O Papo de Homem é um projeto destinado especificamente a homens, num formato específico, motivador e simples, conduzido pelo Virtus em parceria com o Instituto Maria da Penha.
Considerando que toda e qualquer fragilidade é para esses um tabu e que não são poucos aqueles cuja masculinidade rígida e convencional impede o dialogo aberto sobre qualquer forma de vulnerabilidade, os círculos de homens têm se mostrado de grande importância na reconfiguração de arraigadas formas de ser e na tomada de consciência do que é preciso rever no que tange o comportamento masculino em nossos dias.
Em seu escopo, tem por objetivo reunir em círculos, homens que possam debater abertamente sobre masculinidade, preconceitos, medos, ansiedades, vulnerabilidade, entre outros dramas pessoais, isso num clima informal, alegre e com muita sabedoria.
Como a coordenação é feita por policiais e por educadores altamente especializados, tem-se a facilidade na participação de quem normalmente tem resistência com agentes da área da saúde mental e, com isso, tem-se grandes ganhos.
Os objetivos desse projeto são:
- estabelecer um espaço de diálogo aberto e fraco com agentes especializados, nos quais se tem por meta revisar preconceitos e formas antiquadas de pensar;
- analisar em conjunto formas do masculino, tentando superar o machismo e outras formas de preconceito;
- analisar a fundo a diferença entre virilidade, força, brutalidade e selvageria;
- compreender os novos papéis sociais na contemporaneidade;
- debater sobre violência, medos, preconceitos, sexualidade, entre outros temas polêmicos;
- falar sobre saúde, saúde mental, stress, paz interior, etc.
Postado em: 11/03/2020
Coordenador
Deyvid Galindo Santos – Bacharel em Ciências Sociais pela UFPE (2011), pesquisa Práticas Integrativas e Complementares, técnicas de autoconhecimento, desenvolvimento humano e mitologia pessoal. Iniciou-se no caminho terapêutico através do Reiki (2008), Regressão de Memória com Meditação (2012) e Terapia do Renascimento (2015). Constelador sistêmico em formação. Comissário de Polícia Civil em Pernambuco. Instrutor de meditação com respiração, focaliza grupos de meditação com policiais da Polícia Civil de Pernambuco.
Coordenador
Possui Graduação em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco e Bacharelado em Direito na Focca. Mestrando em Direitos Humanos na UFPE (PPGDH). Atualmente é Comissário de Policia – Polícia Civil de Pernambuco, lotado na Diretoria de Tecnologia da Informação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglesa. Membro do Grupo de Pesquisa em Segurança Pública, Defesa Social e Direitos Humanos – Virtus. Atualmente é Instrutor nos Cursos de Formação na Polícia Civil de Pernambuco, Instrutor dos Cursos de Redação Oficial e Português para Elaboração de Textos no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco? Cefospe e na Escola de Contas Públicas de Pernambuco – TCE-PE. Ministra os mesmos cursos na Escola de Administração Fazendária. Além disso,tutor de cursos na área de Ensino à distancia da Secretaria Nacional de Segurança Pública e também no Cefospe, onde também é conteudista do Curso de Redação Oficial – EAD.