Esta exposição – virtual e presencial – é promovida pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer/UFPE) e foi concebida a priori em parceria com a 1ª turma da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE, sob a coordenação da professora Maria da Conceição dos Reis.
Com o objetivo de promover a visibilidade das autorias negras no âmbito da ciência, destacando suas contribuições para as pesquisas em educação, a exposição surge a partir da necessidade de pesquisadores(as) encontrarem referências epistemológicas/teóricas, de autores negros e autoras negras, na tentativa de combater a hegemonia do eurocentrismo epistêmico que apaga e oculta o conhecimento produzido por essas pessoas.
Através da arte plástica e breve biografia, para expressar suas histórias, legados e construtos, expomos aqui dezenove autores e autoras que são agentes históricos e intelectuais na formulação e construção do conhecimento a partir de alternativas antirracistas. As biografias foram produzidas pelos próprios integrantes do Laberer e as imagens foram reproduzidas por Antônio Fernando Nascimento, artista plástico de Vitória de Santo Antão/PE.
No momento, constam apenas algumas de tantas outras autorias negras. Acreditamos que ao longo dos nossos esforços, outras serão incluídas, compondo a ampliação da exposição que apresentamos.
© 2024 Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais. Construído usando o WordPress e o Tema Materialis