Histórico Multiusuário

O Laboratório de Tecnologia Mineral vem ao longo de toda sua trajetória realizando atividades de preparação de amostras, análises mineralógicas, estudos de concentração mineral, dentre outras atividades envolvendo uma ampla gama de áreas do conhecimento. No entanto, apenas a partir de 2013 foi sistematizado as solicitações de serviço. Com isso, é possível analisar as atividades desenvolvidas pelo laboratório com o passar dos anos .
No período de 2013 a 2023, foram realizadas aproximadamente 2500 atividades.  Dentre essas, três técnicas de análise de materiais se destacaram: Difração de raios X; Análises Térmicas (ATD-TG); Granulometria à laser. O somatório das atividades relacionadas dessas três técnicas corresponde a 55% das atividades desenvolvidas nesses últimos 10 anos. Os demais 45% estão relacionados a preparação de amostras, britagem, moagem, etapas de homogeneização, espectroscopia IV e outros.
A infraestrutura do LTM atende a uma grande quantidade de grupos de pesquisa da UFPE e de outras instituições de educação e pesquisa de todo o país, especialmente do Nordeste brasileiro. Além disso, também há uma demanda crescente de setores privados, desde a área de mineração até a construção civil.
Dentro dos grupos da UFPE que mais utilizam as facilidades do LTM destacam os departamento de Engenharia Civil (DECivil), Energia Nuclear (DEN), Arqueologia (DARQ), Engenharia de Minas (DEMinas). Esses departamentos representam 60% das solicitações recebidas pelo laboratório.
Em 2021 o LTM foi credenciado como um dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (LaMPs) da UFPE. A partir desde credenciamento as solicitações para realização de atividades foi alterada de um formulário físico para o formulário on-line disponibilizado neste site. 
Foi possível perceber que as atividades solicitadas ao laboratório estão relacionada majoritariamente a pesquisa. Essas pesquisas podem estar vinculadas a pós-graduação, em mestrados e doutorados, ou são pesquisas ligadas a órgão de fomento nacional e/ou estadual.