Inaugurado em 18 de julho de 2013, o Memorial é uma homenagem ao professor Denis Antônio de Mendonça Bernardes, um dos mais importantes pesquisadores da memória da UFPE e ex-professor do Departamento de Serviço Social, falecido em 2012.

O Memorial é destinado à preservação, conservação e disseminação da informação científica de natureza histórica produzida na instituição ou de acervos importantes para a cultura do Estado. Seu objetivo é viabilizar o acesso aos conjuntos documentais indispensáveis à reconstituição da memória institucional e da cultura local, visando otimizar o emprego dos recursos tecnológicos necessários para o acesso ao seu conteúdo informacional.

É formado por acervo com várias tipologias documentais: documentos arquivísticos, bibliográficos, audiovisuais, manuscritos e museológicos. Este último é composto por uma coleção de cerâmica – cerca de 200 peças – que pertencia ao professor Ruy da Costa Antunes e foi doada por sua família. O arquivístico contém documentos administrativos das antigas Escolas de Belas Artes e de Medicina; o bibliográfico é formado por parte dos livros das bibliotecas pessoais de Ruy Antunes, Marcos Freire, Joaquim Cardozo, Methodio Maranhão, Coleção de Produção Intelectual da Universidade (PIU) e Coleção Especial. Além disso, constam também clippings – recortes de jornais da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UFPE e de Marcos Freire; periódicos diversos e teses e dissertações defendidas na UFPE.

A coleção de manuscritos é composta por correspondências do Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, que foi Senador do Império, e por poemas, sonetos e cadernos de anotações do Padre Daniel dos Santos Lima, ex-professor de Filosofia da UFPE, e que ganhou o prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional 2011 – Categoria: Poesia, divulgando o seu nome nacionalmente e colocando-o no hall dos grandes escritores brasileiros do momento. Por fim, o acervo audiovisual é constituído por discos de vinil, fitas cassetes, CDs, DVDs, fitas U-Matic e Betacam do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), discos que pertenceram ao professor Álvaro Alves Camello, bem como fotografias da ASCOM e negativos fotográficos em vidro do começo do século XX, que pertenceram ao colecionador pernambucano Fernando Figueiredo.

O acesso ao acervo físico que se encontra no Memorial se dá a partir de agendamento prévio, pois o processo de catalogação se encontra em curso. Contudo, a consulta às teses e dissertações, Coleção PIU e correspondências do Conselheiro João Alfredo pode acontecer de imediato, caso o objeto informacional seja localizado.

 

Ana Cláudia Gouveia Araújo

Marcos Galindo Lima

Maurício Rocha de Carvalho

Tony Macedo