Deterrente de oviposição para o Aedes Aegypti da microemulsão do óleo de Eugenia Uniflora

O que é
Uma microemulsão capaz de evitar que fêmeas do mosquito Aedes aegypti coloquem ovos, evitando assim a proliferação de mosquitos e consequentemente a redução de doenças, tais como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, etc, causadas por esse agente transmissor.
Os estudos mostraram que essa solução apresenta bons resultados mesmo em concentrações baixíssimas da ordem de partes por milhão (ppm). O produto a ser desenvolvido terá um baixo custo e elevado valor de mercado. Baixo custo para produção porque os insumos são baratos e a fonte natural utilizada é comumente encontrada em todo o território nacional, com alto rendimento. Elevado valor de mercado porque o Brasil tem sérios problemas de saúde pública atrelados a transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti.

Inventores
Edna Barboza de Lima; Daniela Maria do Amaral Ferraz e Navarro; Cláudio Augusto Gomes da Câmara e Júlio César Ribeiro de Oliveira Farias de Aguiar.

Estágio de desenvolvimento
TRL: Grau 4 – Validação da tecnologia em ambiente laboratorial