XVII Especialização em Gestão da Manutenção da UFPE
A próxima turma tem início das aulas em Março de 2025.
A Manutenção é um fator chave para a disponibilidade de sistemas produtivos, e uma área importante nas atividades de produção, sobretudo naquelas cujas instalações físicas têm um papel fundamental na produção de bens e serviços. Essa área possui uma elevada demanda por profissionais qualificados, que gerenciem recursos eficientemente de forma a garantir elevados níveis de produtividade, qualidade e disponibilidade dos sistemas.
Nesse sentido, o Curso de Especialização em Gestão da Manutenção da UFPE busca atender essa demanda contribuindo com o desenvolvimento de competências essenciais de profissionais que procuram se adequar aos novos paradigmas competitivos.
A manutenção de sistemas é um desafio de muitas organizações. Por isso, profissionais da área continuam sendo requisitados, mesmo em momentos de crise econômica. Torne-se um especialista fazendo um curso diferenciado:
Curso ofertado regularmente a 20 anos com mais de 300 profissionais formados (em 15 turmas) de diversos setores da economia.
Carga horária de 360h, 100% ao vivo e on-line para todo o Brasil;
Estrutura curricular do curso com 19 disciplinas, divididas em 4 módulos
Disciplinas com ferramentas para gerenciar eficientemente a Manutenção, de forma a garantir elevados níveis de produtividade, qualidade e disponibilidade de sistemas de produção
Horários das aulas: terças e quintas das 19:00 às 21:30, sábados das 8:00 às 13:00;
Corpo docente com atuação em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da UFPE reconhecidos nacional e internacionalmente;
Confira alguns depoimentos de ex-alunos de cursos relatando a importância do curso para a evolução na carreira profissional
As principais competências do Especialista em Gestão da Manutenção são:
- Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros em manutenção de sistemas, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas.
- Utilizar metodologias de gestão, ferramental matemático e estatístico para apoiar o planejamento e controle da manutenção de sistemas e auxiliar na tomada de decisões;
- Incorporar conceitos e técnicas da qualidade na manutenção de sistemas de produção, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;
- Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos;
- Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequada
O curso tem como objetivo promover a capacitação de profissionais para o Planejamento e Gestão da Manutenção tornando-os aptos a prover soluções adequadas aos objetivos das suas organizações. Ao longo do curso, as disciplinas são direcionadas para atividade profissional que os alunos exercem, os seus objetivos de carreira e quais as suas expectativas com relação ao curso.
Uma vez que a Gestão e a Engenharia de Manutenção não se restringem apenas ao aspecto operacional desta função empresarial, este curso proporcionará, dentre outras coisas:
- Oferecer aos Gerentes e profissionais da área de manutenção uma visão apropriada dos métodos de Gestão da Manutenção no contexto da competitividade em que as empresas se encontram.
- Dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre técnicas modernas de Organização, Planejamento e Controle da Manutenção, visando à redução de custos, à garantia da disponibilidade dos sistemas e à ampliação da contribuição da manutenção no objetivo global da empresa.
- Apresentar e discutir os principais problemas no âmbito das atividades de gerência da manutenção, bem como indicar e analisar soluções às questões levantadas.
- Apresentar novos conceitos e práticas de sucesso em grandes empresas;
- Estimular o compartilhamento de experiências com outros profissionais da área.
Profissionais com curso de graduação, que desejam desenvolver habilidades e competências para atuação na área Gestão da Manutenção em empresas dos setores industrial (siderúrgico, químico, petroquímico, alimentício, construção civil e outros).
Horário de aulas e carga horária
Carga horária de 360h, 100% ao vivo e on-line para todo o Brasil;
Horários das aulas: terças e quintas das 19:00 às 21:30, sábados das 8:00 às 13:00;
- Inscrição gratuita
- Matrícula – R$500,00
- Mensalidades – 15xR$850,00
Conheça algumas empresas com profissionais que participaram de turmas anteriores
Conheça os Especialistas Ex-alunos do curso
Corpo Docente
Adiel Teixeira de Almeida CV Lattes | Alexandre Ramalho Alberti CV Lattes | Ana Paula Cabral Seixas Costa CV Lattes |
Anderson Lucas Carneiro de Lima da Silva CV Lattes | Cristiano Alexandre Virgínio Cavalcante CV Lattes | Daniel Henrique Quaglioz Sartori CV Lattes | Linkedin |
Danielle Costa Morais | Eduarda Asfora Frej | |
Juliana Farah | ||
Lucia Reis Peixoto Roselli | Marcelo Hazin Alencar | |
|
|
Disciplinas
Módulo Planejamento da Manutenção
- Alinhamento Estratégico da Manutenção
- Gestão da Produção
- Gestão da Qualidade
- Gestão de Ativos
- Gestão de Pessoas
- Planejamento e Controle da Manutenção
- Sistema Toyota de Produção
Módulo Gestão da Manutenção
- Análise Estatística de Dados
- Engenharia de Confiabilidade I
- Engenharia de Confiabilidade II
- Probabilidade e Estatística
- Gestão da Manutenção para desafios ambientais e sistemas de saúde
- Decisão em Grupo e Negociação na Gestão da Manutenção
- Métodos de Apoio a Decisão
- Modelos de Decisão na Manutenção
Módulo Ferramentas de Gestão da Manutenção
- Gerenciamento de Riscos
- Manufatura de Classe Mundial (WCM) e Manutenção Produtiva Total (TPM)
- Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM)
- Modelos de Programação de Manutenção Preventiva
- Modelos e Técnicas de Manutenção Preditiva e Monitoramento
- Sistemas de Informação Aplicados à Manutenção
Módulo Complementar
- Cases Empresariais de Gestão da Manutenção
- Seminários
- Metodologia de Pesquisa para Gestão da Manutenção