Referência: MACAULAY, David Alexander. Construção De Um Castelo. Editora Martins Fontes, 1998.

Resumo: O livro tira a visão de castelos luxuosos, encantados e mostra que era uma construção objetiva, militarizada.

Indicação: Castelos medievais luxuosos e locais de residência senhorial ou de um Rei, fazem parte do nosso imaginário. No entanto, os castelos medievais eram, antes de tudo, casas. Essas estruturas uniam o campo, o camponês, o senhor e também serviam como uma “fortaleza habitada”. Nesse livro paradidático, é possível entender como funcionava a construção de um castelo para assim desmistificá-lo na nossa imaginação.

Uma possibilidade é pedir para os alunos desenharem ou escreverem (pode variar de turma para turma) o que eles imaginam ser um castelo medieval e contrapor com as informações do livro, reformulando e adicionando novas ideias ao aluno.

Indicação bibliográfica: Construção De Um Castelo