O Programa LABERER foi sistematizado para aglutinar todas as ações do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais. Este laboratório foi criado em 25 de julho de 2018 e conta atualmente com 20 membros da comunidade interna e externa da UFPE (professores, técnicos, estudantes da graduação, estudantes da pós-graduação em educação, militantes e ativistas do movimento negro de Pernambuco) que compõem a equipe de execução do programa. Seu objetivo geral é desenvolver ações que fortaleçam a educação das relações étnico-raciais e contribua com o processo formativo no âmbito da UFPE e na sua relação com a sociedade. Os objetivos específicos são: fortalecer o processo de construção da identidade negra da comunidade acadêmica da UFPE; conhecer e disseminar as histórias e memórias da população negra na sociedade brasileira; contribuir com a formação das pessoas negras para sua inserção e inclusão acadêmica e social; e desenvolver atividades de formação sobre educação das relações étnico-raciais destinadas à educadores(as) de escolas, IES e ONGs, com a intenção de instrumentalizar uma prática educativa afrocentrada. Como perspectiva teórico-metodológica tem-se a Teoria da Afrocentricidade, desenvolvendo estudos, pesquisas, extensão e intervenção que revelam e favorecem as relações e inclusão das pessoas negras na sociedade. Destacam-se os processos de construção de suas identidades, histórias e memórias. O programa é destinado aos educandos e educadores da UFPE, das instituições parceiras e dos espaços educativos onde acontecem as formações, quais sejam: Centro de Educação da UFPE, escolas públicas e privadas, ONG e Instituições de Ensino Superior do estado de Pernambuco.
Visa promover a visibilidade de personalidades negras no âmbito da ciência, através da itinerância da coleção de Artes plásticas “Memória e Presença Viva de Autorias Negras”, incentivando o estudo e reflexão sobre a vida e obra dos autores retratados na coleção, no âmbito da UFPE, destacando suas contribuições para a educação das relações étnico-raciais.
Nossa biblioteca tem por objetivo fazer a curadoria, pesquisa de estado da arte, divulgar e disponibilizar livros, artigos e demais conteúdos audiovisuais, que tenham autoria negra ou afrodiaspórica.
Visa proporcionar intervenções musicais na UFPE e nas escolas parceiras a partir do diálogo sobre a musicalidade, práticas e perspectivas afrocentradas que centralizam as pessoas negras. A metodologia se destaca pelo protagonismo dos estudantes em proporcionar as rodas musicais e estudos sobre a Teoria da Afrocentridade e a Música Afrobrasileira.
Visa desenvolver habilidades de leitura, interpretação e tradução de textos acadêmicos sobre a abordagem afrocentrada. Teve início em abril de 2019 em parceria com o Curso de Inglês Black to Black, o Laboratório de Gestão, Política de Saúde, Esporte e Lazer/ UFPE e a Biblioteca Setorial do CE.
Atualmente o Laberer tem quatro projetos de extensão acontecendo de forma remota:
- Memória e Presença Viva de Autorias Negras;
- Música e Arte Afrocentrada;
- Biblioteca Afrocentrada;
- Inglês Afrocentrado.
– A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETINICO RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA REGIÃO NORDESTE.
Pesquisa aprovada pela Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa A. (2019-2022).
– A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETINICO RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO BRASIL.
Pesquisa aprovada na chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021 Universal.
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