grupodepesquisavirtus@gmail.com

Sobre

virtus

O VIRTUS é o Programa Institucional em Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenado pelo Prof. Dr. Sandro Cozza Sayão e tendo como pesquisadores associados alunos do curso de Mestrado em Direitos Humanos da UFPE, Especialistas em Direitos Humanos da FUNDAJ, Policiais Civis e Militares do estado de Pernambuco, bem como, professores e pesquisadores de outras instituições e organizações governamentais e não governamentais, o grupo tem por meta pensar as grandes questões concernentes ao fazer policial e às demandas que envolvem a Defesa Social, a Segurança Pública e a relação direta desses com os Direitos Humanos. Em um mundo de contradições, em que as guerras de narrativas têm nos colocado uns contra os outros, falsamente afirmando que Direitos Humanos e polícia estão em lados opostos, a proposta do grupo é exatamente revisitar a dimensão de sentido que nos coloca a todos (policiais, teóricos e militantes dos Direitos humanos) direcionados a um mesmo objetivo: o da salvaguarda da vida. Além disso, pretende-se ainda redesenhar possíveis soluções aos problemas existentes em nossa sociedade, principalmente aqueles que atingem o fazer policial, bem como repensar e redefinir novos modos de atuação frente aos desafios existentes na área de Segurança Pública e Defesa Social. Nesse sentido, o grupo compromete-se a um agir híbrido, ora mergulhando vertiginosamente nos elementos teórico-conceituais que sustentam e justificam a importância do agir policial em nossa sociedade, potencializando seu porquê e seu para quê, bem como pretende também olhar para elementos pontuais, como por exemplo, o modo como o fazer policial lida com a vulnerabilidade infantil, como ele responde às necessidades particulares de determinados grupos humanos e como ele se organiza a fim de atender a vida em suas diferentes perspectivas, tais como as demandas dos grupos minoritários e da própria necessidade de defesa dos direitos dos próprios policiais. Desse modo, o Programa se reafirma comprometido à produção crítica e problematizadora do conhecimento na área, entrelaçando a necessária salvaguarda da vida, representada pelos grandes acordos pós Declaração Universal do Direitos Humanos, e o agir específico que se elabora no campo da Segurança Pública e da Defesa Social.

Coordenador geral

Prof. Dr. Sandro Cozza Sayão

Doutor em Filosofia e Pós-Doutor em Filosofia Contemporânea pela Université Paris X. Atualmente é professor Associado II do Departamento de Filosofia e atua nos programas de pós-graduação strictu senso em Filosofia e em Direitos Humanos da UFPE; é também Coordenador do Curso de Especialização em Direitos Humanos/UFPE, Coordenador Setorial de Extensão do CFCH e Coordenador do Grupo VIRTUS: Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPE.

vice

CoordenadorA

PROFª. Ma. Marcela Maura Lira Mariz

Mestra em Direitos Humanos – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Serviço Social – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Assistente Social – Governo do Estado de Pernambuco (PE). Integrante do Moinho Jurídico, Laboratório de Pesquisa Social do Direito (CCJ-UFPE/CNPq). 

Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa da FUNASE/PE. Coordenadora/Colaboradora do Projeto Justiça Restaurativa em Obras Comentadas. Membro/Colaboradora da Subcomissão de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Estado de Pernambuco (OAB/PE). 

Facilitadora e instrutora de cursos de formação em Justiça Restaurativa e práticas circulares.