SELEÇÃO BOLSISTA PÓS-DOUTORADO 
CONFIRA  O RESULTADO  FINAL NA ABA EDITAIS

PRH30.1 – Engenharia do processamento de petróleo e gás, produção de biocombustíveis e energias renováveis. 

 
1. HISTÓRIA E MISSÃO

 

PRH30.1 – Engenharia do processamento de petróleo e gás, produção de biocombustíveis e energias renováveis

 

Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP)

 

O desenvolvimento do setor produtivo nacional de petróleo e gás evolui na direção de maiores demandas por recursos humanos especializados. A satisfação dessas demandas, por seu lado, levará a uma maior participação de tecnologia brasileira no setor. Os engenheiros químicos formados com especialização em petróleo e gás garantirão as condições de evolução exigidas.

 

A Agência Nacional do Petróleo-ANP, ciente da importância da formação de profissionais com capacitação adequada para atuar no setor petróleo e gás natural, tomou a iniciativa de estimular a complementação curricular de cursos universitários tradicionais e de educação profissional de nível médio, com disciplinas extras de especialização no setor. Para atingir esses objetivos, foi lançado, em 1999, o Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor Petróleo e Gás – PRH-ANP-, tendo como premissa básica a participação e o apoio das Instituições de Ensino, na forma de parcerias.

 

O PRH-ANP, através das Instituições, concede:

         ·     Bolsas de estudos e;

   · Taxa de Bancada (suporte financeiro para gastos específicos referentes a     operacionalização do respectivo programa);

 

Objetivo estimular instituições de ensino a oferecerem aos seus alunos especializações profissionais para o setor petróleo e gás natural.

 

A Universidade Federal de Pernambuco, através do Departamento de Engenharia Química está orientando os cursos de graduação e pós-graduação e investindo na formação de engenheiros químicos especializados no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis.

 

           O PRH-30.1 tem a finalidade de formar recursos humanos com capacidade de realizar as tarefas de projeto, operação e manutenção nas unidades de processamento de gás, refino de petróleo e unidades petroquímicas correlatas, além de incentivo ao desenvolvimento de biocombustíveis e da importância da utilização de energias renováveis para manutenção dos recursos naturais. O PRH30.1 sucedeu o antigo PRH28 ANP-UFPE (Primeira FASE PRH-ANP que atuou de 1999-2018).  

 

        O PRH30.1 foi selecionado pelo Edital 01/2018 da ANP/FINEP, convênio Nº 29/19 – FADE/UFPE/FINEP/ANP – PRH (CONVÊNIO Nº 74/2019 UFPE) (01.19.0250.00 REF. 0440/2019 FINEP), abrangendo os cursos de Graduação em Engenharia Química e Química Industrial, e a Pós-Graduação em Engenharia Química. O PRH30.1 da UFPE tem como tema/Titulo:

 

Engenharia do Processamento de Petróleo e Gas, Produção de Biocombustíveis e Energias renováveis.

 

  ENFASES DO PRH30.1:

 

   * Transporte, refino e processamento de gás natural;

   * Biocombustíveis e demais energias renováveis.

 

        Atualmente contamos com 24 bolsistas no programa sendo: 16 de Graduação, 4 de Mestrado, 3 de Doutorado, 1 de Pós-doutorado, além do Coordenador, Pesquisador Visitante e o apoio Técnico.

 

Como ingressar no PRH30.1 da UFPE (Clique aqui)

 

 Mais informações sobre o PRH-ANP acesse:

 

 PRH-ANP Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP

 

 

 Contato

                                        E-mail: prh30.1@ufpe.br

Telefone: 81 2126 7227 

 

Endereço: Departamento de Engenharia Química da UFPE – Sala PRH30.1 – Avenida dos Economistas, s/n, CEP 50.740-590, Cidade Universitária, Recife – Pernambuco – Brasil.61