Descrição: Apesar da conhecida colaboração entre Brasil e Noruega em áreas como petróleo e tecnologia, a colaboração é escassa na área da Psicologia. Os principais objetivos do projeto são, portanto: (1) desenvolver uma nova cooperação educacional entre o Departamento de Psicologia da Universidade de Oslo (UiO), o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (parceiro principal) e o Departamento de Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (parceiro da rede); (2) aumentar a qualidade da educação nas três instituições, incorporando conhecimentos e práticas transculturais; (3) aumentar as competências interculturais entre alunos, docentes e funcionários; e (4) promover a mobilidade de estudantes, pessoal administrativo e acadêmico entre as três universidades. As principais atividades consistirão em: (1) o intercâmbio de 24 estudantes de Bacharelado, Mestrado e Doutorado (cursos de psicologia, cultura e língua norueguesa ou brasileira, e estágio de pesquisa); (2) colaboração em ensino e pesquisa de 20 docentes/administrativos; (3) uma escola de verão conjunta; (4) o desenvolvimento de um novo estágio de pesquisa conjunto UiO / UFPE / UNIFESP no programa de mestrado. Esperamos que os alunos, funcionários administrativos e acadêmicos: 1) alcancem um entendimento mútuo das diferenças e semelhanças culturais entre a Noruega e o Brasil, integrando assim a diversidade cultural e as diferentes abordagens da Psicologia em suas atividades de ensino e pesquisa; 2) fortalecer o conhecimento para novas colaborações de ensino e pesquisa entre UiO, UFPE, UNIFESP; 3) desenvolver um acordo multilateral em que um estágio de pesquisa conjunta no grau de mestre possa ser implementado. Incluir duas instituições no Brasil de diferentes origens culturais (Nordeste e Sudeste do Brasil) com diferentes tradições de pesquisa / ensino promove perspectivas e abordagens comparativas de ensino, aprendizagem e avaliação em Psicologia entre a Noruega e o Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Doutorado: (20) .

Integrantes: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa – Integrante / Karine Maria Porpino Viana – Coordenador.
Financiador(es): University of Oslo – Cooperação.

 As inovações científicas relacionadas à modificação da natureza, por exemplo, a edição genética de embriões humanos, fazem parte das preocupações da vida social, tanto em nível nacional quanto internacional. A teoria das representações sociais tem sido uma importante ferramenta de estudo sobre como indivíduos e grupos criam ativamente sua própria realidade em arenas conflitivas da vida cotidiana, permitindo uma compreensão detalhada da aceitação ou resistência do público a inovações biotecnológicas. Com base em um programa ANR/FACEPE de pesquisa comparativa (INTEMBRYO 2020-2023), temos explorado a construção e circulação de representações sociais no Brasil e na França acerca da edição genética de embriões humanos. Diante da riqueza e complexidade dos conteúdos representacionais que emergiram nos estudos com entrevistas, associações livres de palavras, artigos científicos e jornalísticos, questionários estruturados, desenhos e grupos focais, identificamos a necessidade de aprofundamento em análises transversais comparativas. Nesse contexto, o objetivo geral deste projeto é desenvolver estratégias teórico-metodológicas de triangulação e comparação intercultural na pesquisa psicossocial sobre inovações científicas. São objetivos específicos: (a) identificar representações sociais sobre riscos biotecnológicos no campo da edição genética de seres humanos; (b) explorar as dimensões da imaginação coletiva que estão na base do processo de ancoragem das representações sociais de edição genética do embrião humano; (c) desenvolver a Interface de Análise de Textos baseada emInteligência Artificial (IATexto), uma ferramenta metodológica computacional de apoio à análise de dados textuais; (d) sistematizar aplicações da ferramenta IATexto com dados multilinguísticos e produzidos com o uso de diferentes técnicas de coleta. 

Integrantes: Maria de Fatima de Souza Santos – Coordenadora / Renata Lira dos Santos Aléssio – Integrante / Thémis Apostolidis – Integrante / Nikos Kalampalikis – Integrante / Yuri Sá Oliveira Sousa – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Ces travaux interrogent les répercussions psychologiques de lusage des réseaux sociaux virtuels par les jeunes entre 12 et 16 ans de quatre régions du monde (Brésil, France, Vietnam et Cambodge). Nous partons du présupposé que la rupture entre les mondes analogique et numérique provoque des mutations dans des domaines privés et publiques, avec des conséquences psychologiques et sociales diverses. Alors quel regard porte la psychologie sur ces usages par les jeunes ? Comment aider les familles, les professionnels, souvent démunis pour faire face aux dysfonctionnements, voire à la souffrance psychique des jeunes dans des cadres institutionnels et/ou des Politiques Publiques ? Comment prendre en compte leurs appartenances culturelles lors des dispositifs de prévention des risques, de évaluation clinique et de prise en charge ? 

Integrantes: Elaine Magalhães Costa Fernandez – Coordenador / Trinh Thi Linh – Integrante / Tran Thu Hung – Integrante / Chouen Malai – Integrante.