Promover uma visão ampla a respeito da mulher na Idade Média, estendendo os horizontes críticos dos alunos através do conhecimento histórico.

• Levantar os pressupostos dos alunos acerca da Mulher na Idade Média;
  • Apresentar a participação feminina na sociedade medieval, dando visibilidade a essa produção intelectual utilizando a mídia eletrônica, isto é, Instagram;
  • Desmistificar a concepção que a desigualdade de gênero começou na Idade Média;
  • Dialogar sobre sociedades que possibilitavam maior poder de escolha e liberdade para as mulheres.

Primeiramente, perguntar aos alunos como imaginam a vida das mulheres na Idade Média, a fim de levantar suas pré-concepções a respeito do tema.

Depois, separar os discentes em duplas e solicitar para que utilizem seus smartphones para acessar o perfil do grupo de pesquisa Gradalis (@gradalisufpb) na rede social Instagram, indo para a publicação As vozes das mulheres no medievo, do dia 1 de novembro de 2020. Discurtir sobre o protagonismo das mulheres na Idade Medieval, desconstruindo a ideia que todas eram submissas, sem voz e de que nada construíram nesse período.

Observações: Levar a publicação impressa para os alunos que não possuírem smartphones ou caso a escola não permita o acesso à internet, de modo que todos possam participar da atividade.

Refletir sobre a participação feminina na Idade Média possibilitará aos alunos compreenderem que as mulheres tiveram papel importante durante a idade medieval e devem ter poder ativo na sociedade, tendo liberdade jurídica e social.

Mulher na Idade Média, ciência, vida cotidiana, gênero

As mulheres a partir de um post no Instagram
Classificado como: