A historiografia sobre a Idade Média privilegiou o estudo das sociedades ocidentais, particularmente aquelas que professavam o cristianismo. Com isso, fenômenos e processos históricos externos ao que se convencionou denominar como Ocidente foram secundarizados ou mesmo invisibilizados. Renovações teórico-metodológicas recentes incitaram os historiadores a se dedicarem a espacialidades até então negligenciadas, recorrendo, para tanto, às contribuições das perspectivas pós-coloniais e às críticas ao eurocentrismo. É nesse contexto que a área de História Medieval experimenta atualmente uma ampliação de suas fronteiras tradicionais, estendendo a sua atenção ao leste Europeu, à África e à Ásia, tal como às comunidades que não aderiam ao cristianismo latino.

O objetivo do simpósio eletrônico ‘Para além do Ocidente cristão: outras Idades Médias?’ era apresentar um panorama dos debates sobre as sociedades não-ocidentais durante o período convencionado como medieval. Nesse sentido, foram convidados especialistas reconhecidos por não restringirem suas investigações ao Ocidente cristão a apresentarem e discutirem suas pesquisas.

O evento foi realizado entre os dias 27 e 31 de julho de 2020, com palestras transmitidas ao vivo pelo canal do LEOM no Youtube. As gravações estão disponíveis numa playlist em nosso canal.

Para além do Ocidente cristão: outras Idades Médias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *