Master Business Security

Bruce Schneier

CRIPTÓGRAFO

A segurança é um sentimento e uma realidade. O sentimento e a realidade da segurança certamente estão relacionados entre si, mas também é verdade que eles não são os mesmos.

sobre O curso

Os dados da violência crescentes no Brasil levaram à criação de uma nova arquitetura unificada de segurança. Esses números são assustadores e afetam também a economia do Brasil. Moramos em um país onde cerca de 60.000 pessoas morrem de forma violenta todos os anos, é necessário qualificar os profissionais com uma nova visão de gestão, com efetividade, economicidade, eficiência e eficácia. Uma gestão integrada, fornecendo capacidade de governança para atuar em conformidade com o novo sistema.

As aplicações do MBS – GRC permitem a partir da cadeia de valor do conhecimento, explorar os dados da violência crescentes no Brasil e os problemas gerenciais com mais qualidade, antecipando necessidades para trazer a prevenção ativa para o sistema operacional. O sistema unificado de segurança fundamentado em GRC é uma arquitetura de segurança alicerçada nos princípios da governança 4.0 e se tornou o paradigma sustentado internacionalmente como um paradigma de ruptura que atende a percepção da sociedade em conformidade com a ISO 37122, que permite, por meio dos indicadores, medir e avaliar as performances em áreas de eficiência de serviços municipais ou a qualidade de vida que a gestão pública oferece aos cidadãos.

VEJA OS DIFERENCIAIS

ADEQUAÇÃO DO CURSO ÀS NECESSIDADES DE MERCADO

Formação

Com princípios tecnológicos 4.0, tendo como objetivo final favorecer a compreensão do exercício da atividade de segurança pública como prática da cidadania.

LEGISLAçÃO

Em conformidade com política nacional de segurança pública e defesa social (PNSPDS) e o sistema único de segurança pública.

NOVOS LIDERES

Um novo modelo de liderança para os gestores de segurança, permitindo que atuem no sistema como mentores.

arquitetura globalizada

Fundamentada em preparar uma arquitetura uniforme com os conceitos de compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de Segurança Pública, Guarda Municipal, Gestores e Supervisores de Segurança Privada, Guarda Portuária, Analista de TI, Arquitetos e Engenheiros Projetistas de Sistemas de Segurança, Professores dos Cursos de Segurança no Trabalho, Segurança Pública, Segurança Empresarial, Segurança da Informação e demais profissionais de nível superior com interesse na área.

FUNCIONAMENTO DO CURSO

CARGA HORÁRIA

O curso terá 390 horas, com duração de cerca de 16 meses

HoRÁRIO DAS AULAS

As disciplinas serão ministradas em semanas alternadas, no horário das 19 h as 22 h.

AULAS

As aulas serão ministradas de forma remota (online) e ao vivo

ESTRUTURA DO CURSO

O curso é composto por disciplinas teóricas e práticas que serão intercaladas desde seu início para permitir que os participantes visualizem e percebam a aplicabilidade das ferramentas e do conhecimento adquirido em suas atividades profissionais. O curso foi organizado em três módulos para permitir um melhor acompanhamento e evolução da aprendizagem dos alunos.s

Governança em Segurança é a área temática que possibilita a compreensão das estruturas organizacionais, da história e da dinâmica das instituições de segurança nos diversos sistemas existentes. Estabelece um espaço de conhecimento crítico e reflexivo atinente aos fenômenos da violência e do crime em suas várias formas, proporcionando a compreensão das diversas maneiras e graus da sociedade organizar (ou não) o controle dessas manifestações, incluindo o entendimento da diferença entre a modalidade jurídica penal de tratar a violência e outras modalidades, e a abordagem interdisciplinar da violência e da criminalidade. Possibilita a compreensão dos direitos humanos. A saúde do trabalhador esta associada a sua valorização, tendo como referência a dimensão física e os aspectos psicológicos e sociais da vida profissional.

Gestão de Risco em Segurança é a área temática que inclui conteúdos relativos aos princípios, procedimentos e técnicas da comunicação, isto é, dos processos de troca e transferência de informação. Concentram-se os conteúdos relativos aos aspectos técnicos e procedimentais inerentes ao exercício das funções do profissional.

Compliance em Segurança é a área temática que propicia a reflexão crítica sobre o direito como construção cultural e sobre os direitos humanos e sua implementação, com vista a atuação profissional de segurança no Estado Democrático de Direito, implicando no conhecimento do ordenamento jurídico brasileiro, seus princípios e normas, com destaque para a legislação pertinente as atividades dos profissionais da área de segurança. Propõe a realização de atividades formativas centradas na discussão teórica sobre a prática, a realidade e o cotidiano da profissão em segurança pública, preparando o profissional de segurança para a solução e mediação de problemas concretos

CORPO DOCENTE

Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Governança em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com período sanduíche de um ano em The University of British Columbia (UBC), Vancouver, Canadá. MBA em Gestão Estratégica de TIC, Engenheiro Químico pela UFPE. Certificado ITIL, COBIT, CSM, membro do PMI e Scrum Alliance. É Coordenador do Agile Governance Research Lab (www.agilegovernance.org) e lidera o FREVO – Fostering Research on managEment and InnoVatiOn (www.frevo.org), atua ainda como Pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação – NEPSI; Grupo de Pesquisa em Projetos (GP2) do CIn UFPE. Autor de livro e artigos, com mais de 22 anos de experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Governança e Gestão, atuando principalmente nos seguintes tópicos: Agile Governance; Agile Enterprise: Strategy, Entrepreneurship, and Innovation; Game-Based Learning: Serious Games, Active Learning, Game Theory, Fun Theory, Gamification; Global Software Engineering; e-Health and Telemedicine; and MAnGve.

http://lattes.cnpq.br/7125419827542636

Técnico Ministerial do Ministério Público de Pernambuco. Conselheiro do Conselho Técnico-Pedagógico da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco. MBA em Gestão de Ministério Público pela Faculdade de Administração de Pernambuco – FCAP-UPE. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco.

http://lattes.cnpq.br/4181429974562949

Perito em Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, Consultor Sênior e Palestrante Internacional nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional e Qualidade Total. Professor do IFPE – Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Pernambuco Possui. Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE (2009). Especialista em Consultoria/SEBRAE, Engenharia de Segurança do Trabalho/UFPE, Engenharia de Produção/UFPE, MBA em Gestão de Serviços/UFPE. Possui larga experiência gerencial na área de Engenharia de Produção à frente de Sistemas de Gestão nas áreas de Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Gestão Ambiental, Processos Industriais e Administração Operacional de Serviços; Produtividade Industrial e Qualidade Total.

http://lattes.cnpq.br/0854860321848049

Pesquisador do LabGRC/UFPE. Doutor em Economia. Universite Catholique de Louvain, Belgica, 1992. Professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenador para os programas profissionais na área de Economia- CAPES (2018-2022). Áreas de atuação: economia do crime, economia da educação, econometria aplicada, teoria dos jogos, mensuração de eficiência. Publicou vários artigos em periódicos especializados, anais, livros e capítulos de livros (em co-autoria). Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE e Diretor de Pesquisa da mesma Universidade.

Coordenador e pesquisador do LabGRC/UFPE. O Prof. Miranda e Ph.D. pela Universidade de Illinois (University of Illinois at Urbana-Champaign). E economista, contador e mestre em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). E líder de vários grupos de pesquisa, destacando-se o grupo de pesquisa sobre controle interno das organizações e o grupo de pesquisas dedicado a estudar contabilidade gerencial para pequenas empresas. E Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis e participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como professor dos cursos de mestrado e doutorado e como pesquisador. Lecionou em vários cursos de especialização e MBAs. Suas áreas de interesse incluem Controle Interno das Organizações, Analise das Demonstrações Financeiras, Contabilidade Gerencial, Custos, Controladoria, Sistemas de Informações Intra e Inter Empresariais, Informação e Desempenho Gerencial. Foi professor visitante na Kansas University, Estados Unidos, no período julho/2012 a junho/2013) e do POLIMI, Instituto Politécnico de Milão, na Itália, como bolsista do Programa Erasmus Mundus, onde lecionou custos para projetos, no Mestrado em Gestão Estratégica de Projetos (MSPE – Master in Strategic Project Management), que e um mestrado europeu conduzido por tres universidades (Herriot-Watt, em Edinburg, Escocia; POLIMI, Milão, Itália; e UMEA University, Umea, Suécia).

 Delegado da Polícia Judiciária. Mestre em Ciências Policiais: Criminologia e Investigação Policial pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – ISCPSI de Lisboa/Portugal. Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura de Pernambuco – ESMAPE; em Direito Público com ênfase em Direito Processual Penal pela Universidade Potiguar; em Altos Estudos em Política e Estratégica da Escola Superior de Guerra/MD/RJ; em Política e Estratégica pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro; em Inteligência de Segurança Pública e Crime Organizado. Coordenador do Grupo de Trabalho do MJ/SENASP/2013 que revisou a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública/DNISP. Coautoria na produção do livro: Inteligência de Segurança Pública, teoria e prática no controle da criminalidade? Niterói, RJ; Impetus: Serie Inteligência, Segurança e Direito, 2013 e autor da obra Inteligência Policial Judiciária: Os limites doutrinários e legais na assessoria eficaz à repressão ao crime organizado. Rio de Janeiro: Brasport. 2019.

Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Comandante da Escola Superior de Sargentos (ESSgt) São Paulo. Doutor em Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança junto à Academia de Polícia Militar do Barro Branco órgão especial de ensino superior da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Pós-graduado lato senso em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, São Paulo. Professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Prática Jurídica Penal do Centro Universitário Assunção. Professor de Legislação Penal Especial (2013) e de Procedimentos Operacionais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (2008 a 2009). Professor de Direito Penal e Processo penal – no Curso Êxito Proordem Cursos Jurídicos (2004 a 2009). Professor Tutor da Pós-graduação de Direito Militar e Ciências Penais na rede de ensino Luiz Flávio Gomes – LFG (2007 a 2010). Professor Tutor de Prática Penal na Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Professor de Direito Processual Penal do Curso de Tecnólogo em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública junto ao Gabinete de Treinamento do Comando de Policiamento Rodoviário da PMESP.

Pesquisador do LabGRC/UFPE. Pesquisador do GETS/USP e do NICC/UFPE. Mestre em Planejamento e Gestão Pública (MPANE:PNUD/ONU-SUDENE-UFPE), Especialista em Estratégia e Especialista em RH. Com certificação em Auditoria de Riscos (FAPI/FESP/SP), Técnicas e Ferramentas de Análise de Riscos (FAPI/FESP/SP), Governança e Gestão de Riscos no Setor Público (ENAP), Gestão e Análise de Riscos Estratégicos (FAPI/FESP/SP), Técnicas de Gerência de Projetos (FGV). Exerceu os seguintes Cargos: Superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Coordenador da Comissão de Gestores de Segurança das IFES e Gestor do Convenio UFPE e PMPE. Atualmente exerce as seguintes atividades: Pesquisador do NICC/UFPE e GETS/Poli- USP e GPEVSP/Faculdade Central do Recife. Consultor e Mentor da UNIMENTOR. Professor Universitário nos Cursos de Gestão em Segurança. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Segurança do CT – Segurança. Coordenou os seguintes Projetos: Estruturação da unidade de segurança da UFPE. Participação dos conceitos para a estruturação da segurança da USP, UNICAMP, UFPA, UFSC e IFRN. Participação no Desenvolvimento da Política de Segurança da UFPB e do Sistema Integrado de Segurança. Coordenador do Projeto SISI/UFPE. Parecerista na área de segurança das revistas da Editora da UFPE e da Universidade de Mogi das Cruzes.

http://lattes.cnpq.br/7272243540806990

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado, Faculdade de Direito do Recife, Centro de Ciências Jurídicas (2019). Graduado em Direito pela UNICAP (1994), Mestre em Direito Público pela UFPE (1997) e Doutor em Teoria, Filosofia e Sociologia do Direito pela UFPE (2002). Pós-doutor em Teoria dos Sistemas Sociais, pela Universidad Adolfo Ibàez-Chile (supervisor Aldo Mascareo) (2017). Diplomado em Estudios Avanzados de Tercer Ciclo do Doutorado de Derechos Humanos y Desarrollo pela Universidad Pablo de Olavid-Sevilla-Espanha (2000). Pesquisa na área de Sociologia do Direito, com ênfase em decisão jurídica sob a transversalidade direito, linguagem e teoria dos sistemas sociais. Leciona na Faculdade de Direito do Recife e nos Programas de Pós-graduação da UFPE: Direito (PPGD) e em Direitos Humanos (PPGDH). Pesquisador do Moinho Jurídico (laboratório de pesquisa social do direito do CCJ/UFPE). Sócio Fundador da ABraSD. Integrante da Rede Direito e Sistema Social (Law and Social System) e da Rede Latino Americana de Teoria dos Sistemas (ReLATeSis). Orientador de graduação, mestrado e doutorado. Editor da Revista Brasileira de Sociologia do Direito (RBSD), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD).

http://lattes.cnpq.br/0462686666423368

Consultor de segurança da Trustwave, exercendo o papel de desenvolvedor/pesquisador líder do projeto open source ModSecurity. Mestrado em Ciência Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Ciência e Engenharia da Computação com ênfase em Segurança da Informação.

Pesquisador do LabGRC/UFPE. Doutor em Controladoria (USP-2002), realizou pós-doutorado (jun/17 a jun/18) pela Business School of University of East Anglia – UEA, em Norwich-UK. E professor Titular da UFPE, onde leciona na graduação e pós-graduação do PPGCC/UFPE. E um dos lideres do grupo de pesquisa Controle Interno das Organizações/ CNPq. Coordenou (Jul/17-Nov/20) o projeto universal (CNPq): Análise da Estruturação dos Controles Internos de Municípios Brasileiros Comparativamente ao Modelo COSO-ERM. Vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Controle Interno no Setor Publico, Gestão de Riscos no Setor Publico e Controladoria Governamental. Atuou como Diretor de Contabilidade e Finanças (2004-2005) e Diretor de Controladoria da UPFE (2008-2012). Foi diretor do CCSA/UFPE (2012-2021). Nessas funções, desenvolveu atividades ligadas ao planejamento, gestão financeira e controle interno no setor publico, alem da responsabilidade de ordenador de despesas. Coordenou na UFPE (2008/2012) a relação institucional com os órgãos de controle (CGC e TCU), bem como o processo de elaboração do Relatório de Gestão da UFPE.

Pesquisador do LabGRC/UFPE. Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pelo CIN – Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Exerceu a função de Diretor de Pesquisa e Tecnologia da Informação Aplicada a Segurança da UFPE no período de 2015 a 2020, Professor/Orientador Projeto SISI para UFPE (Sistema Integrado de Segurança Institucional), Pesquisador do NICC/UFPE na área de Tecnologia de Segurança. Professor Universitário (UNINASSAU, UNIFG,IPESU) e Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, Membro da ETISI (Equipe de Tratamento a Incidentes de Segurança da Informação), Palestrante/Membro Participante nas ultimas edições da Feira ISC-BRASIL, nas Trilhas Segurança aplicada a Universidades e Cidades Inteligentes.

Pesquisadora Líder do GAPS-Grupo de Antropologia do Policiamento e da Segurança (diretório CNPQ). Pesquisadora associada ao PAGU: Centro de Estudos de Gênero e coordenadora de linha de pesquisa no CEMI: Centro de Estudos de Migrações Internacionais (UNICAMP). Pós-Doutoral pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007-2008). Professora Associada de Antropologia no Instituto de Filosofia e Humanidades da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo; UNICAMP). Leciona nos programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e de Ciências Sociais (linha Cidades). Atualmente coordena a Secretaria de Vivência dos Campi da UNICAMP (SVC). Bolsista produtividade CNPQ e coordenadora principal do projeto internacional ?Policing and Urban Imaginaries: New security formats in southern cities? (financiamento convênio FAPESP/FCT Portugal). Foi Pesquisadora Visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2013) e no Programa de Verão de Ciências Sociais do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (2015-2017). Áreas de Atuação: Montagens da segurança pública/privada; estudos policiais; carreiras profissionais e trabalho; construções sociais de gênero e emoções; métodos qualitativos, etnografia e narrativas biográficas. Focos regionais: Brasil; América Latina; Portugal; Sul da Europa; Países Africanos de Língua Portuguesa.

Pesquisador do LabGRC/UFPE. Pesquisador Cientista de Dados no Projeto Big Data Analytics: Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão Analítica da Rede Federal de Educação (2020 – Atual); Pró – Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (Setembro/2015 a Outubro/2019); Coordenador Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração – FORPLAD (Novembro/ 2017 a Outubro/2019); Professor Formador EAD na Especialização em Gestão Publica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- IFPE (2016-2018); Diretor de Controladoria da UFPE (Maio/2012 a Setembro/2015); Professor do Curso de Especialização em Contabilidade e Controladoria – Governamental da UFPE (2013-2014); Contador da UFPE; Mestre em Ciências Contábeis pela UFPE; Especialização em Auditoria, Controladoria e Pericia Contábil pelo IBPEX e Graduação em Ciências Contábeis pela UFPE; Auditor de Controle Interno da Secretaria de Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (2008); Exercito Brasileiro (2001 a 2007) – Primeiro Tenente da Reserva de Intendência.

INVESTIMENTO E CRONOGRAMA

INVESTIMENTO

R$ 5.400,00, Divididos em 1 parcela (matrícula) + 14 parcelas (mensais) de R$360,00.

CRONOGRAMA

Início - 02/08/2021; Término - 11/11/2022

REALIZE SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

I TURMA MBS – MASTER BUSINESS SECURITY

ETAPAS PARA INGRESSO NO CURSO

Formulário de Inscrição, Comprovante de Pagamento da Taxa, Diploma de Graduação ou certificado de conclusão de curso (com datas da colação de grau), Histórico Escolar, Curriculum Vitae atualizado, Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Quitação Eleitoral, Comprovante de Residência, Comprovante de Renda ou Carta do Patrocinador, Carta de Recomendação do Empregador ou Chefia Imediata (Opcional).

INSCRIÇÂO
ENTREVISTA
MATRÍCULA
INÍCIO DAS AULAS
CONTATOS

PRECISA DE AJUDA, FALE CONOSCO.

mbs.grc@ufpe.br