Cultura de Células

A cultura de células consiste em um conjunto de técnicas que permite o isolamento e a manutenção de células em um ambiente artificial asséptico (in vitro) que simula as condições naturais, com fornecimento de nutrientes essenciais (aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos), hormônios, fatores de crescimento, gás carbônico e oxigênio, sob controle de temperatura, pH e umidade.

A plataforma multiusuária de cultura de células, localizada no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica- Suely Galdino (NUPIT-SG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), oferece uma estrutura adequada para a realização de experimentos in vitro que envolvem manutenção de culturas primárias e imortalizadas, além de possuir um banco de células com as principais linhagens utilizadas em pesquisas científicas.

Para ter acesso a Plataforma Multiusuário de Cultura de Células acesse o formulário abaixo:  

Para ter acesso a Plataforma Multiusuário Multiusuário do Microscópio NIKON ECLIPSE TS2

Anexo (REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA MULTIUSUARIO DE CULTURA DE CÉLULAS):  

Para mais informações entre em contato  pelo e-mail: cultura.nupitsg@ufpe.br

Nossos Equipamentos

Cabine de segurança biológica ESCO- Airstream/ AC2-4S8-NS

Cabine de segurança biológica classe II A2 cujo fluxo de corrente de entrada gera uma cortina de ar que passa pelo filtro de ar de partículas ultrabaixas (ULPA) e vai para a área de trabalho como uma lâmina vertical, gerando uma superfície de trabalho ISO Classe 3 e evitando contaminações cruzadas.

Cabine de segurança biológica Filterflux/ SBIIA2

Usada para a filtração de meios de cultura, soluções e para a manipulação de culturas primárias, garantindo uma área de trabalho estéril e segura.

Câmara de hipóxia Billups-Rothenberg/ MIC-101

Permite o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à manutenção de cultura de células em ambiente com diminuição do suprimento adequado de oxigênio (hipóxia), com o intuito de avaliar a expressão de galectinas, assim como a atividade antineoplásica de novas moléculas ativadas sob condições de hipóxia.

Câmara de hipóxia Billups-Rothenberg/ MIC-102

usada para análise de galectinas, a fim de estudar seu papel no microambiente tumoral, bem como na avaliação de novas moléculas como estratégia terapêutica para diferentes tipos de câncer.

Centrífuga refrigerada HERMLE LABORTECHNIK/ Z36 HK

Utilizada para a centrifugação das suspensões celulares, com o intuito de obter a sedimentação das células (pellet); e para a separação de células mononucleares do sangue periférico (PBMC), por gradiente de densidade.

Incubadora de CO2 Thermo Scientific/ Forma Series 3 Water Jacketed CO2 Incubator

Fornece às culturas de células imortalizadas um ambiente com controle de temperatura, pH, umidade e tensão de CO2, simulando as condições naturais, e, dessa forma, permite seu crescimento e proliferação in vitro.

Incubadora de CO2 Sanyo/ MCO-19AIC (UV)

Possui jaqueta de ar com três paredes que permite a uniformidade da temperatura e umidade, possibilitando a recuperação da temperatura após aberturas de porta.

Incubadora de CO2 Ultrasafe/ HF 212 UV

Haja vista possuir jaqueta de ar com parede tripla, possibilita a uniformidade da temperatura, evitando o resfriamento no interior da incubadora, e, dessa forma, reduz os riscos de contaminação em decorrência da condensação.

Freezer -80°C Sanyo/ MDF-U73VC Ultra-Low Freezer

Usado para o armazenamento e acondicionamento de ampolas contendo células primárias e imortalizadas.

Freezer -150°C Sanyo/ MDF-C2156VANC

Possibilita a uniformidade de ultrabaixa temperatura (-150°C), por meio de um controlador de temperatura microprocessado com design digital. Reduz as oportunidades de contaminação entre amostras armazenadas. Possui volume interior de 231L, faixa de temperatura de -125°C a -150°C e sistemas de alarme. Aplicações: utilizado para o armazenamento criogênico a longo prazo das linhagens celulares tumorais que fazem parte do biobanco, minimizando danos às células congeladas.

HTS (High Throughput Screening) Eppendorf/ epMotion 5070

Realiza a pipetagem automatizada de cultura de células, monitorando a dispensação precisa e correta, propiciando um ambiente asséptico para a realização de experimentos.

Microscópio de Fluorescência (Nikon Eclipse Ts2)

oferece imagens brilhantes e nítidas, permitindo uma observação e documentação de cultura de células mais eficiente. Além disso, um método de observação de contraste recentemente desenvolvido e uma operabilidade aprimorada aumentam seu uso para o trabalho de laboratório de rotina.