Plano de aula: Motivos para as Cruzadas

Objetivo geral

Avaliar o contexto histórico e político da população europeia durante a idade medieval, analisando os principais motivos e atores que levaram ao acontecimento das cruzadas.

– Compreender os pressupostos dos alunos acerca das Cruzadas.

– Levantar as questões da não neutralidade das fontes utilizando elementos lúdicos como revistas, fazendo interligação com as cruzadas.

– Incitar o questionamento e a desconstrução da ideia de que a principal causa das cruzadas foi religiosa.

– Demonstrar que a própria Igreja participava das motivações políticas e econômicas ao convocar as Cruzadas.

Recursos pedagógicos

– Iniciar a aula perguntando o que conhecem e/ou sabem das cruzadas, levantando os principais tópicos anotando no quadro, incluindo filmes e series assistidos pelos discentes.

– Separar a turma em grupos e levar revistas de posicionamentos políticos diferentes, ainda que com tema distinto da aula, pedindo para analisar uma notícia reportada por ambas. Atentar, desta forma, para a falta de parcialidade na historiografia e no presente. Fazendo-os obter conhecimento interdisciplinar.

– Em seguida, expor sistematicamente por meio de slides o conteúdo, tendo participação dos discentes.

Justificativa

Refletir sobre as motivações da guerra santa permitirá aos alunos compreenderem os costumes e pensamentos da Europa Medieval. Além disso, ajudará na construção do conhecimento de dominação e expansão territorial ajudando em debates interdisciplinares sobre a atualidade.

Conteúdos

Cruzadas, instituição religiosa, poder econômico.

Recursos pedagógicos

Projetor de imagem, revistas.

Avaliação

Verificar por meio de debates e participação em aula o desenvolvimento individual de cada aluno.

• WILLIAMS, Paul. O guia completo das cruzadas. São Paulo: Madras, 2007.
  • FRANCO JR., Hilário. As Cruzadas. São Paulo: Brasiliense, 1982.

Plano de aula: Motivos das Cruzadas