Referência: SILVEIRA, Aline Dias da. – História Global da Idade Média: Estudos e propostas epistemológicas.Revista Roda da Fortuna, 2019.

Resumo: O objetivo deste artigo é demonstrar possibilidades de pesquisas em estudos sobre a chamada Idade Média na perspectiva da História Global a partir de alguns exemplos de estudos já desenvolvidos desde o final da década de 1980, como a obra de Janet L. Abu-Lughod, bem como por meio de exemplos mais atuais, como Catherine Holmes, Noemi Standen, Michael Borgolte e Natalie Davis. Além disso, serão abordadas algumas pesquisas e grupos no Brasil que de alguma forma já trabalham com a perspectiva da história medieval conectada. Além dos exemplos, serão apontadas alternativas epistemológicas para a pesquisa de sociedades pré-modernas que considerem as contribuições da historiografia não europeia. Assim, tal como Dipesh Chakrabarty propôs provincianizar a Europa e Sanjay Seth propôs provincianizar o conceito ocidental de razão, este ensaio evoca a nossa responsabilidade – como medievalistas sul-americanos – de provincializar / descolonizar o conceito da Idade Média, nomeadamente expropriá-lo dos europeus regionalismo e reintegrá-lo à história mundial. Por fim, serão desenvolvidas considerações sobre o possível alinhamento da perspectiva da História Global, dos Estudos Subalternos, das Epistemologias do Sul Global com os estudos medievais no Brasil.
Indicação: Esse artigo é uma leitura indicada ao professor. Com o objetivo de indicar algumas direções epistemológicas, Silveira  busca evocar a nossa responsabilidade – enquanto medievalistas – em provincializar/descolonizar o conceito de Idade Média, desapropriando-o dos regionalismos europeus e reintegrando-o à história do mundo.

Indicação Bibliográfica: História Global da Idade Média: Estudos e propostas epistemológicas