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Virtus Educacional

O Virtus Educacional responde pela dimensão do ensino do Grupo Virtus. Em seu escopo, tem por meta promover ações educativas nos mais diferentes formatos, tais como: cursos, oficinas, palestras, workshops, bem como diferentes atividades de formação, capacitação e assessoria nas áreas de Segurança Pública, Defesa Social e Direitos Humanos. Nossa missão é produzir, disseminar e socializar conhecimento. Para isso, buscamos articular e mobilizar experiências, habilidades, competências e atitudes, de forma a contribuir interdisciplinarmente com os diferentes atores nas três grandes dimensões de trabalho a que o Virtus se direciona.

Coordenadora

virtus educacional

Adriana Tavares de Almeida

Mestra em Filosofia pela UFPE (2019), Servidora pública da SEE/PE (2023), coordenadora projeto Heureka no Virtus Educacional. (2022).

 

HEUREKA: ELEMENTOS HEURÍSTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA.

A heurística é aplicada na construção e solução de problemas. Em seu escopo o heureka tem por meta investigar, analisar e compreender os muitos processos pelos quais “intuímos” e “criamos” novos conhecimentos e saberes e em que medida esses mesmos processos criativos podem ser simulados em atividades cognitivas “miniaturizadas”, aqui chamadas “meios heurísticos”. 

Se trata de um instrumento de pesquisa atividades de caráter “simplificado”, na forma de oficinas, em que são trabalhados elementos conceituais básicos (tais como: dentro e fora; uno e múltiplo; reversível e irreversível), que são, logo após sua consolidação e análise, projetados e associados aos grandes desafios de nosso tempo, isso num momento de expansão, aqui considerado momento “centrífugo”. 

 

O desafio de compreender como se dá a inventividade, em como intuímos, criamos e elaboramos novos saberes, tomou por bases as grandes teses de Henri Bergson, e em como esses processos podem ser simulados em atividades que podem “miniaturizar” grande dilemas, concentrando-se apenas em conceitos básicos, que mesmo em sua versão mais simples guardam grande potencial para mobilizar o pensamento. 

 

A fim de compreender esse impulso criativo e em como ele é e pode ser desencadeado por elementos simples que em si guardam potencial poiético, nos fez também recorrer às teses de Gaston Bachelard, em que a potencialidade reflexiva pode muito bem reverberar em elementos de aparente pouca complexidade, tal como a maçã que sobre a cabeça de Isaac Newton resultou na descoberta da teoria da gravidade.

 

Os Elementos Binários trabalhados nas atividades heurísticas, no que tange ao ensino de filosofia, podem ser aplicados em sala de aula na construção e solução de problemas. Assim, a partir de um processo transformativo se dá a mistura de saberes, dinâmicas ou atividades heurísticas que devem ser propostas pelo professor, com o mínimo de interferência docente possível, mas sem esquecer que tanto o processo como os resultados dá-se em comunhão. 

As atividades heurísticas têm como objetivo geral desenvolver no aluno auto-atividade poiética, da qual resulta a criação do novo. O termo “poiética” é derivado da palavra grega

poiéses, concebida como ação ou capacidade de produzir, ou fazer alguma coisa de modo criativo. Por sua vez, os objetivos específicos priorizam estimular os alunos à possibilidade de vivenciarem uma dada situação de aprendizado filosófico, que exceda (mas não elimine) ao conteúdo das tradicionais disciplinas curriculares, como também possibilitar aos alunos uma reflexão a respeito das diversas situações da vida e da sociedade.