Plano de aula: Economia na Idade Média
Objetivo geral
Analisar os principais aspectos econômicos da Idade Média, entendendo as dificuldades agrícolas e demais fatores que auxiliaram o desenvolvimento urbano, bem como seu impacto direto na econômica.
Objetivos específicos
– Compreender os principais motivos para a economia da Idade Média ter como base a agricultura e ser de subsistência, baseada nos feudos.
– Apresentar os aspectos tecnológicos que auxiliavam o crescimento da agricultura de subsistência, destacando-se como um dos principais elementos econômico, somando-se com o crescimento populacional.
– Enfatizar o desenvolvimento urbano e a ascensão do artesanato, indústria têxtil e construção civil.
Recursos pedagógicos
– Iniciar a aula com exposição através de slides, apresentando a economia de subsistência, lembrando-os de outras aulas sobre o sistema feudal.
– Apresentar o sistema trienal, a charrua, moinho de água e demais formas/equipamentos que auxiliaram o desenvolvimento agrícola.
– Prosseguir a aula expondo de modo sistêmico o desenvolvimento urbano.
Justificativa
Refletir sobre o funcionamento da economia na Idade Medieval, possibilitará ao aluno ter entendimento sobre a complexidade desta sociedade, sua forma de sobrevivência e o impacto gerado nas relações sociais.
Conteúdos
Economia, Idade Média, agricultura.
Recursos pedagógicos
Projetor de imagem.
Avaliação
Verificar por meio de debates e participação em aula o desenvolvimento individual de cada aluno.
REFERÊNCIAS
- FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média, nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006.