Quirguistão

21 de março de 2022

Autora: Isabela do Canto

Contexto Político e Atores Internos 

O Quirguistão é um país montanhoso localizado na Ásia Central. É uma democracia rodeada por governos autoritários, uma exceção na Ásia Central, embora as transições políticas sempre tenham sido agitadas. Este foi o caso da eleição de 2010 quando, entre 10 e 14 de junho, ao menos 420 pessoas foram assassinadas e 400.000, deslocadas à força. 

O conflito se deu no sul do país, tendo início na cidade de Osh, em 10 de junho, predominantemente entre grupos da etnia uzbeque e da etnia quirguiz, com o espancamento e assassinato de inúmeros quirguizes. Nos dias seguintes, aldeões vizinhos da etnia quirguiz se uniram para atacar os bairros uzbeques Jalal-Abad e Bazar-Kurgan de Osh. Nesses ataques, lojas e casas uzbeques foram saqueadas e incendiadas, além do assassinato de várias pessoas. A causa foi a derrubada do presidente Kurmanbek Bakiyev. A tensão entre seus apoiadores, em sua maioria,  quirguizes, e os apoiadores do novo governo, uzbeques, se intensificou e, no fim do conflito, 420 pessoas morreram, 300.000 se deslocaram internamente e 100.000 imigraram para países vizinhos, sendo a maioria uzbeque.

Violações

As violações cometidas nesse conflito são classificadas como crime contra a humanidade, por terem sido contra um grupo identificável e por motivos étnicos, já que, apesar de ter tido início com base nas tensões atreladas à transição eleitoral, se organizaram por etnia, como pôde ser visto nos ataques aos bairros uzbeques Jalal-Abad e Bazar-Kurgan, em Osh, por grupos quirguizes. Além disso, foram relatados casos de tortura generalizada em centros de detenção do governo.

Atores Externos Envolvidos

A resposta internacional se deu de duas maneiras: através da condenação da violência pelo Alto Comissariado da ONU, que percebeu que as atrocidades cometidas ocorreram com base nas etnias, e com o estabelecimento de uma força policial internacional desarmada, organizada pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), com o intuito de monitorar a região.

Referências Bibliográficas

Global centre for the responsibility to protect https://www.globalr2p.org/countries/kyrgyzstan/