Pós-Graduação Lato Sensu em Governança, Risco e Conformidade

Sobre o curso

O Curso de Pós- Graduação Lato Sensu (Especialização) em Governança, Risco e Conformidade, com carga horária de 390hs, foi criado para atender as demandas dos gestores das instituições públicas. Tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem diretamente como gestores públicos que consideram em sua atuação aspectos avançados de governança, gerenciamento de risco e conformidade nos procedimentos, aplicando técnicas e ferramentas que serão apresentadas e utilizadas ao longo do curso.

Dadas as novas necessidades e expectativas sociais, bem como exigências e procedimentos legais, os egressos do curso serão capazes de atuar no setor público, nas gestões municipais, estaduais e/ou federal, possibilitando um ganho qualitativo na gestão pública ao aprender com atividades práticas, ao longo do curso, como considerar aspectos importantes de governança, gestão de risco e conformidade em suas decisões.

O curso conta com um corpo docente qualificado, de mestres (38%) e doutores (62%) com formação nacional e internacional (Bélgica, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Canadá)

A integração entre a teoria e a prática contará com a experiência profissional dos docentes na aplicação de exercícios práticos e estudos de caso

Diferenciais

Momentos de vivência e imersão em práticas cotidianas, com explanação de dinâmicas, processos, dificuldades e desafios, necessidades e resoluções de problemas.

Experiência em como gestores públicos na Universidade Federal de Pernambuco, no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, no Ministério Público de Pernambuco e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Pernambuco.

Saiba mais

A implementação das práticas voltadas para governança ocorre com maior intensidade nas organizações. As falhas no monitoramento contínuo, a falta de controle e ausência de ética estão intimamente relacionadas às crises financeiras ocorridas nos últimos anos. Portanto, no contexto organizacional, o profissional dessas áreas tem um grande desafio pela frente: ser um agente ativo de mudança, ser apoiador, mentor e não apenas um fiscalizador.

O objetivo geral do curso é qualificar profissionais na área de governança, gerenciamento de risco e conformidade, para que atuem na gestão pública, possibilitando a eles contato com modelos e ferramentas avançadas de gestão, com a aquisição de novos conhecimentos e acesso a metodologias com aplicações práticas inovadoras.

Os objetivos específicos do curso são:

Capacitar os profissionais a partir do desenvolvimento de conhecimento nas áreas de governança, gestão de riscos e conformidade no setor público, planejamento estratégico governamental, orçamento público, contabilidade aplicada ao setor público, elaboração e avaliação de projetos públicos, eficiência do setor público, controladoria aplicada ao setor público, governança digital e governança na gestão de pessoas no setor público.

Possibilitar o acesso dos alunos a boas práticas de governança, gerenciamento de risco e conformidade no setor público.

Desenvolver trabalhos de conclusão de curso aplicando a teoria à prática nas instituições em que os alunos atuam ou pretendem atuar.

Público alvo

Profissionais com curso de graduação que são gestores e/ou servidores públicos municipais, estaduais, federais, que atuam ou tenham interesse na área pública, residentes em todo o Brasil.

Funcionamento do curso

Carga horária

390 horas, com duração de 16 meses.

Horário das aulas

Segunda-feira a Sexta-feira, das 19:00hs às 22:00hs, em semanas alternadas. 

Aulas

100% online e ao vivo (formato remoto, através do Google Classroom e com aulas síncronas no Google Meet).

Estrutura do curso

O Curso

É composto por disciplinas teóricas e práticas que foram planejadas para propiciar os conhecimentos necessários para gerir, monitorar e atuar nas organizações públicas, buscando a maximização dos resultados e a minimização dos riscos, condicionado ao atendimento às normas e leis. Possibilitando aos alunos contato com modelos e ferramentas avançadas de gestão, com a aquisição de novos conhecimentos e acesso a metodologias com aplicações práticas inovadoras.

Disciplinas Abordadas

  • Governança pública,
  • Gerenciamento do risco em instituições públicas na prática,
  • Conformidade no setor público,
  • Metodologia científica,
  • Planejamento estratégico governamental,
  • Orçamento público,
  • Contabilidade aplicada ao setor público,
  • Elaboração e avaliação de projetos públicos,
  • Eficiência do setor público,
  • Controladoria aplicada ao setor público,
  • Governança digital,
  • Governança na gestão de pessoas no setor público,
  • Tópicos avançados no setor público.

CORPO DOCENTE

Doutorado em Ciência da Computação;

  • Disciplina: Governança Digital

Pesquisador em Governança, Gestão e Agilidade Organizacional. Doutor em Ciência da Computação (UFPE) com estágio doutoral na The University of British Columbia (UBC), Canadá. Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Agile Governance Research Lab (agilegovernance.org).

Mestrado em Ciências Contábeis;

  • Disciplina: Conformidade no Setor Público

Mestre em Ciências Contábeis, Vice-presidente da Câmara Técnica do CRC-PE, servidor público e Consultor nas Áreas de Governança, Riscos e Conformidade.

Doutorado (PhD) em Contabilidade;

Disciplina: Metodologia Científica

Cláudio Wanderley tem doutorado (PhD) em contabilidade pela The Management School, da Universidade de Sheffield (Reino Unido). Ele é professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador bolsista PQ/CNPQ. Ele também foi professor visitante da Portland State University (Estados Unidos), Erasmus University (Holanda), e da Amsterdam University (Holanda). Ele foi diretor de relações institucionais da ANPCONT (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis) e membro do comitê executivo da Internacional Association for Accounting Education & Research (IAAER) e do comitê de engasgamento internacional da American Accounting Association (AAA). Cláudio também é editor associado da Revista Contabilidade e Finanças (RCF) e coordenador da área de contabilidade gerencial e controladoria do Congresso USP de Contabilidade e Controladoria e do congresso ANPCONT. Ele tem vários projetos de pesquisa financiados por renomadas associações, tais como CIMA (Chartered Institute of Management Accountants) e o IMA (Institute of Management Accountants). Ele tem várias publicações em renomados periódicos nacionais e internacionais (tais como: Management Accounting Research e Accounting Forum), além de várias apresentações em congressos internacionais e nacionais.

Doutorado em Controladoria e Contabilidade;

Disciplina: Tópicos Avançados no Setor Público

É Doutor em Controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP),  Mestre e Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência de aproximadamente 20 anos em instituições financeiras, com experiência em concessão e avaliação de risco de crédito, tendo trabalhado no Banco do Estado de Pernambuco, Banco ABN/AMRO – REAL e CAIXA Econômica Federal, exercido funções em diversos níveis de gerência e supervisão. É Professor  e pesquisador na Universidade Federal de Pernambuco. Ocupou a diretoria administrativa-financeira da COVEST – UFPE em 2013 e 2014. Lidera o grupo de pesquisas: Cultura & Contabilidade, pela UFPE. É Editor-chefe da RIC- (Revista de Informação Contábil)/IJAR (International Journal of Accounting and Reporting – ISSN 1982-3967. Possui diversos  artigos publicados em periódicos e anais de eventos, na área de contabilidade e finanças. Interessa-se por pesquisas em tópicos ligados ao controle interno no serviço público, cultura, religião, finanças, desempenho financeiro das entidades, gestão, custos, controladoria e arqueologia, todos aplicados à contabilidade.

Disciplina: Governança Pública

Currículo sintetizado:
Mestre em Administração pela FCAP/UPE, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, pós-graduado em Planejamento e Gestão Organizacional pela FCAP/UPE e graduado em Engenharia Civil pela UNICAP. Servidor Público Federal do Banco Central, onde exerce funções técnicas e gerenciais e desenvolve atividades relacionadas à governança, gestão de riscos operacionais, modelagem de processos organizacionais e gestão de pessoas. Docente da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e da Escola de Inovação em Políticas Públicas – EIPP/FUNDAJ, nas quais ministra as disciplinas de Governança Pública, Gestão de Riscos, Compliance e Liderança Estratégica. Integrante voluntário da Rede Governança Brasil, que reúne especialistas em Governança Pública e tem como objetivo disseminar os conceitos e boas práticas acerca do tema, estimulando a implementação de Políticas de Governança em todo o território nacional.
 

Doutorado em Contabilidade; Disciplina: Orçamento Público

O Professor Fernando Gentil de Souza é Mestre e Doutor em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza (Espanha). É líder do grupo de pesquisa sobre Governança e

Contabilidade no Setor Público, enfocado nas tecnologias e inovações adotadas pelos Governos. É Professor Adjunto do Departamento de C. Contábeis e participa do Programa de Pós-Graduação, como professor dos cursos de mestrado e doutorado e como pesquisador. É Vice-Coordenador do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade da UFPE. Leciona disciplinas de Finanças Públicas em Contextos Internacionais e participa em parceria com outras universidades de países como México, Portugal e Espanha. É professor convidado da Universidade Autónoma de Baja Califórnia no Máster em Inteligencia Financeira. Conferencista magistral, com palestras apresentadas na Bolívia, Colombia, México e Portugal. Participa do Doctorado en Estudios Fiscales (DEFIS) de la Universidad de Guadalajara, México. Autor dos livros: IPSAS no Brasil e Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Uma análise sobre os conteúdos ensinados e exigidos frente ao processo de adoção das IPSAS.

Doutorado em Economia; Disciplina: Eficiência no Setor Público

Doutor em Economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica (1992). Pesquisador CNPq. Coordenador para os programas profissionais na área de Economia-CAPES (2018-2022), Pró-Reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE (2011-2015). Diretor de Pesquisa da UFPE (2008-2011). Coordenador da área de Economia na CAPES para os triênios 2007-2010/2010-2012. Membro do Comitê de Assessoramento de Administração e Economia CNPq/CA-AE (triênio 2005-2007). Presidente da ANPEC-Associação de Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (biênio 2003-2004). Publicou vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, livros/capítulos de livros. Orientador de diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Area de trabalho principal: Microeconomia aplicada/Teoria dos Jogos/Métodos Quantitativos

Mestrado em Engenharia de Produção;

Disciplina: Planejamento Estratégico Governamental

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Graduada em Administração pela UFCG. Atualmente, Gestora Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Pernambuco, lotada no Instituto de Gestão Pública de Pernambuco. Instrutora e tutora do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco – CEFOSPE. Faz parte da equipe editorial da revista Inovação & Desenvolvimento da FACEPE. Participou da construção do planejamento estratégico em órgãos e secretarias do Estado. Atuou como professora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação em intuições públicas e privadas.

Doutorado em Controladoria; Disciplina: Controladoria Aplicada ao Setor Público

Pesquisador e vice-coordenador do LabGRC/UFPE. Doutor em Controladoria (USP-2002), realizou pós-doutorado (jun/17 a jun/18) pela Business School of University of East Anglia – UEA, em Norwich-UK. E professor Titular da UFPE, onde leciona na graduação e pós-graduação do PPGCC/UFPE. E um dos lideres do grupo de pesquisa Controle Interno das Organizações/ CNPq. Coordenou (Jul/17-Nov/20) o projeto universal (CNPq): Análise da Estruturação dos Controles Internos de Municípios Brasileiros Comparativamente ao Modelo COSO-ERM. Vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Controle Interno no Setor Publico, Gestão de Riscos no Setor Publico e Controladoria Governamental. Atuou como Diretor de Contabilidade e Finanças (2004-2005) e Diretor de Controladoria da UPFE (2008-2012). Foi diretor do CCSA/UFPE (2012-2021). Nessas funções, desenvolveu atividades ligadas ao planejamento, gestão financeira e controle interno no setor publico, alem da responsabilidade de ordenador de despesas. Coordenou na UFPE (2008/2012) a relação institucional com os órgãos de controle (CGC e TCU), bem como o processo de elaboração do Relatório de Gestão da UFPE.

Mestrado em Ciências Contábeis; Disciplina: Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Doutorado em Economia; Disciplina: Elaboração e Avaliação de Projetos Públicos

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco – Programa de Pós-Graduação em Economia – PIMES (2014), na área de Métodos Quantitativos, com período de Doutorado Sanduiche (fev-2012 a ago-2012) na University of Illinois at Urbana Champaign (Estados Unidos). Concluiu o mestrado em Economia na Universidade Federal de Pernambuco (2009) e a graduação também em Economia (2006) na mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área de modelos econômicos-hidrológicos integrados, modelagem de bacias para apoio a gestão de recursos hídricos e apoio a decisão na gestão econômico-integrada. Atuou como Economista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de 2007 a 2015, exercendo suas atividades na Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, onde esteve como Coordenadora de Convênios no período de 2008 a 2012 e Diretora de Convênios e Contratos Acadêmicos de 2012 a 2019. Desde 2015 é Professora Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente lotada no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais.

Doutorado (PhD) em Agribusiness;

Disciplina: Governança pública

 Luiz Carlos Miranda- Coordenador e pesquisador do LabGRC/UFPE.  O Prof. Miranda é Ph.D. pela Universidade de Illinois (University of Illinois at Urbana-Champaign). É economista, contador e mestre em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). É líder de vários grupos de pesquisa, destacando-se o grupo de pesquisa sobre controle interno das organizações e o grupo de pesquisas dedicado a estudar contabilidade gerencial para pequenas empresas. É Professor Titular do Departamento de C. Contábeis da UFPE e participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como professor dos cursos de mestrado e doutorado e como pesquisador. Lecionou em vários cursos de especialização e MBAs Suas áreas de interesse incluem Controle Interno das Organizações, Análise das Demonstrações Financeiras, Contabilidade Gerencial, Custos, Controladoria, Sistemas de Informações Intra e Inter Empresariais, Informação e Desempenho Gerencial. Foi professor visitante na Kansas University, Estados Unidos (julho/2012 a junho/2013) e do POLIMI, Instituto Politécnico de Milão, na Itália, como bolsista do Programa Erasmus Mundus, onde lecionou custos para projetos, no Mestrado em Gestão Estratégica de Projetos (MSPE – Master in Strategic Project Management), que é um mestrado europeu conduzido por três universidades (Herriot-Watt, em Edinburg, Escócia; POLIMI, Milão, Itália; e UMEA University, Umea, Suécia).

Mestrado em Ciências Contábeis;

Disciplina: Gerenciamento do risco em instituições públicas na prática

Pesquisador do LabGRC/UFPE.  Pesquisador Cientista de Dados no Projeto Big Data Analytics: Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão Analítica da Rede Federal de Educação (2020 – Atual);  Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (Setembro/2015 a Outubro/2019); Coordenador Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração – FORPLAD (Novembro/ 2017 a Outubro/2019); Professor Formador EAD na Especialização em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- IFPE (2016-2018); Diretor de Controladoria da UFPE (Maio/2012 a Setembro/2015); Professor do Curso de Especialização em Contabilidade e Controladoria – Governamental da UFPE (2013-2014);  Contador da UFPE; Mestre em Ciências Contábeis pela UFPE; Especialização em Auditoria, Controladoria e Perícia contábil pelo IBPEX e Graduação em Ciências Contábeis pela UFPE; Auditor de Controle Interno da Secretaria de Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (2008);  Exército Brasileiro (2001 a 2007) – Primeiro Tenente da Reserva de Intendência.

Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste;

Disciplina: Governança na gestão de pessoas no setor público

Pesquisador do LabGRC/UFPE. Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (Setembro/ 2015 a Outubro/2019); Contador da UFPE(1989 – Atual); Professor Formador EAD na Especialização em Gestão Pública do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE (2016 – 2017); Diretora da Divisão de Contabilidade, do Departamento de Contabilidade e Finanças (2005 – 2007); Coordenadora de Serviços Administrativos do Hospital das Clinicas da UFPE (2000 – 2001); Professor do Curso de Especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental da UFPE (2014); Auditora Interna da UFPE (2007 – 2016); Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (2014 – 2016); Especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental (1999 – 2000); Graduação em Ciências Contábeis Universidade de Fortaleza (1982 – 1985).

Investimento e Cronograma

Investimento

Inscrição: Gratuita.

Matrícula: R$ 450,00

Mensalidade: R$ 450,00 (14 parcelas mensais)

Critérios para descontos:

  • Alunos que optarem por realizar o pagamento total do curso à vista no ato da matrícula terá um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Instituições (públicas ou privadas) que matricularem 5 alunos na mesma turma do curso terão 50% de desconto no valor total do curso do 5º aluno matriculado.
  • Economistas registrados no CORECON-PE, estagiários e funcionários do CORECON-PE terão 8% de desconto no valor total do curso

O aluno terá 5% de desconto no valor total do curso por cada pessoa que indicar o curso e que também se matricular na mesma turma. Esse desconto é cumulativo até 20%.

CRONOGRAMA

Matrícula: JULHO 2021

Início das aulas: 31 de agosto de 2021

Etapas para ingresso no curso

1.inscrição
2.Processo seletivo
3.Matrícula
4.Início das aulas
Contatos

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