A imagem em questão remete a um meme – conteúdo humorístico compartilhado na internet através de imagem, vídeo ou GIF – referente a um tema bastante comum sobre idade média: o feudalismo. De acordo com a historiografia tradicional, o feudalismo foi o sistema político-econômico predominante na Europa que consistia na repartição territorial de feudo – terras da habitação e produção do período – entre as classes nobiliárquicas, os senhores feudais.

O feudo era composto pelo senhor feudal e por camponeses, livres ou em servidão. Uma das principais características do feudo era sua autossuficiência, ou seja, era capaz de se manter independente. Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração.

Outra relação a ser explorada no sistema feudal é de suserania e vassalagem, comum nessa estrutura social. Diferente da servidão, a relação feudo-vassálica se dava entre os aristocratas e consistia na relação mútua entre o suserano e o vassalo. O primeiro seria responsável por conceder proteção e uma parcela dos seus bens enquanto o segundo retribuiria com a concessão do feudo e a promessa de fidelidade e serviços.

Essas visões acabam por perpetuar a discursiva de um feudalismo que foi dominante ao longo de todo o período medievo, dentro do esquema reducionista proposto pela historiografia tradicional. O feudalismo, como aponta Marcelo Cândido, só atingiu uma parcela ínfima da população europeia, mais especificamente no sul europeu. Ao invés disso, o autor sugere a utilização do termo ‘Senhorio’, por ser mais amplo e compreender um universo de possibilidades mais flexível em relação ao estrito feudalismo.

 

Sugestão de leitura

SILVA, M. C. História Medieval. – São Paulo: Contexto, 2019.

 
Feudalismo, o suserano e o vassalo
Classificado como:        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *