Moléculas com atividade analgésica, sedativa e adjuvante de anestésico

Moléculas com atividade analgésica, sedativa e adjuvante de anestésico

O que é
A presente invenção é relativa a uma nova série de compostos químicos, 3-benzil-imidazolidina-2,4-diona substituído nas posições 2 e 6 do anel benzílico por halogênios como exemplificado para a molécula codificada LPSF-PT-31, GIRSUPAN e seu uso terapêutico enquanto fármacos dotados de efeitos analgésico, sedativo e adjuvante de anestésicos.

A vitrine terapêutica para dor de alta intensidade, em forma de cólica, compressão, visceral, traumática ou central é limitada. O grupo farmacológico indicado para dor de grande intensidade é o opióide cujo protótipo é a morfina e mesmo dentro deste grupo, as opções para dores de maior duração são reduzidas. O uso de morfina e seus análogos, mesmo em doses terapêuticas, não são dissociados de inúmeros efeitos adversos, como náuseas, vômitos, prurido e depressão respiratório, que frequentemente impede a continuidade do tratamento.

Inventores
Ivan da Rocha Pitta, Maria do Carmo Alves de Lima, Teresinha Gonçalves da Silva, Gisele Zapata-Sudo, Roberto Takashi Sudo e Suely Lins Galdino.

Estágio de desenvolvimento
TRL: Grau 6 – Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial

Propriedade intelectual
Registro INPI: PI 0701016-8

Objetivo da UFPE
Licenciamento ou Parceria para Desenvolvimento

Contato
(81) 3879-5805
secretariadine.propesqi@ufpe.br