direção de produção – Ramon Rafaello
Direção executiva – Karkaju Pataxó
Pesquisa e roteiro – Ramon Rafaello
Assistente de produção – Jéssica Silva; Ibiraí Pataxó e Akurinã Pataxó
Operador de câmera – Ramon Rafaello e Jheyds Lemos
Captação de áudio – Jheyds Lemos
Voz – Carlos Laserra
Direção
Cena do filme
Título: Voltar ao campo – Recampesinización
Sinopse: O documentário “Recampesinisação” visibiliza o processo de “deslocamento forçado” na comunidade do Cairo na Colômbia, como também indaga o transcurso de “voltar ao campo”. O conflito histórico colombiano deixou até setembro de 2018 mais de oito (8) milhões de pessoas deslocadas, sendo o país com mais deslocados internos no mundo, de acordo com Unidade para a Atenção e Reparação Integral para as Vítimas da Colômbia (UARIV). O governo nacional está implementando diferentes programas e iniciativas para garantir a “restituição de terras” para a população deslocada. No município do Cairo no Estado do Vale do Cauca, na Colômbia, tem um interessante processo de Re- campesinisação que já tem dez anos e que foi implementado com grupos de famílias que foram deslocadas forçadamente de diferentes estados da Colômbia. Essa experiência é uma das iniciativas que, apesar dos seus inconvenientes, é bem-sucedida, em comparação a outros casos de restituição implementados no país.
Ficha técnica
Ano de produção: 2020
Duração: 10:59
País de produção: Colômbia
Local da Filmagem: Cairo, Valle del Cauca
Idioma: espanhol com legendas em português
Técnicas de gravação: Máquina Canon T3 e imagens de drone.
Diretor: Javier Alonso Sanchez Cidade: E-mail: jaalsanchez@utp.edu.co
Produtor: Andres Sanchez Cidade:
Nome da empresa de produção: Camaleón interative media
Distribuidor: Alejandro Escobar E-mail: alescobar@utp.edu.co
Roteiro: Javier Sanchez e Andres Sanchez
Direção de fotografia: Alejandro Escobar
Edição: Juan David Suarez
Som: Juan Guillermo Villegas
Direção
Cena do filme
Título: Pedro e Inácio
Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Caio Dornelas
Direção de Fotografia: Breno César
Produção Executiva: Caio Dornelas
Direção de Produção: Eva Jofilsan
Montagem: Caio Sales
Técnico de Som Direto: Alison Santos, Ariel Maia
Desenho de Som e Mixagem: Alison Santos
Assistente de Direção: Renatto Mendonça
Assistentes de Câmera: Carlinhos Albuquerque, Sylara Silvério
Designer: Raphael Maia
Finalização e Cópias: Rafael Amorim
Produção local: Edmário José
Estagiário: Saulo Ferreira
Controller: Rosinha Assis
Trilha Musical: Cláudio Rabeca
Produção de Set: Jairo Dornelas
Elenco: Edmário José, Maria Lucy, Maciel José, Oscar José
Distribuidora: Arapuá Filmes
Produtora: 9 Oitavos
Direção
Cena do filme
Título: SENHOR DA TERRA
Ficha técnica:
Direção, Roteiro, Fotografia, Som e Montagem: Airla Virginia; Constança Mesquita; Dodo Trajano; Emerson de Arruda (Darue); Filipe Alves; Hayanna Karla; Michael Laymistone; Ivon Apolinario; Keissy Vanderley; Kelven Rodrigo; Mirela Maria; Priscilla Melo; Yorubá Pinheiro; Victor Talisson
Cena do filme
Título: Entre fotografias e memórias: à família Macedo
Sinopse: Onde circulam as imagens do passado? A quem pertencem as memórias? Como são compartilhadas? Este filme conta a história de dois fotógrafos, Antônio Macedo e Ronaldo Moreira, onde narram as experiências e os trabalhos de Raimundo Macedo, pioneiro na fotografia na cidade de Mamanguape – PB. As histórias evocadas pelas fotografias nos revelam autorias, contextos e diversas experiências da profissão fotógrafo nos tempos antigos no vale do Mamanguape- PB.
Ficha Técnica:
Roteiro, pesquisa e edição: José Muniz Falcão Neto
Filmagens: José Muniz Falcão Neto
Fotografias antigas: Acervo fotográfico Júnior da locadora – coletadas nas páginas do Facebook – Mamanguape Minha Terra e Mamanguape conta as suas histórias
Vídeo de arquivo: Cedido por Júnior da locadora; Formatura do ABC do Instituto Moderno 1990 – Arquivo da escola
Colaboradores (personagens): Antônio Macedo; Ronaldo Moreira; Daniel Pessoa Falcão
Trilha sonora: In Memory of Jean Talon – Mini Vandals; Verpers on the shore – Mini Vandals
Direção
Cena do filme
Título: Incomuns
Sinopse: Um filme colaborativo que retrata a experiência de coletivos artísticos e culturais da cidade de São Paulo por meio do olhar e sensações de seus participantes. A narrativa revela inúmeras redes de cuidado e apoio que persistem por meio do convívio com a diferença, da construção de um “comum”, do acesso à cidade, e do acolhimento de tudo aquilo que se entende como incomum.
Ficha técnica:
Pesquisa, articulação e realização: Isabela Umbuzeiro Valent
Filmagens e Entrevistas realizadas pela Oficina audiovisual para coletivos artísticos
Coordenação: Isabela Umbuzeiro Valent
Direção audiovisual e de fotografia: Fábio Ranzani de Paiva e Artur de Leos – Zine Filmes
Produção: Isabela Umbuzeiro Valent e Zine Filmes
Assistente e estagiária: Yasmin Lopes de Oliveira
Apoio: Ponto de Cultura É de Lei
Participantes realizadores: Aécio Cardoso; Ana Márcia Schaeht; Ana Vitória Custódio; Carlos Augusto; Carlos Correia; Chico Brasil; Daniel Nolan; Fernando Pena; Francisco José da Silva; Jayme Menezes; Joel Soares Procópio; Juliana Bueno; Maicon Pop; Maria Aparecida de Souza Reis; Maria Genevieve Bento; Paulo Henrique da; Costa Lopes; Vitor Paulino S. Junior; Rodinei Coli.
Direção e produção executiva: Isabela Umbuzeiro Valent
Roteiro: Isabela Umbuzeiro Valent e Bruno Rico
Montagem: Bruno Rico
Assistente: Yasmin Lopes
Realização: Incomuns
Colaboração: Zine Filmes e Rico Filmes
Direção
Cena do filme
Título: Etnografia ao pé da máquina
Sinopse: O campo de pesquisa vai do ateliê de costura ao Terreiro Ilê Asè Oyá Gigan na cidade de Campina Grande (PB) dirigido por Fabrício Souza Medeiros, a interlocutora é a costureira Elainy Paulo dos Santos, o objeto é a roupa e a personagem principal é a Mestra Paulina.
Ficha técnica:
Direção: Larissa Lira
Vídeo/fotografia: Larissa Lira
Edição: Larissa Lira
Gênero: Filme Etnográfico
Direção
Cena do filme
Título: Ouro Surpreende a Gente
Ficha técnica:
Direção/Directors: Júlia Morim e Marjo de Theije
Argumento/Treatment: Júlia Morim, Luciana Massaro e Marjo de Theije
Pesquisa/Research: Marjo de Theije
Direção de Fotografia/Director of Photography: Marcelo Lacerda
Som Direto/Sound: Ariel Maia
Produção/Producers: Júlia Morim e Marjo de Theije
Produção Local/Local Production: Ramon Linisi Finkie e Kenneth Gunopawiro
Montagem/Editor: Alex Vailati
Assistência de Montagem/Assistant Editor: Walter Andrade e Geneseli Dias
Correção de Cor/Color-timing: Rafael Amorim
Edição e Mixagem de Som/Sound Mixing Editor: Miguel Bittencourt
Direção
Título: Enxu Queimado: Daqui pro cemitério.
Sinopse: O filme foi produzido com intuito de dar uma devolutiva à da pesquisa de mestrado produzida pela autora, trazendo a história, através da voz dos moradores, sobre a luta e os conflitos vividos pela comunidade tradicional de pesca Enxu Queimado que fica situado na costa potiguar, a 144km da capital Natal, na cidade de Pedra Grande- RN. Nos últimos anos a comunidade enfrentou um conflito territorial onde um empresário italiano, do ramo imobiliário, tentou expulsar a comunidade do território, derrubando roçados, ranchos de pesca, barracas de apoio a pesca e ameaçando as áreas de expansão da comunidade. Diante desse conflito, um grupo de mulheres pescadoras e uniram em defesa da comunidade, ampliando a rede de apoio, conseguiram judicialmente o direito a permanecer em seu território. Porém, antes mesmo que a comunidade pudesse comemorar a vitória na ação de usucapião coletivo, passaram a enfrentar uma nova disputa: Agora a ameaça é a instalação de um parque eólico offshore – dentro do mar, na área de pesca da comunidade- o que põem em risco sua identidade, seu meio de vida e a reprodução social, a pesca artesanal.
Ficha Técnica
Patrícia Jeanny de Araújo Cavalcanti Medeiros (pesquisadora, roteirista, editora, imagens).
(PPGAS – UFRN)
Vicente de Souza – (imagens) (PPGAS – UFRN)
Kélia Viana (imagens) – (PPGAS – UFRN)
Leonardo Medeiros da Silva (auxiliar de edição e imagens)
Hallyson Santiago (auxiliar de edição)
Maria Joelma Martins – (Liderança de Enxu Queimado – RN) (Imagens)
Leonete Roseno – (Liderança de Enxu Queimado – RN) Imagens cedidas do seu acervo pessoal.
Direção
Cena do filme
Título: Marisqueiras da Ponta do Tubarão
Sinopse: O documentário Marisqueiras da Ponta do Tubarão, é uma viagem poética e realista pela vida das mulheres que dedicam suas vidas a pesca. O vídeo evidencia a insalubridade e periculosidade da profissão das marisqueiras da pesca artesanal. Por outro lado, elas não conseguem manter-se sem essa atividade, mesmo à margem, já que a geração de renda e de oferta de trabalho são escassas e não absorvem a mão de obra dessas mulheres.
Ficha Técnica:
Direção: Alexandre Santos e Meysa Medeiros
Roteiro: Alexandre Santos e Meysa Medeiros
Fotografia: Alexandre Santos e Meysa Medeiros
Áudio: Alexandre Santos
Trilha sonora: Zelitto Coringa
Direção
Cena do filme
Título: Sietefilos Xiica Cmotomanoj
Sinopse: En un desierto a orillas del mar, una cultura indígena sobrevive a la modernidad tóxica. Un rito de paso hará de una niña una mujer. Extrañamientos generacionales se ciernen sobre la memoria, viejos cantos tradicionales conviven con rock pesado, el mito entra en controversia narrativa y el tiempo, a duermevela, cae en sueños de arena. Primer largometraje argumental en lengua seri (cmiique iitom).
Ficha técnica:
Director and Producer: Antonio Coello
Screenplay: Valentina Torres e Antonio Coello
Cinematography: Andrés Pineda L. e Benjamín Cabral
Direct Sound: Ernesto Romero, Joel Arguelles, Cecilia Araujo e Antonio Coello
Sound Mix: Rodrigo Bellacetín
Production Design: Lidia Ibarra e Valentina Torres
Editing: María Calle
Original Music: Ernesto Romero
Colorist: Miguel Bolaño
Direção
Cena do filme
Título: Vãnh gõ tõ Laklãnõ
Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um rapper remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e o protagonismo político contra o Marco Temporal.
Ficha técnica:
Coprodução: Calêndula Filmes
Direção: Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá
Produção executiva: Gabi Bresola
Produção executiva de pós-produção: Caroline Marins e Barbara Pettres
Produção: Barbara Pettres
Pesquisa e roteiro: Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá
Direção de produção: Caroline Marins
Produção local: Jucelino de Almeida Filho
Diretor de fotografia: Hans Denis
Montagem: Alan Langdon
Técnica de som: Ingrid Gonçalves
Assistentes de produção: Reno Caramori Filho, Luana Marins Caramori
Imagens complementares: Barbara Pettres, Jucelino de Almeida Filho
Still e Making of: Barbara Pettres, Jucelino de Almeida Filho
Finalização de imagem e som: Alan Langdon
Direção
Cena do filme
Título: Bomba do Hemetério é Resistência
Sinopse: É um documentário que aborda em sua narrativa imagética duas dimensões da vida social da comunidade da Bomba do Hemetério. A primeira delas é como os moradores conjuntamente com outros movimentos sociais e coletivos lutaram para a construção de uma escola, um posto de saúde e um núcleo universitário, este último que ainda não foi concretizado. A segunda dimensão aponta para a relação do Mestre Felipe do Maracatu Nação Encanto da Alegria com a comunidade, a espiritualidade e a relevância da Nação para os jovens daquele território.
Ficha técnica:
Direção Geral: Renê Nascimento
Emanuel – Diretor/ Roteirista
Leonardo – Auxiliar de câmera
João – Fotografia/ Direção de arte
Emily – Fotografia
Maclynio – Cinegrafista/ Design
Beatriz – Design/ Cinegrafista
Yasmin – Roteirista
Eduarda – Design/ Direção de arte
Júlio – Fotografia Steel
Júlia – Fotografia Steel
Elisson – Diretor/ Roteirista
Paulo – Cinegrafista
Rayza – Fotografia
Gabriel – Cinegrafista
Marcos – Diretor de fotografia/Cinegrafista
Mirelle – Editora/ Diretora de fotografia
Filipe – Fotografia
Direção
Cena do filme
Título: Para as gerações que vieram antes de mim
Sinopse: Com um título-dedicatória, para as gerações que vieram antes de mim é construído pela narrativa fragmentada da história de uma família a partir de arquivos pessoais em vídeos e fotografias que são enquadradas cuidadosamente. Lacunas convivem com as lembranças e apontam para a complexidade do racismo estrutural que atravessa as relações pessoais.
Ficha Técnica
Elenco: Josina Maria Ferreira (Bisavó), João Laurindo da Silva (Avô), Wilson Lucas Laurindo
(Pai), Elizabeth Bretas Lucas (Mãe), Ana Carolina Bretas Lucas (Irmã) e Filipe Bretas Lucas
(Diretor)
Direção: Filipe Bretas Lucas
Produção: Filipe Bretas Lucas
Montagem: Filipe Bretas Lucas
Trilha Sonora: Filipe Bretas Lucas
Trilha de Violão: Gabriel Martins
Finalização: Misael Avelino da Silva
Cena do filme
Título: Desova
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Laís Dantas
Produção Executiva: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Pesquisa: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Direção de Produção: Luana Fraga
Direção de fotografia: Laís Dantas
Câmeras: Laís Dantas e Gabriel Barbosa
Assistente de fotografia: Laura Aguiar
Fotografia Still: Felipe Dutra
Som direto: Ton Oliveira
Produção de finalização: Laura Aguiar e Dora Motta
Montagem: Gabriel Barbosa
Designer: Laryssa Ramos
Edição de Som e Mixagem: Alexandre Jardim
Finalização: Link Digital
Coordenação: João Paulo Reis e Roberto Tyszler
Colorista: Bernardo Brik
Realização: Quiprocó Filmes
Direção
Cena do filme
Título: Juízo Final
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Produção Executiva: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Pesquisa: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Consultoria: Ronilso Pacheco e Christina Vital
Direção de Produção: Maria Gabriela Martins
Direção de fotografia: Laís Dantas
Câmeras: Gabriel Barbosa, Ian Cheibub, Laís Dantas
Fotografia Still: Cíntia Lima
Som direto: Vilson Almeida
Produção de finalização: Laura Aguiar e Dora Motta
Montagem e Edição: Gabriel Barbosa
Designer: Luiza Chamma
Edição de Som e Mixagem: Alexandre Jardim
Finalização: Link Digital
Coordenação: João Paulo Reis e Roberto Tyszler
Colorista: Bernardo Brik
Realização: Quiprocó Filmes
Direção
Título: Rio, Negro
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Assistentes de Direção: Daila Ferreira e Laura Aguiar
Produtor Executivo: Fernando Sousa
Produtores Associados: Henrique Silveira e Wania Sant’Anna
Pesquisa de conteúdo: Alessandra Schimite, Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Pesquisa e licenciamento de arquivo: Alessandra Schimite
Direção de Fotografia: Laís Dantas
Operadores de Câmera: Laís Dantas e Renan Herison
1o Assistente de Câmera: Renan Herison
2a Assistente de Câmera: Julia Camargo
GMA: Julia Camargo
Vídeo Assist: Albert Ribeiro
Operador de movimento: Edvaldo Neto
Gaffers: Jon Thomaz e Tainã Miranda
Diretor de áudio: Vilson Almeida
Técnico de Som Direto: Antonio Carlos V. Da Silva (DMC)
Direção de Produção: Luana Fraga
Assistente de Produção: Felipe Dutra
Fotografia Still: Elisângela Leite
Direção de arte: Caroline Meirelles
Assistente de Direção de Arte: Patrícia Fuentes
Coordenação de Pós-Produção: Felipe Bretas – Multiphocus
Produção de Pós-Produção: Dora Motta
Montagem e edição: Eduardo Braz, Gabriel Barbosa, edt. e Thomaz Tarre, edt.
Direção
Cena do filme
Título: Urbanografia do Caus
Ficha Técnica
Autores: Thiago de Andrade Morandi, Regina de Paula Medeiros
Direção: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro
Roteiro: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini, Rodrigo Ribeiro
Direção de fotografia: Thiago A. Morandi
Images: Thiago A. Morandi, Rodrigo Scalabrini
Edição e finalização: Ana Nolasco, Thiago A. Morandi
Apoio: Kelen Jacques
Direção
Cena do filme
Título: Ògún, o ferreiro do mundo
Sinopse: Ògún, o ferreiro do mundo, conta a história do Orisá ÒGÚN através do seu elemento mais significante: o ferro. E é pelas vivências e práticas de dois Ferreiros significativos do Candomblé do Rio de Janeiro e de um grande Babalawô de Ifá com descendência direta do Sumo Sacerdote de Ile Ifé que essa história é contada desde a origem da Terra, na África Ancestral, até os dias de hoje. Portanto, mesmo com o progresso tecnológico indo ao auge da transformação e da evolução na humanidade, tradições elementares do sagrado permanecem mais vivas do que nunca.
Ficha Técnica
Elenco: Luis Miguel Martin Rosales (Luis Ferreiro), Wuelynton Santos (Wuelyton Ferreiro) e Oluwo Ifateju Aworeni
Direção: Marcia Salgueiro
Roteiro: Alexandre Maximino
Pesquisa: Alexandre Maximino e Marcia Salgueiro
Assistente de Direção: Luis Gomes
Direção de Fotografia: Luis Gomes
Montagem, Desenho de som e Mixagem: Ricardo Mansur
Empresas produtoras: Azeviche Filmes e Dona Cena
Direção
Cena do filme
Título: O Tratado do Vão Combate ou A Pequena História de uma Bixinha Qualquer
Ficha Técnica
Roteiro: Márcio Januário
Direção: Márcio Januário e Henrique Drebes
Câmera: Henrique Drebes
Ator: Márcio Januário
Trilha sonora: Xuxa Levy
Sound design: Raquel Lazaro
Montagem: Henrique Drebes
Cena do filme
Título: Um Patrimônio chamado Sobral
Produção: LABOME
Direção: Telma Bessa
Roteiro e montagem: Telma Bessa, Orlando Mendes e Rafael Parente
Imagem e fotografia: Quintino Silva, Everton Costa, Jamires Rodrigues, Rayane Nascimento, Vicente Sousa, Jerfson Lins, Edcarlos da Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral
Captura e edição som: Jayanara Oliveira, Orlando Mendes e Estudio Subversivo
Música: Deibe Viana e Quintino Silva
Direção
Cena do filme
Título: Geruzinho
Sinopse: Nas ladeiras do bairro Cirurgia, os irmãos Dingo Bala, Mestre Nenê, Niquimba e Nego Dadá construíram o bloco afro Descidão dos Quilombolas, uma história sobre a importância dos tambores na conexão do povo preto à sua ancestralidade.
Ficha Técnica
Elenco: Niquimba, Nego Dadá, Mestre Nenê, Dingo Bala, Maria do Carmo Santos, Maria Andreia Alves dos Santos, Kauã Matheus Santos de Jesus, Marcel Icaro Doria dos Santos, Levi Maicon Santos e Kayllon Juan Santos de Jesus Costa
Direção: Juliana Teixeira, Luli Morante, Rafael Amorim
Roteiro: Juliana Teixeira
Fotografia: Juliana Teixeira, Luli Morante
Produção Executiva: Neto Astereo
Produção: Rafael Amorim, Alicia Mendes
Desenho de som e trilha sonora: Janaína Vasconcelos
Som direto: Clara Cavalcante Bueno
Edição e montagem: Jonta Oliveira
Still: Elisa Lemos
Direção
Cena do filme
Título: Aqui de fome não morro
Sinopse: Apesar das adversidades políticas do Brasil, agricultores, ativistas da agroecologia das periferias e favelas do Rio de Janeiro, se organizaram e garantiram a chegada do debate e da comida saudável para a população negra em diferentes territórios da cidade.
Ficha Técnica
Elenco: Ana Santos, Ana Paula Santos Bia Carvalho, Jorge Ribeiro Júlio Callegário de Almeida Pinto Marcelo Correa da Silva Maria de Lourdes dos Santos Mirian Langenbach Roseneide Trovão Sandra Regina da Silva Sara Rúbia Nunes Wesley Teixeira
Roteiro e Direção: Leila Xavier
Produção: Leila Xavier
Fotografia: Ana Galizia
Som direto: Ana Galizia
Montagem: Leila Xavier e Nico Silva
Finalização: Nico Silva
Trilha Sonora: Carcará de João do Vale e Chico Buarque
Direção
Cena do filme
Título: ETOGO
Ficha Tecnica:
Diretores: VIK BIRKBECK e IDJAHURE KADIWEU
Imagens e Som Direto: VIK BIRKBECK, MAC SUARA KADIWEU e MOONSTAR (1992) VIK BIRKBECK e IDJAHURE KADIWEU (2017)
Fotografia Still: VIK BIRKBECK
Narrador: IDJAHURE KADIWEU
Edição: RIZZA HABITÁ e PATRICK GRANJA
Trilha Sonora: DANIEL FALCÃO
Produção: JULIA LEVY e LETICIA FRIEDRICH
Direção
Cena do filme
Título: Pesca do Boto
Sinopse: A partir das narrativas de cinco pescadores artesanais de Tramandaí/RS, o documentário etnográfico retrata a complexa relação entre pescadores e botos na Barra do Rio Tramandaí, que através de gerações perpetuam uma interação que configura uma paisagem única no mundo.
Ficha Técnica:
Roteiro: Olavo Ramalho Marques
Direção: Olavo Ramalho Marques
Operação de Câmera: Olavo Ramalho Marques e Matheus Pacheco Volf
Operação de Áudio: Tanussa Pereira Simas, Nathan Silveira Becker e Olavo Ramalho Marques
Edição e Montagem: Olavo Ramalho Marques
Direção
Cena do filme
Título: Ilú
Sinopse: O documentário etnográfico colaborativo acompanha a construção de um tambor por Walter Mello Ferreira (Pingo Borel). Ao fabricar o Ilú, o alabê (tamboreiro) perpetua o que aprendeu com seu pai, Mestre Borel, e revela que o tambor não é só um objeto ou um instrumento musical e sim uma entidade, um fundamento da manutenção e preservação da ancestralidade, dimensão central na cultura de matriz africana.
Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Olavo Ramalho Marques, Jeferson Bossoni Mendes e Walter Mello Ferreira (Pingo Borel)
Produção: Jeferson Bossoni Mendes, Elisa Algayer Casagrande
Direção
Cena do filme
Título: Resistência Indígena na Universidade
Direção
Cena do filme
Título: O que tem lá?
Sinopse: Há aproximadamente 60 anos, no centro do Poço da Panela, situa-se uma bodega, conhecida como Venda de Seu Vital. Assim conhecida pela figura do seu proprietário, Seu Vital, que tem como missão manter a existência e as tradições desse espaço, diante das mudanças que o bairro experimenta. Assumindo as várias histórias, memórias e pessoas que a frequentam, cabe questionar: o que tem lá?
Ficha Técnica
Direção: Jamille Barros, Maria Dairly e Lara Albuquerque
Fotografia: Lara Albuquerque e Jamille Barros
Roteiro: Jamille Barros, Lara Albuquerque e Maria Dairly
Captação de Áudio: Jamille Barros, Lara Albuquerque e Maria Dairly
Edição: Jamille Barros, Lara Albuquerque, Maria Dairly, Thaís de Menezes
Direção
Cena do filme
Título: O mar que habita em mim
Ficha técnica:
Direção, Edição e Montagem: Luara Olívia
Argumento: Mariana Gurbindo
Direção científica e de pesquisa: Mariana Olívia e Idê Gurgel
Direção de fotografia: Clara Gouvêa
Assistência de câmera: Nina Luna
Captação de imagens com Drone: Iggor Gomes
Direção
Cena do filme
Título: Las apariencias
Ficha Técnica
Dirección: NICOLÁS ONISCHUK
Guión: AGUSTINA ARRARÁS y NICOLÁS ONISCHUK
Productor: GASTÓN DE LA SERNA
Productora: PLANO LLANO
Direção
Cena do filme
Título: Cinema é isso que você está vendo.
Ficha Técnica:
Direção: Vandimar Marques
Produção: Vandimar Marques, Itandehuy Castañeda e Guilherme Oliveira
Fotografia: Vandimar Marques, Itandehuy Castañeda e Sidi Leite
Som direto: Itandehuy Castañeda
Roteiro: Vandimar Marques
Montagem: Vandimar Marques
Edição: Itandehuy Castañeda e Vandimar Marques
Direção
Cena do filme
Título: Onde Fica Esta Rua? ou Sem Antes Nem Depois
Sinopse: ONDE FICA ESTA RUA? ou SEM ANTES NEM DEPOIS é um retrato impressionista e pessoal da cidade de Lisboa onde vivemos e onde filmámos grande parte dos nossos filmes. Uma espécie de improvisação jazzística a partir de uma partitura escrita em 1963. Da janela da nossa sala, numa praceta da Av. dos EUA em Lisboa, vê-se um décor do filme “Os Verde Anos” (1963) de Paulo Rocha, praticamente do mesmo ponto de vista em que Rocha o filmou há 58 anos: por baixo das arcadas de um prédio, Ilda (Isabel Ruth) dá pela primeira vez a mão a Júlio (Rui Gomes), assistimos ao início da sua trágica história de amor. Este é o ponto de partida do nosso novo projeto de documentário: guiados pelo olhar de Paulo Rocha, voltamos a olhar para os lugares de “Os Verdes Anos”, que agora são naturalmente diferentes. Quem são hoje os habitantes do bairro de Alvalade e de Lisboa? Que pessoas passeiam naquelas ruas e naqueles campos? Quem vive naquelas casas? Quem frequenta aqueles bares e cafés? Que vozes ecoam naqueles espaços? Que histórias têm para contar? E que décors sobreviveram à erosão do tempo, quais desapareceram, quais renasceram? Os sucessivos estratos, geológicos, urbanísticos e humanos da cidade de Lisboa irão desenhar-se à frente da nossa câmara. Mas o que mais nos interessa é captar a energia contraditória desta cidade, numa nova “crónica anedótica” lisboeta (na senda de “Lisboa, Crónica Anedótica” de Leitão de Barros, de 1930), vital e torrencial.
Ficha Técnica
Produtores: João Matos, Vincent Wang, João Pedro Rodrigues
Realização: João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
Direção de Fotografia: Rui Poças e Lisa Persson
Som: Nuno Carvalho
Montagem: Mariana Gaivão
Direção
Cena do filme
Título: Domy+Ailucha: Cenas Kets!
Ficha técnica
um filme de / un film de: Ico Costa
filmado por / filmé par: Ailucha de Waldir e Domingos Marengula
montado por / monté par: Raúl Domingues
Direção
Cena do filme
Título: A Morte de Uma Cidade
Ficha Técnica
Produção: TERRATREME FILMES, João Matos, Leonor Noivo, Luisa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre, Tiago Hespanha
Coordenação de Projetos: João Gusmão
Coordenação de Produção: Celeste Alves e Rita Santos Silva
Assistente de Produção: Giuliane Maciel
Direção
Cena do filme
Título: Terra Que Marca
Production: RAUL DOMINGUES, ICO COSTA e KRZYSZTOF DABROWSKI
Sound and Image: RAUL DOMINGUES
Editing: RAUL DOMINGUES
Sound Editing: PAULO LIMA
Sound Mix: TIAGO MATOS
Color Correction: ANDREIA BERTINI
Project Coordination: João Gusmão
Production Coordination: Celeste Alves, Rita Santos Silva
Production Assistant: Giuliane Maciel
Direção
Cena do filme
Título: PAX AVANT. La palabra más antigua de Europa
Sinopsis: “Pax avant” es la fórmula, el valor de la palabra en los Pirineos, un compromiso con la paz y con las vidas en torno a una frontera que no lo fue.
Direção
Cena do filme