Dispositivo polimérico para monitoramento ambiental acoplando sensor fotônico nanoestruturado a reconhecimento molecular e respectivo processo de obtenção

O que é
Dispositivo híbrido para detecção de molécula-alvo escolhida para monitoramento ambiental, caracterizado por acoplar em material polimérico, transdutores fotônicos nanoestruturados, conferindo sensibilidade ao dispositivo, a cavidades moleculares no formato da molécula-alvo, que confere seletividade ao dispositivo de detecção. A característica mais importante do dispositivo está no uso de nanoestruturas luminescentes para informar se cavidades moleculares produzidas no interior de um polímero estão ocupadas ou não, podendo este sinal ser correlacionado à fração ocupada das cavidades, associada à concentração da molécula-alvo escolhida para monitorar o ambiente, tipicamente efluentes hídricos.
A presente invenção possui a vantagem de combinar propriedades de seletividade, por ser preparado com polímero impresso molecularmente com cavidades para reconhecimento molecular, e sensibilidade, dada pela inclusão da parte fotônica ativa, incluída durante a síntese do dispositivo.

Inventores
Petrus D Amorim Santa Cruz Oliveira e Lizeth Carolina Mojica Sánchez.

Estágio de desenvolvimento

TRL: Grau 4 – Validação da tecnologia em ambiente laboratorial