Busca promover a curadoria de obras escritas por intelectuais/personalidades negras e/ou que trazem em seu bojo a temática do ERER (Estudo das Relações Étnico-Raciais).

Conheça as nossas publicações:

No card, apresentamos a dissertação de Emerson Raimundo Nascimento, intitulada: A Educação em Terreiro Afrocentrada da Nação Xambá.

[link]

No card, apresentamos a dissertação de Cledson Severino de Lima, intitulada: Teoria da Afrocentricidade e Educação: um olhar afrocentrado para a educação do povo negro.

No card, apresentamos o artigo de Maria da Conceição dos REIS; Cledson Severino de LIMA e Emerson Raimundo do NASCIMENTO, intitulado: Reflexões sobre o Paradigma Afrocentrado na Pós‑Graduação Brasileira.

[link]

No card, apresentamos o artigo de Maria Conceição Reis; Joel Severino Silva; Gabriel Swahili Sales Almeida, intitulado AFROCENTRICIDADE E PENSAMENTO DECOLONIAL: perspectivas epistemológicas para pesquisas sobre relações étnico‑raciais.

No card, apresentamos o artigo de Edmilton Amaro da HORA FILHO; Irene Késsia das Mercês NASCIMENTO, intitulado: Processos Pedagógicos Escolares e Afrocentricidade: um Estudo de Caso.

No card, apresentamos a dissertação de Maria Lúcia Gomes dos Prazeres, intitulado: Terça Negra no Recife: narrativas sobre dança, música, espiritualidade e sagrado.

[link]

No card, apresentamos a dissertação de Elizama Messias Pereira, intitulado: Políticas de promoção da igualdade racial no âmbito educacional na cidade do Recife: trajetórias e contradições na luta por reconhecimento da população negra.

[link]

No card, apresentamos o artigo de Tulane Silva de Souza, intitulado: História do Grupo Escolar Elizeu Campos de Mirandiba ‑ PE (1930‑1990).

[link]

No card, apresentamos a dissertação de Paulo Roberto Pergentino, intitulado: Os saberes da escola Gigante do samba.

[link]

No card, apresentamos a dissertação de Euclides Ferreira da Costa, intitulado: Juventude negra e a educação na prisão.

[link]

No card, apresentamos a dissertação de Gina da Silva Guimarães Intitulado: “O ritmo e a repercussão da construção de saberes: olhares e reflexões na práxis educativa de professores de educação física em uma política pública de saúde no município do Recife”.

[link]

No card, apresentamos o artigo de Maria da Conceição dos REIS e Claudilene Maria da SILVA: Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação. ROTEIRO, v. 46, p. 1-26, 2021.

[link]

No card, apresentamos a dissertação de Carlos Horácio Correia, intitulado: “A educação afrocentrada do grupo étnico Sena e suas resistências à educação colonizadora em Moçambique”.

[link]

Queiroz, Rafael Pinto Ferreira de. Fogo nos racistas!: Epistemologias negras para ler, ver e ouvir a música afrodiaspórica. 2020. Doutorado (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

[link]

TESE: “Afrocentricidade, educação e poder: uma crítica afrocêntrica ao eurocentrismo no pensamento educacional brasileiro.”
AUTOR: Ricardo Matheus Benedicto.

[link]

Autor: Renato Nogueira dos Santos Junior.
Artigo: Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado.

[link]

Autoras: Claudilene Silva e Eliete Santiago.
Artigo: História e cultura afro-brasileira na prática pedagógica escolar: possibilidades de organização do tempo curricular.

[link]

AFROCENTRICIDADE: Contribuições para a pesquisa e práticas sociais no Brasil.

No card, apresentamos o ebook intitulado: AFROCENTRICIDADE: contribuições para pesquisas e práticas sociais no Brasil. A obra foi organizada por Maria da Conceição dos Reis; Gabriel Swahili Sales de Almeida e Ricardo Matheus Benedicto. 

[link]

No card, apresentamos o capítulo: “TRILHAS DE UMA PEDAGOGIA AFROCENTRADA: A experiência da Agência Afrocêntrica Laberer na UFPE”.

Autores: Cledson Severino de Lima; Emerson Raimundo do Nascimento; Irene Kessia das Mercês do Nascimento.

[link]

No card, apresentamos o capítulo: “AFROCENTRICIDADE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO”.

Autoras: Maria da Conceição dos Reis; Elizama Pereira Messias.

[link]

Mês da Consciência Negra 2021:

Autoria: Joaninha dias.

Livro: Heroínas do Brasil: As Pretas que nunca devemos esquecer! (V.1)

[link]

Autoria: Joaninha dias.

Livro: Heroínas do Brasil: As Pretas que nunca devemos esquecer! (V.2)

[link]

Autoria: Clemilson Cavalcanti 

Tese: Por uma Educação das Relações Étnico-Raciais: Análise afrocentrada em discursos que constituem livros didáticos de ciências naturais.

[link]

Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (LABERER)