PRH30.1 EM FOCO

O PRH30.1 da UFPE ficou na 7ª posição na classificação geral de um total de 55 programas avaliados no Encontro Nacional do Programa de Formação de Recursos humanos da ANP 2024. Realizado em Belo Horizonte nos dias 21 a 23 de maio de 2024. Sinônimo de trabalho e dedicação de todos que compõe o programa.

https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/prh-anp-programa-de-formacao-de-recursos-humanos-1/arquivos-2a-fase/relatorioencontroprh2024.pdf

Participação do PRH30.1 da UFPE  no Encontro Nacional do Programa de Formação de Recursos humanos da ANP 2024. Realizado em Belo Horizonte nos dias 21 a 23 de maio de 2024. 

Conferência Livre sobre Transição Energética, 8 e 9 de abril realizad0 no Recife, no Cais do Sertão e no Campus da UFPE.
PRH30.1 presente na Conferência Livre sobre Transição Energética no iLITPEG-UFPE

DESTAQUE – PRÊMIOS DE BOLSISTAS EM EVENTOS CIENTIFICOS

PRH30.1 – Engenharia do processamento de petróleo e gás, produção de biocombustíveis e energias renováveis. 

 
1. HISTÓRIA E MISSÃO

 

PRH30.1 – Engenharia do processamento de petróleo e gás, produção de biocombustíveis e energias renováveis

 

Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP)

 

O desenvolvimento do setor produtivo nacional de petróleo e gás evolui na direção de maiores demandas por recursos humanos especializados. A satisfação dessas demandas, por seu lado, levará a uma maior participação de tecnologia brasileira no setor. Os engenheiros químicos formados com especialização em petróleo e gás garantirão as condições de evolução exigidas.

 

A Agência Nacional do Petróleo-ANP, ciente da importância da formação de profissionais com capacitação adequada para atuar no setor petróleo e gás natural, tomou a iniciativa de estimular a complementação curricular de cursos universitários tradicionais e de educação profissional de nível médio, com disciplinas extras de especialização no setor. Para atingir esses objetivos, foi lançado, em 1999, o Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor Petróleo e Gás – PRH-ANP-, tendo como premissa básica a participação e o apoio das Instituições de Ensino, na forma de parcerias.

 

O PRH-ANP, através das Instituições, concede:

         ·     Bolsas de estudos e;

   · Taxa de Bancada (suporte financeiro para gastos específicos referentes a     operacionalização do respectivo programa);

 

Objetivo estimular instituições de ensino a oferecerem aos seus alunos especializações profissionais para o setor petróleo e gás natural.

 

A Universidade Federal de Pernambuco, através do Departamento de Engenharia Química está orientando os cursos de graduação e pós-graduação e investindo na formação de engenheiros químicos especializados no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis.

 

        O PRH-30.1 tem a finalidade de formar recursos humanos com capacidade de realizar as tarefas de projeto, operação e manutenção nas unidades de processamento de gás, refino de petróleo e unidades petroquímicas correlatas, além de incentivo ao desenvolvimento de biocombustíveis e da importância da utilização de energias renováveis para manutenção dos recursos naturais. O PRH30.1 sucedeu o antigo PRH28 ANP-UFPE (Primeira FASE PRH-ANP que atuou de 1999-2018).  

 

        O PRH30.1 foi selecionado pelo Edital 01/2018 da ANP/FINEP, convênio Nº 29/19 – FADE/UFPE/FINEP/ANP – PRH (CONVÊNIO Nº 74/2019 UFPE) (01.19.0250.00 REF. 0440/2019 FINEP), abrangendo os cursos de Graduação em Engenharia Química e Química Industrial, e a Pós-Graduação em Engenharia Química. O PRH30.1 da UFPE tem como tema/Titulo:

 

Engenharia do Processamento de Petróleo e Gás, Produção de Biocombustíveis e Energias renováveis.

 

  ENFASES DO PRH30.1:

 

   * Transporte, refino e processamento de gás natural;

   * Biocombustíveis e demais energias renováveis.

 

        Atualmente o programa possui 26 bolsistas sendo: 16 de Graduação, 6 de Mestrado, 3 de Doutorado e 1 Pós doutorado, além do Coordenador, Pesquisador Visitante e o apoio Técnico.

 

 * Valores das bolsas PRH-ANP por modalidades.

Modalidades de Bolsa

Valores (R$)

Vigência

Graduação (GRA)

780,00

24 meses

Mestrado (MSc)

2.880,00

24 meses

Doutorado (DSc)

4.230,00

48 meses

Pós-Doutorado (PDSc)

7.880,00

12 meses

 Como ingressar no PRH30.1 da UFPE (Clique aqui)

 Mais informações sobre o PRH-ANP acesse:

 

 PRH-ANP Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP

 

 

 Contato

E-mail: prh30.1@ufpe.br

Telefone: 81 2126 7227 

 

Endereço: Departamento de Engenharia Química da UFPE – Sala PRH30.1 – Avenida dos Economistas, s/n, CEP 50.740-590, Cidade Universitária, Recife – Pernambuco – Brasil.61266