As atividades de ensino, pesquisa e extensão do LabInt têm foco nas interações sociais humanas e nos processos de significação que repercutem em diferentes contextos da vida social humana. Cinco linhas de pesquisas são desenvolvidas no laboratório: desenvolvimento, interação social e implicações educativas; processos psicológicos nas migrações, tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e interculturalidade; processos sociointerativos e desenvolvimento humano; representações e práticas psicossociais; violência e exclusão social. O labInt é atualmente composto pela equipe docente: Maria Isabel Patrício de Carvalho PedrosaMaria de Fátima de Souza SantosFatima Maria Leite CruzElaine Magalhães Costa-FernandezRenata Lira dos Santos AléssioEdclécia Reino Carneiro de Morais (PNPD), Yuri Sá Oliveira Sousa e Sidclay Bezerra de Souza.

DOCENTES

ENSINO

No curso de Graduação em Psicologia da UFPE, temos ofertado disciplinas e componentes como:

  • – Psicologia do Desenvolvimento
  • – Psicologia da Vida Adulta e da Velhice
  • – Psicologia da Infância
  • – Teorias Psicossociais
  • – Epistemologia e História das Teorias Psicossociais
  • – Estágios Básicos (de Observação e de Planejamento de Intervenção) e Estágios Específicos
  • – Trabalho Supervisionado em Pesquisa e em Extensão
  • – Projeto e Prática de Pesquisa
  • – Monografia
  • – Psicologia Jurídica
No curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE, temos ofertado disciplinas e componentes como:
  • – Teoria das Representações Sociais
  • – Interação Social e Desenvolvimento Humano
  • – Metodologia de Pesquisa em Psicologia
  • – Epistemologia do conhecimento científico em Psicologia 
  • – Família e contextos de desenvolvimento
  • – Interação Social e Saúde
  • – Colóquios de Pesquisa
  • – História da Psicologia: Teorias e Métodos

PESQUISAS

Juventudes e as aprendizagens/não aprendizagens na Educação Superior: investigando as implicações dos processos interativos e avaliativos no desempenho acadêmico

Responsável: Fátima Maria Leite Cruz

Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na migrações, Redes sociais virtuais e interculturação

Responsável: Elaine Magalhães Costa Fernandez

Intervenções em embriões humanos: um estudo psicossocial nos meios de comunicação

Responsável: Maria de Fátima de Souza Santos

Práticas sociais e cultura do grupo de brinquedo: concepções de adultos e perspectivas de crianças

Responsável: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa

Sistemas representacionais implicados no uso de animais e de embriões humanos em laboratório

Responsável: Renata Lira dos Santos Aléssio

Conflitos Bioéticos e Aborto: análise psicossocial sobre campos de referência de uma representação social polêmica

Responsável: Edclécia Reino Carneiro de Morais

Conhecimento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, Atitudes e Constrangimentos dos Jovens Universitários frente ao Uso do Preservativo

Responsável: Sidclay Bezerra de Souza

EXTENSÃO

O projeto de extensão Caiu nas redes, é interação social! visa produzir conteúdo de difusão e educação científicas, baseado nas pesquisas e intervenções realizadas pelo LabInt e divulgá-lo para sociedade via mídias digitais. Explorando as formas de construção de conhecimentos científicos, os alcances e limites das pesquisas e intervenções, busca promover uma educação para ciência, valorizando em especial a difusão das ciências humanas.  

DISCENTES

HISTÓRIA

Em 1989, Aída Maria Novelino, Maria de Fátima Santos e Maria Isabel Pedrosa, docentes do Departamento de Psicologia, criaram o LabInt para apoiar institucionalmente pesquisas que vinham sendo realizadas individualmente por elas. O LabInt fez parte, desde então, do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, quando ainda era chamado, simplesmente, Grupos de Pesquisa.  Foi a partir da aprovação do financiamento assinado pelo primeiro diretor científico da FACEPE – o ex-Ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende – que o LabInt obteve equipamentos para consolidar o seu espaço físico e prover assim em suas instalações uma infraestrutura mais adequada às pesquisas desenvolvidas.

Em 2006, com a instauração do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), uma das linhas de pesquisa do LabInt – Processos sociointerativos e desenvolvimento humano – integrou a proposta do Programa e, assim, com maior visibilidade institucional que a pós-graduação oportuniza pode contribuir também, de modo mais significativo, com a formação pós-graduada de futuros pesquisadores. Ao longo desses 30 anos, acolhemos colegas pesquisadores e ex-alunos que retornaram ao LabInt com formação pós-graduada. Ao fortalecerem suas formações ou redefinirem seus interesses investigativos alguns deles criaram novos grupos de pesquisa, dentro da UFPE, ou em instituições diferentes nas quais passaram a trabalhar. Outros colegas continuam na UFPE, formando parcerias mais antigas ou mais recentes com outras instituições e agências ampliando o espectro e a rede de pesquisa em desenvolvimento e interação humana.

CONFIRA AS ÚLTIMAS DO NOSSO INSTAGRAM!

LINKS

em construção

CONTATO

Se você quiser entrar em contato conosco, pode escrever para labint.psicologia@ufpe.br